Sintomas de depressão na adolescência e principais causas

Atualizado em agosto 2023

A depressão na adolescência é uma doença que deve ser levada a sério, pois se não for adequadamente tratada pode causar consequências como abuso de drogas e suicídio, que são problemas sérios na vida do adolescente.

Algumas características clínicas da depressão na adolescência são tristeza, irritabilidade constante, falhas de memória, falta de auto-estima e sentimento de inutilidade. Estas características podem ajudar os pais, professores e amigos próximos a identificar este problema.

A depressão na adolescência tem cura se o jovem tiver acompanhamento médico, psicológico, apoio familiar e tomar os remédios receitados.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

A depressão na adolescência pode ser desencadeada por diversas situações, como por exemplo, uso de drogas e álcool, história familiar de depressão, necessidade de sucesso e perfeição, distúrbios hormonais e alterações no corpo, como crescimento de pêlos ou seios. 

Além disso, o estado depressivo pode acontecer após ou durante situações de estresse, como doença crônica, perda de alguém querido ou fracasso escolar, por exemplo. Problemas familiares como falta de atenção e carinho, implicância dos colegas na escola ou rejeição podem ser outras causas para o aparecimento de depressão na adolescência.

Sintomas da depressão na adolescência

Os sintomas de depressão que o adolescente pode apresentar podem ser:

  • Tristeza;
  • Cansaço constante;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Alterações de humor;
  • Choro frequente;
  • Falta de interesse ou prazer nas atividades diárias;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Insônia.

Veja melhor como identificar os sintomas característicos da depressão, no vídeo seguinte:

youtube image - Depressão na Adolescência · como identificar

Muitas vezes os adolescentes apresentam sentimentos exagerados de culpa que levam a pensamentos suicidas ou a ter vontade de acabar com a própria vida. Confira o que pode significar a vontade de morrer e o que fazer.

O diagnóstico da depressão pode ser feito pela análise dos sintomas pelo psiquiatra ou por um médico experiente, que poderá diferenciar estes sintomas de situações como estresse, ansiedade ou distimia, por exemplo. Entenda como é feito o diagnostico da depressão, e como diferenciar da tristeza.

Como é feito o tratamento

O tratamento da depressão na adolescência é feito com medicamentos antidepressivos prescritos pelo médico, como Sertralina, Fluoxetina ou Amitriptilina, por exemplo, que devem ser usados diariamente para ajudar a melhorar os sintomas.

Entretanto, é fundamental a realização de psicoterapia para que o tratamento seja completo, pois ela ajuda os adolescentes a explorar sentimentos ou acontecimentos que são dolorosos para ele.

Como a família e amigos podem ajudar?

É importante que a família e os amigos fiquem atentos aos sintomas da depressão para ajudar o adolescente e fazer com que se sinta melhor. É importante que família e amigos compreendam a situação do adolescente e não o tratem com pena ou façam com que se sinta superprotegido, pois isso pode causar mais angústia e preocupação no adolescente.

É recomendado que sejam tomadas atitudes simples que possam mostrar ao adolescente como ele é importante para as pessoas e a realização de atividades que promovam a sua sensação de bem-estar. Além disso, é importante que a família demonstre que o adolescente está integrado na família e que é importante para a tomada de decisões, por exemplo.

A prática de esportes e atividades culturais, acompanhamento psicológico e dos pais é importante para ajudar o adolescente a recuperar da depressão. Confira o que fazer para curar a depressão mais rápido.

Vídeos relacionados