7 dicas para viver melhor com endometriose

Atualizado em agosto 2022

Para aliviar os sintomas da endometriose, é interessante praticar atividade física, aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3, aplicar compressas mornas na região abdominal e fazer uso de remédios analgésicos que podem ser indicados pelo médico.

Além disso, acompanhar o ciclo menstrual, usando um calendário, pode ajudar a perceber em que fase os sintomas da endometriose pioram ou melhoram, e relacionar os hábitos que favorecem este aumento.

A endometriose é uma situação em que é verificado crescimento excessivo do tecido uterino, o endométrio, resultando no aparecimento de alguns sintomas como dor abdominal, cólica intensa, dor e desconforto durante ou após o contato íntimo. Conheça mais sobre a endometriose.

Imagem ilustrativa número 3

Alguns truques e dicas que podem ajudar a lidar melhor com a endometriose e ajudar a diminuir os sintomas de dor e desconforto e a viver melhor, são:

1. Praticar exercício

A prática de exercício físico leve, como caminhada, por exemplo, pode ajudar a diminuir o desenvolvimento da endometriose, pois o exercício físico reduz os níveis de estrogênio no organismo, o principal hormônio que controla o ciclo menstrual da mulher.

Além disso, algumas técnicas de relaxamento, como ioga e Pilates, também podem ajudar a reduzir a dor.

2. Tomar remédios para a dor e cólica

Os remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o naproxeno, por exemplo, ajudam a aliviar a dor e o desconforto causados pela endometriose, ajudando a ultrapassar os períodos em que os sintomas são mais evidentes.

3. Fazer uma alimentação rica em ômega-3

Fazer uma alimentação abundante em alimentos ricos em ômega 3 como salmão, sardinha ou atum, sementes de linhaça ou chia, e frutos oleaginosos como castanhas e amendoim, ajuda a reduzir naturalmente a produção de prostaglandinas, o que contribui para a redução da inflamação.

Além disso, o consumo de café ou de bebidas contendo cafeína, como alguns chás ou refrigerantes, deve ser evitado pois em alguns casos a cafeína pode piorar a dor.

4. Usar anticoncepcional

O uso de anticoncepcional ajuda a regular e a reduzir o fluxo menstrual, prevenindo o crescimento do tecido endometrial dentro e fora do útero, e consequentemente reduzir os episódios e intensidade da dor.

Veja outros remédios que são usados no tratamento da endometriose.

5. Aplicar compressas quentes

Usar compressas quentes, uma toalha molhada aquecida, ou uma bolsa de água quente na região abdominal, é um truque que ajuda a diminuir a cólica menstrual, a dor lombar e o desconforto causado pela endometriose. Em alternativa, também se pode tomar um banho quente, que também vai ajudar a relaxar os músculos da região pélvica, aliviando a dor.

6. Fazer acupressão

A acupressão é uma terapia alternativa que ajuda a aliviar algumas dores, através da compressão de diferentes pontos do corpo. Assim, para o alivio da dor, pode ser pressionado um ponto que se localiza no interior da perna, cerca de 5 cm acima do tornozelo, durante cerca de 1 minuto, com força suficiente para deixar a ponta da unha do polegar branca.

Outro ponto de acupressão que pode ser pressionado para o alivio da dor localiza-se nas mãos, no ponto central entre o polegar e o indicador. Saiba mais sobre a acupressão.

7. Usar um lubrificante íntimo

Algumas mulheres com endometriose, podem ter dor e dificuldade durante o contato íntimo, sendo por isso recomendado experimentar posições em que a mulher sinta menos dor e desconforto.

Além disso, o uso de lubrificante também pode ajudar a diminuir a dor e o desconforto durante o contato íntimo. Caso a mulher pretenda engravidar, pode também usar lubrificante específico para esse efeito, como é o caso do Conceive Plus.

Esclareça todas as dúvidas sobre a endometriose no vídeo a seguir com o Dr Maurício Abrão:

Vídeos relacionados