Polução noturna: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em junho 2022

A polução noturna, conhecida popularmente como ejaculação noturna ou "sonhos molhados", é a saída involuntária de esperma durante o sono, no caso dos homens, e de secreções vaginais, no caso das mulheres, podendo ser acompanhado ou não por sonhos eróticos e, no caso das mulheres, pode não haver orgasmo.

Essa situação é considerada normal e comum de acontecer na adolescência e adultos jovens, principalmente quando não possuem vida sexual ativa, mas também pode acontecer em pessoas de qualquer idade que está há muitos dias sem ter relação sexual.

Devido ao fato de ser uma situação considerada e comum, não é necessário realizar tratamento, no entanto para diminuir o número de episódios de polução noturna, pode ser aconselhado ter relações sexuais seguras mais frequentes, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de polução noturna

Os principais sintomas de polução noturna são:

  • Ejaculação involuntária, no caso de homens, durante o sono;
  • Saída de fluidos vaginais, durante o sono, por mulheres;
  • Sonhos eróticos podem estar presentes ou não;
  • Orgasmo feminino durante o sono;
  • Acordar com a contração da ejaculação e a umidade do sêmen, no caso de homens;
  • Acordar com a roupa íntima ou a roupa de cama molhada.

Além disso, quando a polução noturna é frequente, o sono pode ficar prejudicado e levar ao surgimento de cansaço excessivo, baixa concentração durante o dia, falta de apetite sexual, aumento da vontade de urinar, ansiedade ou até depressão.

Nestes casos, é aconselhado consultar um pediatra, urologista ou ginecologista, de acordo com a idade, para que seja feita uma avaliação e verificado se não existem outras doenças associadas.

Possíveis causas

A polução noturna em adolescentes ou adultos jovens é causada por níveis de testosterona no organismo muito elevados, especialmente na puberdade, o que pode provocar uma excitação física durante a fase REM do sono, em que a atividade nervosa é mais intensa, podendo resultar em ejaculação durante o sono. Saiba mais sobre o que acontece na fase REM do sono

Além disso, os níveis elevados de testosterona, provocam um aumento da produção de esperma e, consequentemente, necessidade de liberar o excesso do corpo.

A polução noturna em homens também pode ser causada abstinência sexual prolongada, fadiga, sonhos eróticos, cansaço excessivo, falta de atividade física, consumo de suplementos que aumentam a testosterona, aperto no prepúcio ou até mesmo uma inflamação da próstata. 

Polução noturna feminina

A polução noturna feminina é pouco frequente e as causas ainda não são muito bem esclarecidas. No entanto, é possível que exista liberação de fluidos vaginais durante o sono, com ou sem orgasmo, podendo ser apenas sinal de que houve excitação, o que pode ter sido acompanhado ou não por sonhos eróticos.

Como é feito o tratamento

Geralmente, não é indicado qualquer tipo de tratamento específico para a polução noturna, já que é considerada uma situação normal. No entanto, o aumento da atividade sexual, assim como da masturbação, podem ajudar a reduzir o número de episódios.

Além disso, nos casos em que a polução noturna interfere diretamente na qualidade de vida da pessoa, é importante consultar um sexólogo ou psicólogo para que essas questões possam ser trabalhadas e possa haver diminuição dos episódios de polução.