Encoprese: o que é, causas, sintomas e tratamento

Atualizado em março 2023

A encoprese é uma condição caracterizada pelo vazamento de fezes na roupa interior da criança que, na maioria das vezes, acontece de forma involuntária e sem que a criança perceba, especialmente após os 4 anos de idade.

Este vazamento das fezes geralmente acontece devido a prisão de ventre, mas também pode surgir em crianças que têm medo de usar o vaso sanitário ou que ficam segurando as fezes para não ter de evacuar fora de casa, por exemplo. 

Em caso de suspeita de encoprese, é importante consultar o pediatra ou um gastroenterologista pediátrico. O tratamento depende da causa e pode envolver mudanças na alimentação, acompanhamento psicológico, uso de laxantes e, em alguns casos, cirurgia. 

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de encoprese

Os principais sinais e sintomas da encoprese são:

  • Saída de fezes na roupa íntima, de forma espontânea;
  • Fezes mais endurecidas;
  • Diminuição da sensibilidade da região anal.

Além disso, devido a estas alterações, também é comum que crianças com encoprese também tenham enurese, que é a incontinência urinária durante a noite. Saiba até quando é normal a criança fazer xixi na cama.

Possíveis causas

As principais causas de encoprese são:

  • Prisão de ventre;
  • Desconforto no momento de evacuar;
  • Medo ou vergonha de usar o vaso sanitário;
  • Dificuldade em chegar ou acessar o banheiro;
  • Não conseguir usar o banheiro fora de casa;
  • Não ir ao banheiro quando se está com vontade de evacuar;
  • Ansiedade durante o aprendizado ao uso do banheiro;
  • Doenças, como hipotireoidismo, doença celíaca ou fissura anal.

Além disso, a encoprese pode ser consequência do uso de alguns medicamentos, como antidepressivos ou opioides.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de encoprese é feito pelo pediatra levando em consideração os sintomas e a idade da criança, sendo normalmente suspeitado apenas após os 4 anos, porque antes desta idade é comum existir dificuldade para controlar a evacuação.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pediatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, algumas vezes o pediatra também pode indicar exames como a dosagem de hormônios tireoidianos no sangue e/ou a ressonância magnética, especialmente quando existe a suspeita de que a encoprese esteja sendo causada por doenças, como hipotireoidismo ou alterações na medula espinhal. 

Como é feito o tratamento

O tratamento da encoprese depende da sua causa e, especialmente em caso de prisão de ventre, é importante ajudar a criança a desenvolver o hábito de usar o vaso sanitário regularmente, além de melhorar a alimentação, aumentando a ingestão de frutas, verduras e líquidos. Saiba o que fazer para combater a prisão de ventre na criança.

Além disso, o pediatra ou gastroenterologista pediátrico pode indicar o uso de laxantes, em xarope, comprimido ou supositórios, como lactulose ou polietilenoglicol, para evitar o desenvolvimento de encoprese.

Caso a encoprese seja provocada por uma doença que afeta o trato digestivo da criança, poderá ser necessário fazer o tratamento específico da doença e, em situações mais raras, realizar cirurgia para permitir a evacuação normal.

Acompanhamento psicológico

A psicoterapia também pode ser recomendada no tratamento da encoprese, especialmente quando se identifica que a criança possui obstáculos psicológicos, como ansiedade ou medo, que não permitem estar à vontade com o uso do vaso sanitário.

Consequências da encoprese

A encoprese pode ter consequências negativas para a criança, especialmente a nível psicológico, como baixa auto-estima, irritação ou isolamento social. Por isso, é importante que, durante o tratamento, os pais ofereçam apoio à criança.