Escoliose lombar: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em janeiro 2022

A escoliose lombar é o desvio lateral da coluna que acontece na final das costas, na região lombar. Existem dois tipos principais de escoliose lombar:

  • Escoliose tóraco-lombar: quando o início da curva está entre as vértebras de T12 e S1;
  • Lombar: quando o início da curva está entre as vértebras de L1 e S1.

A escoliose lombar pode ainda ser classificada de acordo com o lado para o qual a coluna curva, que pode estar à direita ou à esquerda. Dessa forma a escoliose lombar pode ser chamada de: convexidade esquerda ou direita, e ainda dextroconvexa.

Na maior parte dos casos, a causa da escoliose lombar não pode ser encontrada, sendo por isso considerada idiopática, mas em outros casos, a escoliose pode surgir devido ao uso inadequado de mochila nas costas, má postura ou esporte, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sinais e sintomas

Além da curvatura da coluna, outros sinais e sintomas que podem surgir nos casos de escoliose lombar são:

  • Dor nas costas, principalmente na parte final da coluna;
  • Inclinação do quadril;
  • Rigidez da coluna;
  • Pernas com comprimento diferente. 

O diagnóstico da escoliose lombar pode ser feito pelo médico ou fisioterapeuta ao observar a postura da pessoa e é comprovado pelo exame de raio X, onde podem ser analisados o grau de Risser, a diferença de altura entre as pernas, o grau de inclinação lateral e a vértebra mais rodada.

Nos casos mais leves, normalmente não há necessidade de realizar outros exames, mas a ressonância magnética pode ser indicada quando existe suspeita de compressão do nervo ciático, por exemplo. 

Como é feito o tratamento

Nem sempre há necessidade de realizar um tratamento específico para escoliose, especialmente quando é uma escoliose leve e a pessoa não apresenta sinais ou sintomas. No entanto, se existir dor e desconforto nas costas, compressão do nervo ciático ou se existir um grande desvio, o tratamento pode ser indicado. 

Normalmente as curvas de escoliose com mais de 50 graus de desvio são graves e tendem a aumentar ao longo da vida, sendo por isso necessário realizar cirurgia para sua correção, mas as curvas com 30 graus ou mais também tendem a aumentar de 0,5 à 2 graus por ano e, por isso, é indicado realizar fisioterapia com exercícios para sua correção, de forma a evitar que piore.

As curvas de escoliose com menos de 30 graus normalmente não pioram ao longo do tempo, e a necessidade de tratamento fica dependente se a pessoa apresenta dor ou não ou se existem outras complicações associadas. 

Quais os exercícios para escoliose lombar

Os exercícios recomendados para tratar a escoliose lombar são aqueles que fortalecem os músculos abdominais, os músculos da costas, e também os exercícios de RPG, específicos para alongar os músculos que estão encurtados, a fim de promover a harmonia entre as forças musculares.

Em muitas clínicas de fisioterapia são usados espelhos para ajudar a melhorar a conscientização da própria pessoa em relação à sua postura, enquanto se realizam os exercícios. Ainda que seja possível realizar os exercícios em casa, há melhores resultados quando estes são realizados junto com o fisioterapeuta, que pode ir corrigindo os exercícios constantemente.

Confira alguns exercícios que podem ser indicados: 

youtube image - ESCOLIOSE - Exercícios para fazer em casa

A prática de esportes, como o basquetebol pode ser indicada para os adolescentes enquanto usam um colete ortopédico.

Vídeos relacionados