Exame PCA 3: o que é, para que serve e quando fazer

Atualizado em fevereiro 2024

O exame PCA 3 é um biomarcador de mRNA específico para o câncer de próstata feito com uma amostra de urina para identificar o gene 3 do câncer de próstata e a diagnosticar esse tipo de câncer de forma eficaz.

Esse exame é considerado mais eficaz do que o PSA para identificar o câncer de próstata, pois é realizado através do método da reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa (RT-PCR) para medir os níveis do gene PCA 3 que tem sua expressão aumentada na presença de tumor na próstata. 

Leia também: Exame PCR: o que é, para que serve e resultados tuasaude.com/exame-pcr

Além de permitir o diagnóstico do câncer de próstata, o exame PCA 3 é capaz de fornecer informações sobre a gravidade desse tipo de câncer, sendo útil para que o urologista indique a melhor forma de tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O exame PCA 3 serve para:

  • Auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata, fornecendo um resultado mais preciso;
  • Fornecer informações sobre a gravidade do câncer;
  • Acompanhar a resposta do pessoa ao tratamento do câncer de próstata.

Esse teste é mais específico para o câncer de próstata do que o PSA, por exemplo, pois não sofre influência de outras doenças não cancerosas e nem do aumento da próstata. Veja como entender o resultado do PSA.

Normalmente, quando os níveis de PCA 3 continuam aumentados mesmo após o início do tratamento, significa que o tratamento não está sendo eficaz, sendo geralmente recomendado outros tipos de tratamento como cirurgia ou quimioterapia, por exemplo.

Dúvidas sobre o resultado dos seus exames?

Nós te ajudamos! Marque uma consulta e receba orientação especializada sobre o que você precisa fazer.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Quando fazer

O exame de PCA 3 é indicado principalmente para homens com mais de 50 anos com PSA alto e/ou que fizeram uma ou mais biópsias da próstata com resultado negativo.

Esse exame também pode ser solicitado pelo urologista para homens que tiveram biópsia de próstata positiva para o câncer, sendo indicada nesses casos para verificar a gravidade do câncer de próstata, indicando a melhor forma de tratamento. 

Como se preparar para o exame

Para se preparar para o exame de PCA 3 não são necessários cuidados especiais, sendo apenas recomendado beber pelo menos 500 mL de água antes do exame.

Como é feito

O exame PCA 3 é feito por meio da coleta de 5 mL de urina após o toque retal, pois é necessário que ocorra a massagem prostática para que haja liberação desse gene na urina. Entenda como é feito o exame de toque retal.

Após o toque retal, a urina é coletada em um recipiente próprio e enviado para o laboratório para análise, em que são feitos testes moleculares para identificar a presença e a concentração desse gene na urina, indicando não só o câncer de próstata, mas também a gravidade, o que pode sugerir a melhor forma de tratamento.

Como entender o resultado do PCA 3

O resultado do PCA 3 deve ser interpretado pelo urologista ou oncologista, juntamente com outros exames solicitados.

Geralmente, o resultado é fornecido na forma de pontuação ou score como:

Pontuação ou score Risco de câncer de próstata
PCA 3 menor que 35 baixa probabilidade de câncer de próstata
PCA 3 igual ou maior que 35 alta probabilidade de câncer de próstata

Quanto maior é o resultado do PCA 3, maior é a probabilidade de ter câncer de próstata, e assim o médico pode solicitar a biópsia de próstata para confirmar o diagnóstico. Saiba como é feita a biópsia de próstata.

Quando não é indicado

O exame de PCA 3 normalmente não é solicitado para homens que estejam fazendo uso de medicamentos que interfiram na concentração de PSA no sangue, como finasterida, por exemplo.