Fimose feminina: o que é, causas e tratamento

Atualizado em novembro 2020

A fimose feminina é uma situação rara caracterizada aderência dos pequenos lábios da vagina, fazendo com que fiquem grudados e tapem a abertura vaginal. Em alguns casos, pode também cobrir o clítoris, diminuindo a sensibilidade e podendo resultar em anorgasmia e alterações sexuais.

A fimose é mais frequente em meninas até aos três anos de idade, mas pode se manter até por volta dos 10 anos, sendo indicado pelo médico o uso de pomadas para descolar os pequenos lábios. No entanto, nos casos em que o uso de pomadas não é suficiente, pode ser recomendada a realização de cirurgia. É muito importante realizar o tratamento da maneira correta, pois a fimose feminina pode aumentar as chances de haver infecções urinárias, corrimentos, dor ao urinar e mau cheiro da urina.

Imagem ilustrativa número 2

O que causa a fimose feminina

A causa da fimose feminina ainda não é muito bem estabelecida, no entanto, pode surgir devido à baixa concentração de hormônios femininos, o que é característico da infância, e à irritação da mucosa da vagina pelo contato com a urina ou fezes na fralda.

Além disso, a fimose nas mulheres pode estar associada com doenças de pele, como o líquen plano e o líquen escleroso, principalmente, que é caracterizado por alterações genitais e que leva ao aparecimento de lesões brancas na região genital. Veja como identificar o líquen escleroso e como deve ser o tratamento.

Como é feito o tratamento

O tratamento da fimose feminina normalmente é iniciado após os 12 meses de idade com a aplicação de uma pomada à base de estrogênio sobre a região afetada, cerca de 3 vezes ao dia, por um período de 3 a 4 semanas.

As pomadas para fimose feminina normalmente são suficientes para tratar o problema, no entanto a fimose pode voltar a surgir e pode ser necessário voltar a aplicar a pomada ou recorrer a cirurgia, por exemplo. Veja quais são as pomadas utilizadas para fimose.

Quando fazer a cirurgia?

A cirurgia para fimose feminina é mais utilizada nos casos em que há um fechamento total da vagina, não permitindo que a menina urine de forma adequada, ou quando não foi possível corrigir o problema apenas com a aplicação da pomada.

Geralmente, a cirurgia é feita com anestesia local no consultório do pediatra e, por isso, não é necessário internamento. O principal cuidado consiste em aplicar as pomadas antibióticas e anti-inflamatórias prescritas pelo médico para evitar infecções. Saiba como é feita a cirurgia para fimose.

Como acelerar a recuperação

Durante o tratamento para fimose feminina, é importante ter alguns cuidados como:

  • Realizar a higiene íntima da criança na direção da vagina para o ânus;
  • Vestir roupa íntima de algodão e evitar roupa justa ou apertada;
  • Usar sabonetes neutros ou indicados pelo pediatra para fazer a higiene íntima da criança, evitando produtos com aromas ou cheiros;
  • Evitar que a criança mexa na região íntima;
  • Colocar pomada para assadura apenas na região anal, se necessário.

Estes cuidados aceleram o tratamento e evitam o reaparecimento da fimose, caso já tenha sido tratada com a pomada ou com a cirurgia.