Furunculose: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em fevereiro 2023

A furunculose é o aparecimento frequente de furúnculos, que são pequenos caroços vermelhos com pus que podem aparecer na pele devido à infecção pela bactéria Staphylococcus aureus.

Os furúnculos são mais frequentes de acontecer nos seios, glúteos, rosto e pescoço, porém é possível também aparecer vários furúnculos espalhados pelo corpo, principalmente nas pessoas que possuem o sistema imunológico mais enfraquecido.

A furunculose deve ser tratada de acordo com a orientação do dermatologista, que pode indicar a realização de compressas mornas no local de aparecimento dos furúnculos, aplicação de pomadas e/ ou uso de antibiótico oral.

Imagem ilustrativa número 3

Principais sintomas

Os principais sinais e sintomas de furunculose são:

  • Aparecimento de caroços vermelhos na pele, que podem aumentar ao longo do tempo;
  • Dor ao tocar nos caroços;
  • Presença de pus nos caroços formados;
  • Aumento da temperatura local.

Para ser considerado furunculose, devem existir 4 episódios ou mais de furúnculos. Saiba reconhecer os sintomas de furúnculos.

De forma geral, os furúnculos se rompem sozinhos e conseguem se drenar. Caso contrário, se não houver o desaparecimento dos furúnculos ou se for recorrente, é importante que o dermatologista seja consultado.

Possíveis causas

A furunculose é causada por uma infecção provocada por uma bactéria chamada de Staphylococcus aureus, que é uma bactéria que vive à superfície da pele e que pode causar infecções, devido a um ferimento no local, picada de inseto ou outro fator, que permite a entrada da bactéria, principalmente em pessoas com o sistema imunológico debilitado.

As causas de furunculose estão relacionadas com o uso de remédios que diminuem o sistema imune, como corticoides, por exemplo, ou de doenças que também afetam o sistema imune, como AIDS ou câncer.

Além disso, sofrer de problemas de pele, como acne e eczema e ter diabetes, pode aumentar o risco de desenvolver furunculose. O uso de drogas, a falta de higiene, a sudorese excessiva, alergias na pele, a obesidade e alguns problemas no sangue também podem aumentar o risco de aparecimento de furunculose.

Como confirmar o diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico de furunculose o dermatologista deve avaliar a pele e o histórico de aparecimento de furúnculos ao longo do ano.

Além disso, para confirmar o agente infeccioso associado com o aparecimento do furúnculo e direcionar melhor o tratamento, o médico pode indicar a realização do pus presente no furúnculo.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como é feito o tratamento

O tratamento para furunculose deve ser orientado e prescrito pelo dermatologista e pode ser feito com:

  • Compressas mornas para aliviar o desconforto e ajudar a eliminar o pus presente nos furúnculos;
  • Uso de antissépticos para desinfecção da pele, como a clorexidina por cerca de 21 dias;
  • Pomada com mupirocina, conhecida comercialmente como Bactroban, 3 vezes por dia durante cerca de 7 a 10 dias para tratar a infeção e para que a bactéria não volte a provocar o aparecimento dos furúnculos. Conheça outras pomadas usadas no tratamento do furúnculo;
  • Antibióticos de uso oral, como a clindamicina, por cerca de 21 dias, com o objetivo de eliminar a bactéria associada ao furúnculo.

Além disso, em alguns casos, pode ser necessário drenar o furúnculo no hospital, em que o profissional de saúde faz uma incisão na região e é removido o pus que está no interior do furúnculo.

É também importante tomar diariamente um banho com água e sabão, evitar tocar ou eliminar o furúnculo, lavar bem as mãos e lavar roupas de cama e toalhas que entrem em contacto com o furúnculo. Veja também algumas opções de remédios caseiros que podem ajudar a eliminar o furúnculo.