Garrafada para engravidar: realmente funciona?

Atualizado em agosto 2019
Evidência científica

A garrafada é uma mistura de várias ervas medicinais que é preparada de forma popular para ajudar a mulher a equilibrar seu ciclo hormonal e aumentar as chances de engravidar. Por esse motivo, este tipo de medicamento popular é muito utilizado por mulheres que desejam engravidar, mas que, por algum motivo, têm alguma dificuldade.

A garrafada para engravidar foi criada nas regiões norte e nordeste do Brasil ao longo de várias décadas, através de conhecimentos ancestrais de algumas plantas, assim como vários casos de sucesso e falha. Dessa forma, dependendo da região e da pessoa que prepara a garrafada, seus ingredientes podem variar bastante, mas normalmente contêm plantas que parecem aumentar a circulação sanguínea, regular a produção hormonal e fortalecer os músculos do útero.

No entanto, como não existe comprovação científica de seus benefícios e também não estão estudados os riscos, a garrafada está desaconselhada, devendo-se consultar um ginecologista ou um endocrinologista para identificar o que está causando a dificuldade para engravidar e iniciar o tratamento mais adequado. Porém, caso se deseje um tratamento mais natural, deve-se consultar um fitoterapeuta para avaliar as opções disponíveis e comprovadas.

Confira quais as causas mais comuns de infertilidade na mulher.

Imagem ilustrativa número 1

A garrafada funciona realmente?

Existem vários casos de mulheres que relatam ter engravidado depois de tomar a garrafada, no entanto, não existem estudos científicos que comprovem sua eficácia ou que consigam indicar quais os riscos dessas misturas de ervas para a saúde.

Assim, e como as ervas medicinais não são inofensivas, por conterem várias substâncias ativas que podem afetar o funcionamento do organismo, as garrafadas devem ser evitadas até que exista comprovação científica de que podem funcionar.

Além disso, as misturas das várias garrafadas variam bastante de uma região para outra, não sendo possível estudar uma só fórmula e liberar todas as outras, sob o risco de afetarem gravemente a saúde.

Possíveis riscos para a saúde

Não existem estudos científicos que tenham feito uma análise das garrafadas e dos seus efeitos no corpo, no entanto, de acordo com as plantas presentes na maioria deles existe a possibilidade de complicações como:

  • Sangramento;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Desregulamento dos níveis de açúcar no sangue;
  • Intoxicação;
  • Aborto;
  • Malformações no feto.

Além disso, a combinação de várias plantas pode ainda intensificar vários efeitos colaterais de uma só planta, assim como provocar interação com outros medicamentos que se esteja tomando.