Gymnema Sylvestre: o que é, para que serve (e como usar)

Atualizado em setembro 2023
Evidência científica

Gymnema sylvestre é uma planta medicinal, muito usada popularmente para auxiliar no tratamento da diabetes, pois tem ação hipoglicemiante que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a produção de insulina e facilitar o metabolismo do açúcar.

Essa planta medicinal é rica em gurmarina, ácido gimnémico e gimnemasaponinas que lhe conferem propriedades medicinais hipoglicemiantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo também ser usada para perda de peso.

A Gymnema sylvestre, também conhecida por Gurmar, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, e deve ser usada com indicação médica ou de um fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A Gymnema sylvestre é indicada para:

1. Reduzir o açúcar no sangue

A Gymnema sylvestre é rica em gurmarinas, ácido gimnêmico, gimnemasaponinas e stigmasterol, com ação hipoglicemiante, que reduz a absorção de açúcar dos alimentos pelos intestinos, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Desta forma, essa planta medicinal pode ser usada para auxiliar no tratamento da diabetes e pré-diabetes.

2. Ajudar no controle da diabetes

A Gymnema sylvestre possui propriedades antidiabéticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a estimular a regeneração de células β do pâncreas e assim, aumentar a produção de insulina.

Assim, a Gymnema sylvestre ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e a controlar a diabetes.

3. Promover o emagrecimento

O ácido gimnêmico presente na Gymnema sylvestre também pode ajudar no emagrecimento, pois muda o sabor dos alimentos doces, ajuda a reduzir o apetite e o desejo por alimentos doces, levando a uma menor ingestão de calorias durante o dia.

Desta forma, a Gymnema sylvestre pode ajudar no tratamento da obesidade ou sobrepeso.

4. Baixar o colesterol

O extrato das folhas de Gymnema sylvestre é rico em flavonóides, saponinas e taninos, com ação antioxidante e hipolipidêmica, que ajudam a baixar o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, e aumentar o colesterol bom (HDL).

5. Auxiliar no tratamento da artrite

A Gymnema sylvestre na forma de extrato aquoso ou alcoólico pode ajudar a reduzir a liberação de substâncias inflamatórias, podendo ser útil para auxiliar no tratamento da artrite.

6. Eliminar fungos e bactérias

Estudos feitos em laboratório [1,2] mostraram que o extrato alcoólico das folhas da Gymnema sylvestre possui ação antimicrobiana, contra microorganismos, como E. coli, B. cereus, C. albicans e C. kefir.

Essa propriedade da Gymnema sylvestre pode ajudar no combate a infecções, no entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

Como usar

A parte utilizada da Gymnema sylvestre é a sua folha, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais, para o preparo do chá, cápsulas, extrato aquoso ou tintura.

1. Chá de Gymnema sylvestre

O chá de Gymnema sylvestre pode ser usado para ajudar no controle da diabetes, devido suas propriedades hipoglicemiantes e antidiabéticas.

Ingredientes

  • 1 colher (de sobremesa) de folhas secas de Gymnema sylvestre;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver, desligar o fogo e adicionar a água fervente na xícara com as folhas secas de Gymnema sylvestre. Deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar, e beber 1 xícara até 3 vezes por dia.

2. Cápsulas de Gymnema sylvestre

As cápsulas de Gymnema sylvestre devem ser ingeridas por via oral, sendo normalmente recomendada a dose de 1 cápsula de 400 mg, 2 vezes por dia, tomada 15 minutos antes das refeições principais, como almoço e jantar.

As cápsulas de Gymnema sylvestre devem sempre ser usadas com orientação médica ou do fitoterapeuta, de acordo com a condição a ser tradada, com doses individualizadas.

3. Extrato aquoso de Gymnema sylvestre

O extrato aquoso de Gymnema sylvestre a 20% pode ser encontrado na forma de spray e usado para diminuir a vontade de comer doces.

A dose normalmente recomendada é da aplicação de 2 borrifadas do spray debaixo da língua, quando a pessoa sentir vontade de comer doce.

4. Tintura de Gymnema sylvestre

A tintura de Gymnema sylvestre a 20% pode ser usada para ajudar no controle da diabetes, perda de peso ou colesterol alto, por exemplo.

A dose normalmente recomendada é de 20 a 30 gotas da tintura, diluídas em 200 mL de água, e tomada antes do almoço e jantar.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da Gymnema sylvestre são alteração de paladar, dor de cabeça, náuseas, tremor ou tontura.

Além disso, como reduz os níveis de açúcar no sangue, a Gymnema Sylvestre pode causar hipoglicemia. Saiba identificar os sintomas de hipoglicemia.

A Gymnema sylvestre também pode causar intoxicação no fígado, especialmente quando usada em doses maiores do que as recomendadas.

Quem não deve usar

A Gymnema sylvestre não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com doenças no fígado..

Além disso, pessoas diabéticas só devem usar a Gymnema sylvestre com indicação médica, pois pode interferir nos remédios para diabetes e aumentar o risco de hipoglicemia.

A Gymnema sylvestre não deve ser usada por mais de 20 meses de tratamento, sendo também recomendado interromper seu uso por pelo menos 2 semanas antes de qualquer cirurgia.