Hipoclorito de sódio: o que é, para que serve e como usar

O hipoclorito de sódio, conhecido popularmente como água sanitária ou lixívia, é uma substância com ação desinfetante indicado para limpeza e desinfecção profunda de superfícies, para lavar frutas, verduras ou legumes, purificar a água para consumo humano ou matar as larvas do mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, Zika e Chikungunya, por exemplo.

Geralmente, o hipoclorito de sódio é encontrado em farmácias ou supermercados na forma de solução até 2,5%, sendo importante diluir corretamente o produto em água antes de utilizar para atingir uma concentração de 0,05 a 1%, e desta forma ser eficaz para combater bactérias, vírus ou parasitas que podem causar doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus ou COVID-19, por exemplo.

Além disso, o hipoclorito de sódio também pode ser encontrado na forma de pastilhas que podem ser utilizadas para purificar a água, mas deve-se ter atenção às instruções do tipo de hipoclorito de sódio que é vendido, porque também existe hipoclorito vendido como sal, soluções ou em pastilhas que são utilizadas para purificar cisternas, poços e para o tratamento de piscinas. Nessas situações, a concentração da substância é muito maior e pode trazer problemas para a saúde.

Hipoclorito de sódio: o que é, para que serve e como usar

Para que serve

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, COVID-19, hepatite A, cólera ou rotavírus. Veja que doenças podem surgir após o consumo de água contaminada.

Como usar o hipoclorito de sódio

A forma de usar o hipoclorito de sódio varia de acordo com o objetivo do seu uso:

1. Purificar água

Para purificar a água para consumo humano, recomenda-se colocar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio de concentração 2 a 2,5%, para cada 1 litro de água. Essa solução deve ser guardada dentro de um recipiente não transparente, como um pote de barro ou uma garrafa térmica, por exemplo.

É importante manter o recipiente tampado e esperar 30 minutos após pingar as gotinhas para consumir a água. Este tempo é necessário para que o desinfetante faça efeito, eliminando todos os microrganismos. A água purificada com hipoclorito de sódio serve para beber, cozinhar, lavar legumes, frutas e hortaliças, lavar a louça e tomar banho.

2. Desinfectar superfícies

Para desinfectar superfícies e eliminar vírus e bactérias, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda misturar 4 colheres (de chá) de hipoclorito de sódio (equivalente a 1 colher de sopa), por cada 1 litro de água a utilizar. Essa água deve depois ser usada para desinfectar superfícies como balcões, mesas ou o piso, por exemplo.

No caso da COVID-19, é recomendado preparar a solução de hipoclorito de 0,05 a 0,1% para a limpeza das superfícies, devendo-se adicionar 50 mL de hipoclorito de sódio 2 a 2,5% em 1 litro de água. Colocar a solução preparada em um borrifador escuro, por exemplo, e borrifar nas superfícies, como maçanetas, chaves, capacete de moto, embalagens de alimentos ou sola do sapato, por exemplo, deixando agir por pelo menos 1 minuto.

Essa solução de hipoclorito de sódio para a COVID-19, deve ser usada somente por 24 horas, devendo-se preparar outra solução diariamente, pois o hipoclorito vai perdendo a potência, e pode deixar de ter o efeito esperado.

A solução de hipoclorito pode ajudar a limpar as superfícies, no entanto, também é importante adotar medidas de segurança para prevenir a infecção pela COVID-19, como utilizar máscara, usar álcool gel nas mãos frequentemente e manter os ambientes arejados, por exemplo. Veja todas as medidas para prevenir a infecção da COVID-19.

3. Lavar verduras, legumes e frutas

Para lavar verduras, legumes e frutas, deve-se adicionar 1 colher (de sopa) de hipoclorito de sódio de 2 a 2,5%, para cada 1 litro de água e deixar as verduras, legumes e frutas com casca, de molho por cerca de 15 minutos.

Em seguida, deve-se enxaguar as verduras, legumes e frutas em água filtrada. Veja outras dicas para lavar verduras, legumes e frutas corretamente.

4. Eliminar larvas do Aedes aegypti

Para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti pode-se utilizar o hipoclorito 2 a 2,5% puro ou diluí-lo em água, utilizando 10 mL do hipoclorito para cada 1 litro de água.

O hipoclorito de sódio puro ou diluído pode ser usado nos vasos das plantas ou borrifadas nas folhas das plantas, ralos ou água do vaso sanitário, por exemplo.

É importante ressaltar que essa solução ajuda a eliminar as larvas do Aedes aegypti e não o mosquito, sendo importante adotar outras medidas para combater o mosquito. Veja o que fazer para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti.

Cuidados ao manipular hipoclorito de sódio

Ao utilizar hipoclorito de sódio, é muito importante evitar o contato direto com a substância, porque ela possui ação corrosiva, que pode causar queimaduras na pele e nos olhos, quando está em grandes concentrações, sendo, por isso, aconselhada a utilização de luvas.

O que acontece se utilizar hipoclorito de sódio de forma errada

Se for usado, acidentalmente, hipoclorito de sódio em doses acima do recomendado, deve-se lavar a região exposta imediatamente com água corrente e observar se surgem sintomas como coceira e vermelhidão. Quando se ingerem doses exageradas desta substância, podem surgir sintomas de envenenamento como vontade de vomitar, tosse e dificuldade para respirar, sendo necessário atendimento médico urgente.

No entanto, quando o hipoclorito de sódio é usado dentro das recomendações, é seguro para a saúde e a água tratada pode até ser oferecida para bebês e crianças. Em caso de dúvida, no caso das crianças, o recomendado é oferecer água mineral devidamente lacrada.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CDC. Disinfecting your home if someone is sick. Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prepare/disinfecting-your-home.html>. Acesso em 24 Nov 2021
  • CDC. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Clean & Disinfect. Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prepare/cleaning-disinfection.html>. Acesso em 24 Nov 2021
  • CDC. Frequently Asked Questions (FAQs) about Sodium Hypochlorite Solution(SH). Disponível em: <https://www.cdc.gov/safewater/chlorination-faq.html>. Acesso em 24 Nov 2021
  • ANA GEADA. Antissépticos e desinfectantes. 2008. Disponível em: <https://www.anci.pt/sites/default/files/iii_jornadas_-_antissepticos_e_desinfectantes.pdf>. Acesso em 24 Nov 2021
  • BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE. CUIDADOS COM ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO. 2011. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/cuidados_agua_consumo_humano_2011.pdf>. Acesso em 24 Nov 2021
  • PREFEITURA DE CONTAGEM. Higienização Faça Certo: Solução de Hipoclorito para "Matar" o Coronavírus. Disponível em: <http://www.contagem.mg.gov.br/coronavirus/wp-content/uploads/2020/04/HigienizacaoFacaCertoV2.pdf>. Acesso em 24 Nov 2021
  • PAN AMERICAN HEALTH ORGANIZATION. Recommendations for cleaning and disinfection in homes: with suspected or confirmes cases of COVID-19. 2020. Disponível em: <https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52186/PAHOCDECECOVID-19200024_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 24 Nov 2021
Mais sobre este assunto: