Com quantos meses o bebê pode viajar de avião?

Atualizado em outubro 2023

As viagens de avião são consideradas seguras para a maioria dos bebês e recém nascidos saudáveis, a partir de 7 dias após o nascimento, pela maior parte das companhias aéreas. No entanto, a maioria dos pediatras recomenda a viagem de avião após os 3 meses de vida do bebê, pois o sistema imunológico ainda está não amadurecido, aumentando o risco de infecções.

Além disso, é recomendado aguardar os 3 primeiros meses de vida do bebê pois é a fase em que são tomadas as primeiras doses das vacinas, o que estimula a proteção do organismo a combater infecções. Confira o calendário de vacinação do bebê

É importante consultar o pediatra antes da viagem de avião para avaliar a saúde do bebê, pois bebês prematuros ou que tenham problemas respiratórios, podem ter contraindicações para a viagem. Além disso, o pediatra pode dar orientações sobre cuidados com o bebê durante a viagem, amamentação e troca de fraldas, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais cuidados para viajar de avião com o bebê

Para viajar de avião com o bebê é preciso seguir algumas recomendações. O bebê poderá ficar no colo do pai ou da mãe, desde que seu cinto de segurança esteja preso ao cinto de segurança de um deles. No entanto, os bebês menores poderão viajar em uma cadeirinha ou cesta apropriada, que deve ser dada aos pais assim que eles se sentem em seus lugares.

No entanto, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o bebê tenha um assento próprio, para colocar a cadeirinha de bebê, a mesma que é utilizada nos carros, para fornecer maior segurança durante a viagem. Na maior parte dos casos, é preciso pagar uma passagem aérea adicional, que pode corresponder entre 10 a 15% do valor da passagem do adulto, para ter o assento para o bebê.

Ao viajar com um bebê num avião é importante se ter um cuidado especial no momento em que o avião estiver subindo e descendo, pois a pressão nos tímpanos pode causar muita dor de ouvido e pode até mesmo ser prejudicial à audição do bebê. Neste caso, deve-se fazer com que o bebê esteja sempre sugando algo. Uma boa opção é dar a mamadeira ou o peito durante a decolagem e a aterrissagem do avião. Veja o que fazer para aliviar a dor de ouvido no bebê.  

Dicas para viajar com bebês e crianças

Algumas dicas úteis para viajar com bebês e crianças são:

  • Levar remédios para febre ou dor adequados para a criança, pois pode ser necessário;
  • Verificar toda a segurança do bebê ou da criança, e se a cadeirinha de carro ou o bebê conforto está posicionado corretamente na poltrona do avião e cumpre todas as normas de segurança;
  • Levar roupas extras, caso seja preciso trocar;
  • Certificar-se de que está levando tudo o que o bebê ou a criança precisa para ficar calmo, como chupeta, fraldas ou o brinquedo preferido;
  • Oferecer o peito ou a mamadeira sempre que o bebê quiser mamar;
  • Não oferecer comidas muito pesadas ou gordurosas para as crianças com mais de 6 meses e que já fizeram a introdução de alimentos sólidos;
  • Trocar a fralda sempre que necessário, para evitar assaduras;
  • Ter sempre água, algodão e lenços umedecidos;
  • Levar brinquedos e jogos para distrair o bebê ou a criança durante a viagem;
  • Levar um brinquedo novo para o bebê ou para a criança, pois estes prendem mais a atenção;
  • Verificar a possibilidade da criança brincar com jogos eletrônicos ou assistir desenhos animados num DVD portátil.

Uma outra dica é perguntar ao pediatra se o bebê pode tomar algum chá com efeito calmante, como os de valeriana ou camomila, para mantê-lo mais calmo e tranquilo durante a viagem. O uso de anti-histamínicos que tem como efeito colateral a sonolência, só deve ser utilizado com a permissão do pediatra.