Infarto agudo do miocárdio: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em agosto 2023

O infarto agudo do miocárdio (IAM) é a diminuição ou interrupção da passagem de sangue para o coração, de forma súbita, geralmente causada por acúmulo de placas de gordura dentro das artéria coronárias ou por formação de coágulos. Isso causa a falta de oxigênio e morte do tecido cardíaco, e surgimento de sintomas como dor do lado esquerdo do peito, que pode irradiar para o ombro, pescoço, rosto ou braço esquerdo, por exemplo.

O IAM, também conhecido como infarto ou ataque cardíaco, na maioria das vezes é causado por hábitos de vida não saudáveis, como dieta rica em gordura e colesterol e pobre em frutas e vegetais, sedentarismo ou hábito de fumar. Além disso, alguns fatores podem aumentar o risco de IAM, como diabetes, pressão alta ou obesidade.

Na presença dos sintomas de IAM, deve-se procurar o hospital ou o pronto socorro mais próximo imediatamente, para que seja diagnosticado e iniciado o tratamento, que tem como o objetivo de desobstruir a artéria e melhorar a circulação sanguínea para o coração, evitando complicações que podem colocar a vida em risco.

Assista ao vídeo a seguir e entenda melhor sobre o infarto agudo do miocárdio:

youtube image - 7 sintomas de INFARTO que você precisa reconhecer

Sintomas do infarto agudo do miocárdio

Os principais sintomas do infarto agudo do miocárdio são:

  • Dor do lado esquerdo do peito, em forma de aperto no coração;
  • Dor no peito que irradia para a axila, braço esquerdo, ombro, rosto ou costas;
  • Sensação de peso, desconforto ou queimação no estômago, não relacionada com alimentos;
  • Náuseas;
  • Suor frio e palidez;
  • Sensação de aperto na garganta ou de asfixia;
  • Coração acelerado;
  • Dificuldade para respirar, respiração rápida ou falta de ar;
  • Fraqueza ou cansaço;
  • Mal-estar geral;
  • Ansiedade.

Além disso, alguns estudos mostram que alguns sintomas, como suor excessivo ou dor no braço esquerdo e no direito, são mais comuns de ocorrer em homens, enquanto em mulheres os sintomas do infarto agudo do miocárdio, mais comuns são dor abdominal, tontura ou sensação de peso nos braços, muitas vezes sem sentir a dor no peito. Já em idosos, o sintoma mais frequente é a falta de ar. Saiba identificar os sintomas de infarto em mulheres.

É importante procurar o pronto socorro ou o hospital mais próximo imediatamente, ou chamar o SAMU, sempre que surgirem sintomas de IAM, pois o infarto pode resultar em perda de consciência, já que há diminuição do fornecimento de sangue para o cérebro. Veja como identificar o infarto.

Além disso, no caso de se assistir a algum infarto com perda de consciência, o ideal é que se saiba fazer uma massagem cardíaca enquanto espera a chegada do SAMU, pois isso aumenta as chances de sobrevivência da pessoa.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnostico do IAM é feito pelo cardiologista no hospital através da avaliação dos sintomas, exame físico e de exame como o eletrocardiograma, que é um dos principais critérios de diagnóstico do infarto. O eletrocardiograma, também conhecido como ECG, é um exame que tem como objetivo avaliar a atividade elétrica do coração, sendo possível verificar o ritmo e a frequência de batidas do coração. Entenda o que é e como é feito o ECG.

Para diagnosticar o infarto, o médico também deve solicitar exames laboratoriais com o objetivo de detectar a presença de marcadores bioquímicos cardíacos, como níveis de creatinoquinase (CK-MB), mioglobina, troponina, que têm sua concentração aumentada em situações de infarto. Por meio do resultado desses exames, o cardiologista consegue identificar quando ocorreu o infarto a partir dos níveis dos marcadores no sangue.

Além disso, o médico deve solicitar outros exames como hemograma completo, perfil lipídico, testes de função renal, painel metabólico, ecocardiograma ou angiografia cardíaca. Veja como é feita a angiografia cardíaca.

Marque uma consulta como cardiologista mais próximo para avaliar o risco de infarto agudo do miocárdio:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Possíveis causas

O infarto agudo do miocárdio é causado pela diminuição ou interrupção do fluxo de sangue nas artérias coronárias, que são responsáveis por levar oxigênio para as células cardíacas, resultando em isquemia cardíaca, que é a falta de oxigênio no músculo cardíaco, o que leva à morte do tecido muscular do coração.

Essa diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo, geralmente é causada por um acúmulo de gordura dentro dos vasos sanguíneos, em formas de placas, que podem dificultar a passagem de sangue para o coração, ou ainda se soltar e estimular a formação de coágulos dentro das coronárias e, assim, causar o infarto.

Alguns fatores podem contribuir para aumentar o risco de infarto agudo do miocárdio, como:

  • História familiar de infarto;
  • Colesterol e/ou triglicerídeos altos;
  • Obesidade;
  • Hábito de fumar;
  • Sedentarismo;
  • Dieta rica em gordura e pobre em fibras, frutas e vegetais;
  • Pressão alta;
  • Diabetes;
  • Doença vascular periférica;
  • Doenças coronarianas;
  • Alterações congênitas das artérias coronárias;
  • Níveis elevados de homocisteína.

Além disso, o IAM pode acontecer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou uso de drogas de abuso, como cocaína ou maconha, por exemplo. Conheça outras causas do infarto agudo do miocárdio.

Como é feito o tratamento

O tratamento do infarto agudo do miocárdio é realizado pelo cardiologista em ambiente hospitalar, sendo iniciado com uma dose de ácido acetilsalicílico, soro aplicado diretamente na veia e oxigenoterapia. Além disso, o médico pode prescrever remédios opioides para ajudar a aliviar a dor, e nitroglicerina, para aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de oxigênio para o coração.  

Além disso, o médico deve utilizar remédios antiagregantes plaquetários, como a heparina ou ticagrelor, por exemplo, antes de realizar o tratamento é feito de desobstrução do vaso sanguíneo afetado, através da angioplastia ou através de uma cirurgia designada por ponte de safena, também conhecida por bypass cardíaco ou revascularização do miocárdio. Veja mais sobre a ponte de safena.

Além disso, antes da alta hospitalar, o médico pode recomendar o uso de remédios em casa, como ácido acetilsalicílico, estatinas para reduzir o colesterol, e/ou remédios para controlar a pressão arterial. Saiba mais sobre o tratamento do infarto.

Como prevenir

Para prevenir o infarto, é importante que a pessoa tenha hábitos de vida saudáveis, como:

  • Praticar exercício físico regularmente, recomendado pelo médico;
  • Fazer uma alimentação saudável, com orientação do nutricionista;
  • Parar de fumar;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas;
  • Manter o peso saudável.

Além disso, é importante fazer o tratamento com remédios indicados pelo médico para pressão alta, diabetes ou colesterol e triglicerídeos altos, e uma alimentação saudável, para diminuir o colesterol e evitar o infarto agudo do miocárdio. Veja o que comer para diminuir o colesterol.

Assista o vídeo a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de dieta para evitar o infarto:

youtube image - O que comer para EVITAR INFARTO

Vídeos relacionados