Jacarandá (carobinha): para que serve e como fazer o chá

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

O jacarandá, também conhecido como carobinha, é uma planta medicinal da espécie Jacaranda copaia, indicada para auxiliar no tratamento de feridas na pele, má digestão ou prisão de ventre, por exemplo.

As partes normalmente utilizadas do jacarandá são as folhas secas ou a casca, de onde são extraídas as substâncias medicinais com propriedades anti-inflamatórias, laxantes e cicatrizantes, por exemplo.

A carobinha ou jacarandá pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação e, embora tenha muitos benefícios, não substitui o tratamento médico convencional e deve ser usada com indicação médica ou de um fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 1
Árvore de carobinha, também conhecida como Jacarandá

Para que serve

A carobinha ou jacarandá é indicada para auxiliar no tratamento de:

  • Feridas na pele, urticárias, acne e catapora;
  • Prisão de ventre ou má digestão;
  • Reumatismo ou artrite;
  • Sífilis ou gonorreia;
  • Retenção de líquidos;
  • Febre, dor de garganta, resfriados fortes ou pneumonia;
  • Colesterol alto;
  • Leishmaniose.

Os benefícios da carobinha ou jacarandá se devem às substâncias da sua composição como carobina, ácidos caróbico e ursólico e jacaranona, por exemplo, com propriedades laxantes, cicatrizantes, diuréticas e anti-inflamatórias.

Apesar de ter muitos benefícios para a saúde, o consumo da carobinha ou jacarandá não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, e deve ser usada com orientação do médico ou fitoterapeuta.

Como fazer o chá de carobinha

O chá de carobinha ou jacarandá deve ser preparado utilizando as folhas secas ou frescas, ou a casca da planta, podendo ser usado por via oral ou para compressas, gargarejos ou banhos de assento.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas frescas ou 1 sachê de folhas secas de carobinha;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a água em um recipiente e levar ao fogo até levantar fervura. Em seguida, desligar o fogo e adicionar a carobinha ou jacarandá, tapar e deixar descansar por 5 minutos. Depois, deve-se coar, esperar amornar e beber até 4 xícaras por dia.

Esse chá também pode ser usado na forma de compressas sobre a pele, para ajudar a cicatrizar feridas, ou ainda usado para lavar as feridas e ajudar na sua cicatrização.

Além disso, o chá de carobinha também pode ser usado para fazer gargarejos e aliviar a dor de garganta.

O chá de carobinha também pode ser usado em banhos de assento para tratar úlceras e doenças sexualmente transmissíveis. 

O que fazer para melhorar a cicatrização

Para melhorar a cicatrização de feridas sem curativos, deve-se lavar bem a região com sabonete neutro e sem cheiro, manter o local limpo e arejado e evitar fazer esforços ou colocar objetos sobre o local afetado. 

No caso de feridas que são cobertas com curativo, apenas a primeira lavagem deve ser feita com sabão neutro, enquanto as lavagens seguintes devem ser feitas apenas com água.

Além dos cuidados com a região afetada, deve-se aumentar o consumo de alimentos cicatrizantes, como carnes brancas, peixes, ovos, laranja, abacaxi, amendoim e berinjela. Veja uma lista completa de alimentos cicatrizantes.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da carobinha ou jacarandá ainda não são conhecidos, por isso, o seu uso deve ser feito somente com orientação médica ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.

Quem não deve usar

A carobinha ou jacarandá não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.