Lifting de Coxa: o que é, como é feito, e recuperação

Atualizado em março 2020

O lifting de coxa é um tipo de cirurgia plástica que permite devolver firmeza e adelgaçar as coxas, que se tornam mais flácidas com o envelhecimento ou devido a processos de emagrecimento, por exemplo, especialmente quando a dieta e exercícios não apresentam resultados satisfatórios.

Neste tipo de cirurgia não existe remoção de gordura da coxa, sendo apenas esticada a pele para modelar o contorno corporal e, por isso, quando se deseja retirar gordura localizada destes locais, deve-se fazer uma lipoaspiração antes do lifting. Veja como é feita a lipoaspiração.

O lifting de coxa normalmente deve ser feito após os 18 anos e quando se atingiu o peso ideal, pois caso ocorra um processo de aumento de peso ou emagrecimento a pele pode ficar novamente mais esticada e flácida, principalmente se existir muita gordura acumulada nas coxas.

Imagem ilustrativa número 1

Como é feita a cirurgia

Este tipo de cirurgia normalmente dura entre 2 a 4 horas e é feito com anestesia geral em uma clínica de estética ou hospital. Para atingir o resultado final, o cirurgião geralmente:

  1. Faz pequenos cortes na região da virilha, na parte inferior dos glúteos ou no interior da coxa;
  2. Retira o excesso de pele na região do cortes;
  3. Estica a pele e volta a fechar os cortes, remodelando a silhueta;
  4. Envolve a coxa em ligaduras apertadas.

Em alguns casos, o médico pode ainda inserir drenos perto do local da cirurgia, que são pequenos tubos que ajudam a remover o excesso de líquido que se acumula após a cirurgia, para evitar infecções e garantir melhor resultado estético. Veja o que são drenos e como pode cuidar deles depois da cirurgia.

O preço do lifting da coxa normalmente varia entre os 5 e os 10 mil reais, dependendo da clínica e cirurgião selecionados.

Como é a recuperação

Após a cirurgia é normal sentir alguma dor e desconforto e, por isso, é recomendado ficar internado entre 1 a 2 dias para fazer remédios analgésicos diretamente na veia e garantir que os sinais vitais estão bem regulados.

No pós-operatório, geralmente, as coxas ficam revestidas por ligaduras apertadas até cerca de 5 dias para evitar o acúmulo de líquidos, que podem comprometer o resultado final.

Embora o repouso seja recomendado durante pelo menos 3 semanas, a partir da primeira semana é aconselhado ir iniciando pequenas caminhadas por casa para ajudar a aliviar o inchaço das pernas e evitar a formação de coágulos. O exercício físico mais intenso, como correr ou ir na academia, só deve ser iniciado com indicação do médico, o que acontece gradualmente após 2 meses.

Além disso, uma vez que a maioria das cicatrizes fica perto da região genital, após retirar os pontos, o médico pode receitar um sabonete antisséptico que deve ser utilizado depois de se utilizar o banheiro, para evitar o acúmulo de bactérias que podem provocar uma infecção.

Como fica a cicatriz

As cicatrizes do lifting da coxa normalmente são mais visíveis durante os primeiros dias após a cirurgia e podem, até, ficar mais grossas durante os primeiros 6 meses. No entanto, tendem a reduzir após esse período, acabando por ficar bem disfarçadas nos contornos do corpo, especialmente na região do bumbum e da virilha.

Para garantir um melhor resultado, deve-se evitar o exercício físico durante os primeiros 2 meses porque facilita o processo de cicatrização e evita o excesso de pressão sobre os cortes. Além disso, podem ser usados alguns cuidados caseiros para reduzir as cicatrizes, como aplicar babosa ou mel, por exemplo. Veja alguns remédios caseiros que podem melhorar a cicatrização.