Massagem tailandesa: o que é, para que serve e como é feita

Atualizado em setembro 2023

Massagem tailandesa é uma técnica que promove bem-estar físico e emocional e está associada a muitos benefícios à saúde como redução do estresse, alívio de dores e melhora da circulação sanguínea.

Este tipo de massagem, também conhecida como thai massagem, é uma prática antiga com origem na Índia, e utiliza técnicas suaves de alongamento, focando-se nos principais pontos energéticos do corpo para liberar a energia bloqueada, melhorando a dor e o desconforto, gerando sensação de relaxamento.

Embora tenha muitos benefícios para a saúde, a massagem tailandesa não substitui o tratamento médico convencional, podendo ser feita por um profissional especializado para complementar o tratamento médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A massagem tailandesa é indicada para:

  • Reduzir o estresse e a ansiedade;
  • Diminuir a tensão muscular;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Aumentar a energia;
  • Aliviar dor lombar e dor de cabeça;
  • Melhorar a flexibilidade;
  • Aumentar a amplitude dos movimentos;
  • Aliviar a dor e a rigidez nas articulações.

Este tipo de massagem é muito recomendada para pessoas com dificuldades de dormir e que estão sempre nervosas, pois auxilia no relaxamento do corpo e na liberação de endorfinas, aumentando o bem-estar.

Além disso, a massagem tailandesa também pode ser usada para tratar lesões de atletas esportivos.

Qual a diferença entre a massagem tailandesa e outras massagens?

Durante as sessões de massagem tailandesa a pessoa participa ativamente dos movimentos, diferente das práticas de shiatsu e massagem sueca, em que a pessoa fica deitada na cama.

Entretanto, é necessário que pessoas com problemas de coração ou doenças na coluna consultem o médico antes de fazer esse tipo de massagem.

Como é feita

A massagem tailandesa é feita com a pessoa deitada ou sentada sobre um colchão duro no chão, sendo realizada pelo massoterapeuta através de técnicas de alongamento, pressão, tração ou movimento, utilizando as mãos, polegares, pés, joelhos, antebraço ou cotovelos. 

É importante que durante a sessão, a pessoa utilize roupas leves e confortáveis, pois a massagem tailandesa tradicional é feita sobre a roupa, sem utilizar óleos ou cremes. 

A massagem tailandesa é baseada na ideia de que o corpo é composto de canais de energia que estão localizados em diferentes partes do corpo como músculos, ossos, sangue e nervos.

Essa energia pode estar bloqueada e provocar doenças, rigidez e dores no corpo, além de afetar a mente e a consciência, por isso essa massagem pode ser benéfica, pois libera esses canais de energia que estão bloqueados.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões depende de cada pessoa e da indicação do massoterapeuta, mas é possível incorporar algumas técnicas da massagem tailandesa no dia-a-dia, como o alongamento e relaxamento.

Cuidados após a massagem tailandesa

Após uma massagem tailandesa, a pessoa pode se sentir muito relaxada, no entanto, é importante levar em consideração que os músculos foram trabalhados, alongados e estimulados e, por isso, é necessário descansar e beber muita água.

Quem não deve fazer

A massagem tailandesa pode ser feita por pessoas de qualquer idade, porém não é indicada para mulheres grávidas.

Além disso, pessoas com infecções, feridas abertas na pele, osteoporose, cirurgias recentes, problemas graves na coluna, pressão alta, diabetes, doenças neurológicas e doenças não controladas do coração devem consultar o médico antes de iniciar as sessões, para saber se pode ou não fazer, e para que sejam recomendados quaisquer cuidados específicos.

Nestes casos, é importante seguir as indicações médicas pois, mesmo que o massoterapeuta ajuste a intensidade dos movimentos, se a pessoa que tiver algum destes problemas de saúde fizer a massagem tailandesa pode ter piora dos sintomas.

A massagem tailandesa também deve ser evitada por pessoas que tenham trombose venosa profunda e distúrbios sanguíneos, pois tem um efeito profundo na circulação sanguínea.