Meningite fúngica: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em julho 2023

A meningite fúngica é uma doença infecciosa causada por fungos, que se caracteriza pela inflamação das meninges, membranas que se localizam em torno do cérebro e da medula espinhal, podendo levar ao surgimento de sintomas, como dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos.

Este tipo de meningite é muito raro, mas pode ocorrer em qualquer pessoa, principalmente naquelas que possuem o sistema imunológico mais debilitado. A meningite fúngica pode ser causada por diferentes tipos de fungos, sendo mais comuns os da espécie Cryptococcus.

Veja o vídeo a seguir e entenda mais sobre as causas da meningite:

Sintomas de meningite fúngica

Os principais sintomas de meningite fúngica são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Dor ao movimentar o pescoço;
  • Maior sensibilidade à luz;
  • Alucinações;
  • Alterações da consciência.

Em alguns casos, se a meningite não for adequadamente tratada, podem surgir complicações, como a ocorrência de convulsões, danos no cérebro ou mesmo morte.

Teste online de sintomas

Para saber quais as chances de ter meningite, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Febre acima de 37.2 ºC
  2. 2. Dor e rigidez ao movimentar o pescoço
  3. 3. Sonolência excessiva, confusão mental ou irritabilidade
  4. 4. Dor de cabeça
  5. 5. Visão dupla
  6. 6. Dificuldade para movimentar partes do corpo
  7. 7. Náusea e/ou vômitos frequentes
  8. 8. Falta de apetite
  9. 9. Sensibilidade à luz

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação e não tem a finalidade de dar um diagnóstico nem de substituir a consulta com um infectologista, neurologista ou clínico geral.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico consiste na realização de exames de sangue, exames ao fluido cefalorraquidiano e exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, que permitem visualizar possíveis inflamações em torno do cérebro. Veja mais detalhes de como é feito o diagnóstico de meningite.

Marque uma consulta com o médico mais próximo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Infectologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Principais causas

A meningite fúngica é consequência de uma infecção por fungos não tratada. Esses fungos espalham-se pela corrente sanguínea, atravessam a barreira hematoencefálica, para dentro do cérebro e da medula espinhal.

Embora seja rara, essa condição tem mais probabilidade de ocorrer em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como pessoas com HIV, pessoas que estão fazendo tratamento para o câncer ou com outros medicamentos, como imunossupressores ou corticoides.

Geralmente, os fungos causadores da meningite fúngica pertencem ao gênero Cryptococcus, que podem ser encontrados no solo, em dejetos de aves e madeira em decomposição. Porém, outros fungos podem estar na origem da meningite, como é o caso do Histoplasma sp, Blastomyces sp., Coccidioides sp. ou Candida sp. Conheça outras causas da meningite e como se pode proteger.

A meningite fúngica é transmissível?

A meningite fúngica não é transmitida de pessoa para outra, isso porque a contaminação acontece por meio da inalação dos esporos dos fungos liberados no ambiente.

Tratamento para meningite fúngica

O tratamento da meningite fúngica deve ser orientado pelo infectologista e consiste na administração de remédios antifúngicos na veia, como anfotericina B, fluconazol, flucitosina ou itraconazol, que deve ser realizada no hospital, além de medicações para melhora dos outros sintomas e avaliação dos sinais de melhora do estado geral da pessoa.

Vídeos relacionados