Pilates: o que é, benefícios, como fazer quando é indicado

Atualizado em fevereiro 2024

Pilates é um método de treinamento que pode ser realizado por pessoas de todas as idades e que pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhora da coordenação motora, aumento da flexibilidade e mobilidade, melhora do equilíbrio e da postura e da capacidade cardiorrespiratória.

O método do pilates utiliza a técnica de diferentes especialidades, como ginástica, fisioterapia, balé e yoga, utilizando a força muscular juntamente com o controle mental, a respiração e o relaxamento.

Além disso, para garantir os benefícios do pilates, é importante que seja realizado sob orientação de um profissional especializado, pois dessa forma é possível garantir que os exercícios mais indicados para a idade e o objetivo sejam realizados corretamente.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios do pilates

O pilates, quando praticado de forma regular e sob orientação de um fisioterapeuta ou profissional de educação física especializado pode trazer diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

Os principais benefícios da prática regular do pilates são:

  • Melhorar a postura e corrigir os hábitos posturais incorretos;
  • Aumentar a flexibilidade e a mobilidade;
  • Melhorar a coordenação motora;
  • Respirar melhor e de maneira mais consciência;
  • Conseguir um bom tônus muscular, fortalecendo e tonificando o corpo;
  • Favorecer o relaxamento mental;
  • Aumentar a consciência corporal;
  • Diminuir o estresse e a tensão corporal;
  • Aumentar a vitalidade e a força;
  • Ajudar a prevenir e reabilitar lesões músculo-esqueléticas;
  • Diminuir o cansaço e ajudar a dormir melhor;
  • Aliviar a dor nas costas;
  • Melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue.

Além disso, o pilates também pode promover a tonificação dos músculos, prevenindo a ocorrência de infecção urinária em pessoas mais velhas e mulheres grávidas, por exemplo, além de ajudar a aliviar o estresse e aumentar a disposição e a concentração.

Como fazer

Os exercícios de pilates podem ser realizados no solo, utilizando o peso do próprio corpo, ou usando equipamentos, como pesos, molas, bolas ou aparelhos específicos para pilates, dependendo do objetivo dos exercícios e de acordo com a orientação do profissional.

É indicado que o pilates seja praticado de forma regular, pois assim é possível garantir os benefícios e promover a qualidade de vida.

Leia também: Pilates na parede: o que é, para que serve (e como fazer) tuasaude.com/pilates-na-parede

Quando é indicado

O pilates é indicado para todas as pessoas, seja crianças ou idosos, uma vez que os exercícios são adaptados para cada fase da vida e objetivos. No caso das crianças e adolescentes, o pilates é principalmente indicado para melhorar a postura e a flexibilidade, contribuindo para um crescimento e desenvolvimento mais saudável, prevenindo futuras lesões quando adultos.

Nos adultos, o pilates pode ser realizado com diversos benefícios, como melhorar o estado físico e saúde em geral, tonificar o corpo, fortalecer a musculatura interna, aumentar a energia física e mental, melhorar a circulação e flexibilidade e diminuir o estresse.

No casos dos idosos, o pilates costuma ser indicado para manter e/ ou melhorar a flexibilidade, melhorar a respiração, aumentar a mobilidade, a coordenação e o equilíbrio, sendo útil para prevenir quedas e fraturas, aliviar as dores nas costas, melhorar as articulações e fortalecer o corpo.

Além disso, os exercícios de pilates podem ser indicados para recuperar a mobilidade após um trauma, como ossos fraturados, luxação muscular, dor de costas, como lombalgia.

Princípios do pilates

O pilates se baseia em 6 princípios:.

  1. Centro de força: também chamado de "centro de poder", já que toda a energia necessária para realizar os exercícios é gerada do centro do corpo, coordenando todos os movimentos de maneira equilibrada;
  2. Concentração: é fundamental conectar a mente e o corpo, prestar atenção e ter consciência dos movimentos que são realizados e os músculos que são contraídos e relaxados, para trabalhar o corpo de maneira eficaz e, assim, obter seus benefícios;
  3. Controle: este princípio é importante para evitar movimentos bruscos, irregulares e causais e, assim, prevenir lesões e promover os benefícios da prática;
  4. Fluidez: no método pilates não existem movimentos estáticos ou isolados, são dinâmicos e fluidos;
  5. Precisão: é importante manter o foco para realizar cada movimento de maneira precisa, sendo necessário para que o exercício em sua totalidade seja executado corretamente, mantendo uma boa postura para prevenir lesões e, assim, obter os resultados desejados;
  6. Respiração: é indispensável aprender a respirar corretamente para ajudar na concentração, controlar os movimentos e obter uma maior capacidade pulmonar e circulação do sangue.

Todos esses princípios são fundamentais para que o pilates seja praticado da melhor forma e, assim, possa garantir vários benefícios.