Mostarda: 6 benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em agosto 2023

A mostarda é uma planta cuja semente é utilizada na preparação de condimentos para carnes, legumes e saladas, e que possui sabor intenso e picante. Além das sementes, as folhas da mostarda também podem ser consumidas.

As sementes e folhas da mostarda contêm compostos sulfurados, cálcio, zinco, potássio, vitamina E e vitamina K. Além disso, as folhas são ricas em fibras e antioxidantes, que podem ajudar a aliviar o intestino preso, mas também baixar o colesterol e prevenir doenças degenerativas.

Apesar dos benefícios, o consumo do molho feito a partir das sementes de mostarda pode causar vômitos, irritação do estômago ou do intestino e dor abdominal e, por isso, devem ser evitadas por pessoas com problemas gastrointestinais.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da mostarda

Os principais benefícios da mostarda para a saúde são:

1. Previne o envelhecimento precoce

Devido à grande quantidade de vitamina E e vitamina A, nutrientes que possuem efeito antioxidante, a mostarda é capaz de manter a pele mais firme e mais jovem, além de prevenir o envelhecimento precoce, já que atua combatendo a ação dos radicais livres nas células.

Além disso, as sementes da mostarda são ricas em ômega 9, o que aumenta a absorção da vitamina A e E, favorecendo o seu efeito sobre a pele.

2. Fortalece o sistema imunológico

A mostarda Fortalece o sistema imunológico uma vez que contém vitamina A e vitamina E, nutrientes que ajudam a manter o bom funcionamento das células de defesa e combatem os radicais livres, melhorando a resposta do sistema imunológico quando há infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos.

3. Diminui o risco de doenças cardiovasculares

As sementes da mostarda são ricas em gorduras boas, como o ômega 3, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim", LDL, colesterol total e triglicerídeos.

Além disso, devido à sua propriedade antioxidante, a mostarda previne o acúmulo de gordura dentro dos vasos sanguíneos e favorece a circulação do sangue, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC.

4. Regula o intestino

A mostarda pode regular o intestino uma vez que é rica em fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e aumentam o volume de fezes, facilitando a evacuação e ajudando no combate à prisão de ventre.

5. Ajuda na cicatrização de feridas

A mostarda pode ajudar na cicatrização de feridas porque possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, prevenindo infecções e diminuindo a inflamação no local, o que favorece a cicatrização mais rápida.

Além disso, por conter vitamina K, a mostarda também atua na coagulação sanguínea, evitando sangramentos e acelerando o processo de cicatrização.

6. Ajuda a prevenir câimbras

A mostarda amarela pode ajudar a prevenir cãibras musculares associadas à prática de exercícios físicos em atletas. Isso porque o ácido acético presente na mostarda, melhora a ação da acetilcolina, um neurotransmissor que está envolvido na contração e relaxamento muscular, o que pode ajudar a prevenir ou aliviar cãibras.

No entanto, ainda são necessários mais estudos para se comprovar os possíveis benefícios da mostarda na prevenção das câimbras.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir indica a informação nutricional para 100 gramas de folhas e sementes de mostarda:

Composição

Quantidade por 100g de folhas de mostarda

Quantidade por 100g de sementes de mostarda

Energia

27 calorias

508 calorias

Proteínas

2,86 g

26,08 g

Gorduras

0,42 g

36,24 g

Carboidratos

4,67 g

28,09 g

Fibras

3,2 g

12,2 g

Cálcio

115 mg

266 mg

Magnésio

32 mg

370 mg
Ferro 1,64 mg 9,21 mg
Potássio 384 mg 738 mg
Zinco 0,25 mg 6,08 mg
Vitamina C 70 mg 7,1 mg
Vitamina A 151 µg 2 µg
Vitamina E 2,01 mg 5,07 mg
Vitamina K 257,5 mcg 5,4 mcg

Para obter todos os benefícios e nutrientes da mostarda, é importante que o consumo tanto das sementes quanto das folhas faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Como consumir

A mostarda pode ser consumida em forma de semente, que podem ser usadas no preparo de molhos ou como temperos de carnes e assados. Além disso, as folhas de mostarda também podem ser consumidas cruas ou cozidas, em saladas, refogados ou em receitas como tortas, sopas ou arroz.

Embora não exista uma quantidade indica por dia de mostarda, a ingestão mínima diária de hortaliça recomendada é de 2 a 3 porções, o que equivale entre 160 e 240 g por dia.

No entanto, a quantidade indicada de mostarda também pode variar conforme as necessidades nutricionais de cada pessoa. Por isso, é aconselhado consultar um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e indicada a quantidade de hortaliças de forma individualizada.

Para manter uma alimentação saudável conforme as suas necessidades, agende uma consulta com o nutricionista mais próximo de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Receitas com mostarda

Algumas receitas com mostarda que podem ser incluídas no dia a dia para garantir os benefícios da mostarda são:

1. Folha de mostarda refogada

Ingredientes:

  • 10 folhas de mostarda;
  • 1 cebola;
  • Sal e azeite a gosto.

Modo de preparo:

Cortar a cebola em pequenos pedaços e colocar em uma frigideira com azeite. Quando a cebola estiver mais transparente, colocar as folhas de mostarda cortadas em tiras e um pouco de sal e misturar com a cebola e o azeite, até que esteja bem refogado. Depois é só colocar em um recipiente e servir como acompanhamento nas refeições.

2. Omelete com mostarda

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • Folhas de mostarda;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Queijo, cebola, tomate e/ou frango opcionais.

Modo de preparo:

Para fazer o omelete basta bater com um garfo o ovo juntamente com as folhas de mostarda cortadas e sal e pimenta. Em seguida, colocar em uma frigideira e deixar dourar nos dois lados.

Além das folhas de mostarda, pode ser acrescentado uma fatia de queijo branco ou queijo fresco, frango desfiado, cebola e tomate, assim é possível tornar o omelete mais nutritivo.

3.  Molho de mostarda e mel

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de sementes de mostarda;
  • 50 ml de vinho branco;
  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • 1 pitada de sal;
  • Tempero a gosto com pimenta preta, alho, estragão ou páprica.

Modo de preparo:

Colocar as sementes de mostarda e o vinho branco no liquidificador ou no mixer e misturar até obter uma pasta lisa. Em seguida, temperar, adicionar o mel e voltar a misturar. Este molho pode ser usado para temperar saladas e como possui um sabor mais suave, combina com qualquer salada. 

4. Frango com sementes de mostarda

Ingredientes:

  • 1 peito de frango;
  • 1 colher (de chá) de sementes de mostarda;
  • 2 colheres (de sopa) de azeite;
  • 1 cebola;
  • 2 cenouras;
  • 1 pitada de sal;
  • Especiarias a gosto.

Modo de preparo:

Cortar o peito de frango em cubos e juntar com 1 colher de sopa de azeite, o sal, as especiarias e sementes de mostarda. Cortar as cenouras e a cebola em rodelas e colocar em um  tabuleiro. Cobrir com a outra colher de azeite, uma pitada de sal e envolver. Colocar os cubos de frango em cima dos legumes e levar ao forno a 200º durante 20 minutos. Servir acompanhado de uma salada.