Neoplasia maligna: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em abril 2023

A neoplasia maligna, câncer ou tumor maligno, é caracterizada pela proliferação descontrolada e anormal de células devido a alterações no DNA ou a hábitos de vida, podendo essas células se espalharem pelo corpo e comprometer o organismo de maneira geral.

Os sintomas de neoplasia maligna variam de acordo com o tipo de tumor, localização e células atingidas, podendo ser notado, de forma geral, perda de peso, suor noturno e febre. O diagnóstico precoce da neoplasia maligna e o início rápido do tratamento pode aumentar a chance de cura da doença, melhorando a qualidade de vida da pessoa.

Por isso, em caso de histórico na família de neoplasias malignas e presença de sintomas, é importante que o clínico geral ou oncologista seja consultado para que seja feito exame físico e indicados exames de imagem para confirmar o diagnóstico e, assim, ser iniciado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de neoplasia maligna

A identificação do câncer pode acontecer por meio da observação de alguns sintomas, como por exemplo:

  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Tosse persistente;
  • Febre;
  • Dor ao urinar ou urina escura;
  • Cansaço intenso;
  • Aparecimento de nódulos, especialmente na mama, por exemplo;
  • Aparecimento de manchas na pele.

Os sintomas de neoplasia maligna podem variar de acordo com o tipo e localização do câncer, porém na presença de qualquer sintoma indicativo de câncer, é importante ir ao clínico geral para que seja feito o diagnóstico. Conheça outros sintomas de neoplasia maligna.

Por que acontece

A neoplasia maligna acontece devido à proliferação descontrolada e anormal de células malignas, o que pode acontecer devido a alterações do DNA em função da genética ou hábitos, como tabagismo, alimentação pobre nutricionalmente e rica em frituras, consumo de bebidas alcoólicas, infecções virais e exposição a substâncias tóxicas ou radiação, por exemplo. Saiba mais sobre neoplasias.

As células malignas se multiplicam rapidamente e podem espalhar-se para outros órgãos e tecidos, já que essas células possuem comportamento autônomo, caracterizando metástase, o que torna o tratamento e a cura mais difícil de acontecer.

Neoplasia maligna é câncer?

Câncer e neoplasia maligna são a mesma coisa, ou seja, quando no exame é indicado que há neoplasia maligna ou que foi observada a presença de células malignas significa que a pessoa está com câncer.

Nesses casos, é de extrema importância que sejam feitos exames para confirmar o diagnóstico e que seja iniciado o tratamento o mais rápido possível para evitar a metástase e aumentar as chances de cura da pessoa.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico é feito baseado nos sintomas apresentados pelo paciente, além de exames de imagem e laboratoriais que são recomendados pelo médico. O exame de imagem, como ressonância ou tomografia, por exemplo, podem ser indicados com o objetivo de identificar a localização do tumor.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Oncologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Em relação aos exames laboratoriais, o médico pode solicitar a realização de hemograma e exames bioquímicos, além da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, indicando a presença de uma neoplasia maligna.

Além disso, o médico pode solicitar a realização de um exame histopatológico, que tem como objetivo confirmar a malignidade das células. Saiba quais são os exames que identificam o câncer.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a neoplasia maligna é feito com o objetivo de diminuir a taxa de proliferação das células malignas, evitar a metástase e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Normalmente o médico recomenda a realização de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia de acordo com o tipo de neoplasia e suas características. 

A cirurgia pode ser indicada nos casos em que a metástase ainda não aconteceu e em que o tumor ou parte dele pode ser removido. No entanto, em alguns casos a cirurgia pode não ser indicada devido à sua localização e irrigação sanguínea no local, sendo indicado pelo médico a realização de outros tratamentos. Geralmente após a realização da cirurgia é recomendada a realização de quimioterapia ou radioterapia com o objetivo de eliminar qualquer célula maligna que não foi removida.

A quimioterapia é o tratamento mais recomendado em caso de câncer e é feito com o uso de medicamentos específicos contra o tumor que podem ser administrados via oral ou intravenosa. A radioterapia também é uma opção de tratamento para as neoplasias malignas e consiste em aplicar radiação no local do tumor, diminuindo o seu tamanho e evitando o espalhamento para outras regiões do corpo.

A neoplasia maligna tem cura?

É possível alcançar a cura quando a neoplasia maligna é identificada precocemente e o tratamento é iniciado rapidamente, pois assim é possível evitar que aconteça a metástase, que é o espalhamento das células malignas para outros locais do corpo, o que dificulta o tratamento. Entenda como acontece a metástase.