Otite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

Atualizado em abril 2024

Otite é a inflamação ou infecção no ouvido afetando o canal auditivo externo, ouvido médio ou o labirinto, causando sintomas como dor de ouvido, coceira ou sensação de pressão no ouvido, febre ou saída de pus pelo ouvido. 

A otite pode afetar diferentes partes do ouvido, a otite normalmente é classificada em externa, média ou interna, sendo causada pelo uso de cotonetes, introdução de objetos pequenos, entrada de água ou infecção por vírus, bactérias ou fungos no ouvido.

O tratamento da otite é feito pelo otorrinolaringologista, e varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de remédios analgésicos, antifúngicos ou antibióticos, timpanocentese para remoção da secreção do ouvido ou cirurgia.

Médico otorrinolaringologista examinando o ouvido de mulher com otite

Sintomas de otite

Os principais sintomas de otite são:

  • Dor no ouvido;
  • Febre;
  • Coceira no ouvido;
  • Vermelhidão ou inchaço da orelha;
  • Presença de líquido ou pus no ouvido;
  • Tontura;
  • Diminuição da audição;
  • Sensação de pressão no ouvido;
  • Zumbido no ouvido.

Além disso, bebês e crianças com otite podem apresentar sinais, como esfregar ou coçar as orelhas, chorar muito sem motivo aparente, especialmente à noite, ficarem irritadas ou ter dificuldades para dormir.

Em infecções mais complicadas, a otite pode ainda causar mudanças de humor, paralisia facial, labirintite ou outras alterações no sistema nervoso central.

É importante consultar o otorrinolaringologista ou o pediatra, no caso de crianças, assim que surgem os sintomas de otite, para que seja identificada sua causa e tipo, e indicado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da otite é feito pelo otorrinolaringologista ou pediatra através da avaliação dos sintomas, bem como quando surgiram e intensidade, histórico de saúde e exame físico com o uso do otoscópio, um equipamento médico para observar o interior do ouvido.

Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, o médico também pode solicitar alguns exames específicos para diagnosticar o tipo de otite, como exame de sangue, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Em alguns casos, o médico pode recolher uma amostra da secreção do ouvido, para ser analisada em laboratório e identificar o microrganismo que está causando a infecção.

Possíveis causas

As principais causas da otite são:

  • Infecções por vírus, como vírus sincicial respiratório, influenza, rinovírus ou adenovirus; 
  • Infecções por bactérias ou fungos;
  • Implante coclear;
  • Alergias;
  • Refluxo;
  • Entrada de água no ouvido;
  • Introdução de objetos pequenos no ouvido ou uso de cotonetes;
  • Alterações anatômicas nas estruturas do ouvido.

Além disso, o uso de mamadeiras para alimentar bebês e crianças também pode causar o refluxo do leite para a parte média do ouvido, facilitando uma infecção.

Tipos de otite

Os principais tipos de otite são:

1. Otite externa

A otite externa pode surgir em adultos ou crianças e afeta a parte externa da orelha até o início do tímpano, membrana que separa o ouvido externo do médio e que é importante para a audição.

Este tipo de otite, normalmente, é causada pelo uso de cotonetes, introdução de pequenos objetos no ouvido, ou exposição ao calor e umidade, comum após frequentar praia ou piscina.

2. Otite média

A otite média afeta a parte de trás do tímpano, sendo comum em crianças, geralmente causada como consequência de gripes ou resfriados, ou associada à vírus ou bactérias. Entenda melhor o que é e os sintomas de otite média.

3. Otite interna

A otite interna, também conhecida como labirintite, afeta a região mais profunda do ouvido, onde fica o labirinto, uma estrutura responsável pelo equilíbrio do corpo e audição.

Leia também: Labirintite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/labirintite

Este tipo de inflamação, geralmente, é provocada por vírus ou bactérias, podendo causar sintomas como tontura, dor no ouvido, problemas de equilíbrio, zumbido ou perda da audição.

4. Otite bacteriana

A otite bacteriana é causada por bactérias, como Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae ou Moraxella catarrhalis, por exemplo.

Esse tipo de infecção bacteriana pode afetar o ouvido médio ou o canal auditivo externo e causar otite média ou otite externa, resultando em inflamação e surgimento dos sintomas.

5. Otite eczematosa

A otite eczematosa é uma doença inflamatória crônica da pele, chamada eczema, que pode afetar qualquer parte do ouvido interno, médio ou externo, e causar otite.

Leia também: Eczema: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/eczema

Esse tipo de otite causa coceira intensa no ouvido, descamação da pele e dor de ouvido.

6. Otite serosa

A otite serosa ocorre devido ao acúmulo de líquido seroso ou mucoso atrás do tímpano, afetando principalmente crianças.

Esse tipo de otite, também chamada de otite média com efusão, causa sintomas como sensação de pressão no ouvido ou estalos, dor de ouvido ou diminuição da audição.

7. Otite fúngica

A otite fúngica é causada por fungos das espécies Candida albicans ou Aspergillus niger, afetando principalmente o ouvido externo. 

Esse tipo de otite, também chamado de otomicose, causa coceira intensa no ouvido, sensação de ouvido tapado ou saída de secreção pelo ouvido.

Como é feito o tratamento

O tratamento para otite deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista ou pediatra e varia de acordo com a localização, os sintomas e a causa, e tem o objetivo de aliviar os sintomas e combater as bactérias ou vírus que estejam causando a infecção ou inflamação. 

Os principais tratamentos para otite são:

1. Remédios para otite

O uso de remédios para otite pode ser indicado pelo médico para aliviar os sintomas de dor ou desconforto no ouvido ou febre, sendo feito principalmente com medicamentos, como paracetamol ou ibuprofeno, anti-histamínicos ou descongestionantes, o que varia com o tipo de otite.

Além disso, caso a otite tenha sido causada por bactérias ou fungos, o médico pode receitar antibióticos ou antifúngicos. Veja todos os remédios indicados para otite.

Nos casos mais graves de otite, o tratamento é feito com internamento hospitalar para a administração de antibióticos diretamente na veia.

2. Lavagem do ouvido

Em alguns casos de otite externa, o médico também pode fazer a lavagem do ouvido, no consultório, com água morna e aplicação de soro ou soluções alcoólicas, com auxílio de algodão ou gaze, para limpeza do ouvido.

Leia também: Lavagem de ouvido: para que serve, como fazer e riscos tuasaude.com/lavagem-de-ouvido

3. Timpanocentese

A timpanocentese é um tipo de tratamento para a otite média, feito pelo otorrinolaringologista com o uso de uma agulha fina e uma seringa de 3 mL para drenar o líquido do ouvido médio.

Esse tratamento é feito no consultório médico, com anestesia local.

4. Cirurgia

Em casos mais graves de otite média, o médico pode recomendar algumas cirurgias, como a miringotomia, que é feito com um pequeno corte no tímpano para drenar o líquido do ouvido médio e a introdução de um tubo flexível para ventilação.

Além disso, outra cirurgia é a mastoidectomia, indicada nos casos de otite média crônica ou interna, e feita pelo otorrinolaringologista para limpar o osso mastoide e eliminar a infecção.

Tratamento caseiro para otite

Algumas medidas caseiras, como beber o mínimo de 2 litros de água por dia, manter uma alimentação balanceada e fazer uma compressa morna na área externa do ouvido também podem auxiliar no tratamento e aliviar os sintomas da otite média.

Leia também: 4 remédios caseiros para otite tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-otite

Vídeos relacionados