Óleo de rosa mosqueta: para que serve e como usar

Janeiro 2022

O óleo de rosa mosqueta é um óleo obtido a partir das sementes da planta silvestre rosa mosqueta, que é rico em ácidos graxos, como o ácido linoléico, além de vitamina A e C, que possuem efeito regenerador e ajudam a manter a integridade da pele, atenuando estrias, quelóides, manchas, cicatrizes, rugas e linhas de expressão.

Além disso, o óleo de rosa mosqueta é capaz de reforçar a produção de colágeno e elastina, o que fortalece e dá firmeza à pele, sendo também responsável por nutri-la profundamente. Tem ainda efeito antioxidante e anti-inflamatório, o que potencializa o processo de cicatrização. O óleo é também uma ótima opção natural para reconstruir os fios de cabelo, promovendo uma hidratação capilar profunda. 

Esse óleo pode ser encontrado em farmácias ou em lojas de produtos naturais e cosméticos. A concentração pode variar de 2% a 10%, quando associado na composição de alguns cremes ou loções, embora também possa ser encontrado puro, com 100% de concentração.

Para que serve o óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é especialmente indicado para tratar a pele muito seca e áspera, já que é rico em ácido oleico e linoleico, além de vitamina A, que possui efeito regenerador sobre a pele.

Além disso, o óleo pode ser usado em diversas outras situações como:

  • Tratamento de queimaduras;
  • Pós-operatório e processo de cicatrização;
  • Atenuação de cicatrizes antigas e de estrias;
  • Ulcerações;
  • Assaduras;
  • Psoríase e dermatoses na pele;
  • Atenuar e disfarçar rugas e linhas de expressão;
  • Prevenir o envelhecimento precoce da pele.

O óleo de rosa mosqueta pode também ser usado durante a gravidez com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de estrias, sendo nesse caso é importante utilizar com indicação de um dermatologista.

Para a ação no cabelo seco e quebradiço, o óleo é usado na reconstrução dos fios, hidratação, promoção de brilho e controle do frizz. 

Como usar

O óleo de rosa mosqueta pode ser usado tanto na pele, como no cabelo:

Na pele

Para usar o óleo de rosa mosqueta na pele é recomendado que sejam aplicadas algumas gotas diretamente sobre a pele, massageando com movimentos circulares suaves durante 2 a 3 minutos, até a sua completa absorção. O óleo pode ser aplicado 1 a 2 vezes por dia, principalmente nas regiões mais secas ou com cicatrizes, estrias, rugas ou linhas de expressão, por exemplo, conforme a necessidade.

No caso de ser utilizado para prevenir estrias, pode ser recomendado pelo dermatologista a sua aplicação pelo menos 2 vezes por dia. 

No cabelo

O óleo de rosa mosqueta pode ser usado em todo o cabelo, desde a raiz do fio, aplicando algumas gotas no couro cabeludo, e massageando com movimentos circulares por 5 minutos e por toda a extensão do cabelo, podendo-se repetir pelo menos 1 vez por semana. Quando associado a cremes ou loções, o óleo pode ser aplicado no cabelo úmido por 15 a 20 minutos, sendo retirado, em seguida, com shampoo e condicionador habitual.

Como preparar óleo de rosa mosqueta

É possível preparar o óleo de rosa mosqueta em casa para nutrir e dar luminosidade à pele, sendo necessário para isso:

Ingredientes

  • 30 a 40 gramas de sementes de rosa mosqueta;
  • Óleo de amêndoas;
  • Pote ou frasco de vidro com tampa;
  • Conta gotas.

Modo de preparo

Primeiramente, é recomendado cortar as sementes ao meio e depois colocar em um frasco de vidro. Em seguida adicionar óleo de amêndoas em quantidade suficiente para cobrir todas as sementes, tapar o frasco e deixar repousar durante aproximadamente 20 dias. Passado esse tempo, coar o óleo, transferir para um conta gotas e conservar ao abrigo do calor e da luz direta.

Máscara capilar com rosa mosqueta

Para a preparação de uma máscara de cabelo com óleo de rosa mosqueta, deve-se adicionar 2 a 3 gotas de óleo em pouco de creme de hidratação capilar, e utilizar normalmente. É possível usar o óleo comprado em farmácia ou em lojas de produtos naturais, como o preparado em casa

Creme antirrugas com rosa de mosqueta

Outra forma de usar o rosa de mosqueta é em cremes antirrugas com o objetivo de hidratar, suavizar e evitar o surgimento de rugas e linhas de expressão da pele.

Ingredientes

  • 5 ml de óleo essencial de rosa mosqueta;
  • 20 ml de óleo de coco;
  • 30 ml de cera de abelha;
  • 1 ampola de vitamina E;
  • Pote ou frasco de vidro com tampa.

Modo de preparo

Colocar o óleo de coco e a cera de abelha em uma panela e aquecer em banho maria, misturando regularmente com uma espátula, até que os dois ingredientes se misturem. Depois do óleo de coco e a cera de abelha estarem misturados, adicionar o óleo de rosa mosqueta e a ampola de vitamina E, misturar bem e deixar esfriar. Guardar na geladeira.

Este creme, pode ser aplicado várias vezes por dia conforme a necessidade, sendo especialmente indicado passar no rosto à noite antes de ir dormir.

Além disso, para o creme ficar mais líquido, pode adicionar 30 ml de óleo de coco e apenas 20 de cera de abelha ou, por outro lado, se preferir o creme mais espesso, basta adicionar 40 ml de cera de abelha e apenas 10 a 15 ml de óleo de coco.

Contraindicações

Até o momento, o óleo de rosa mosqueta não apresenta indicação para uso em feridas abertas e, por isso, está contra indicado nestes casos, devendo ser utilizado apenas em pele íntegra.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SANTOS, Joyce S.; VIEIRA, Ana B. D.; KAMADA, Ivone. A Rosa Mosqueta no tratamento de feridas abertas: uma revisão A Rosa Mosqueta no tratamento de feridas abertas: uma revisão. Revista Brasileira de Enfermagem. vol.63, n.3. 457-462, 2009
  • SANTOS, Joyce S.; BARRETO, Lívia C. L.; KAMADA, Ivone. Rosa mosqueta como potencial agente cicatrizante. Revista Cubana de Enfermería. vol.34, n.1. 2018
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.