Permanganato de potássio: para que serve e como usar

O permanganato de potássio é uma substância antisséptica com ação antibacteriana e antifúngica, que pode ser utilizada para limpar a pele com feridas, abscessos ou catapora, por exemplo, e facilitar a cicatrização da pele, devendo ser usado de acordo com a recomendação do médico. É importante saber que estes comprimidos são de uso exclusivamente externo e não devem ser ingeridos. 

O permanganato de potássio pode ser encontrado em farmácias, em forma de comprimidos ou pó, que devem ser dissolvido na água antes da utilização.

Permanganato de potássio: para que serve e como usar

Para que serve

O permanganato de potássio possui ação antisséptica e, por isso, pode ser indicado pelo médico para a limpeza e desinfecção de feridas e úlceras, sendo coadjuvante no tratamento da catapora, candidíase ou outras feridas na pele.

Como usar

O permanganato de potássio pode ser encontrado em forma de pó ou comprimidos, sendo necessário em ambas as formas diluir em água. Assim, deve-se diluir 1 comprimido ou 100 mg de permanganato de potássio em 1 a 4 litros de água ou de acordo com a orientação do médico, já que a proporção para diluição pode variar de acordo com o problema a ser tratado, em alguns casos.

Após a diluição, deve-se lavar a região afetada com esta solução ou permanecer imerso na água durante no máximo 10 minutos diariamente, após o banho, até que as feridas desapareçam. Além disso, esta solução também pode ser usada através de um banho de assento, num bidê, bacia ou numa banheira, por exemplo, ou mergulhando uma compressa na solução e passar na região afetada. Veja mais sobre o banho de permanganato de potássio.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais estão relacionados com a ingestão do permanganato de potássio, já que pode apresentar efeito cáustico, resultando em irritação das vias a digestivas, vômitos, náuseas, dor abdominal e diarreia, além de também poder alterar a cor da boca.

Além disso, caso o permanganato de potássio fique muito tempo em contato com a pele, pode também haver irritação da pele, queimaduras, dor, vermelhidão e, em alguns casos, a pele pode ficar manchada.

Quando não é indicado

O permanganato de potássio não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade a esta substância e deve ser evitado no rosto, principalmente perto da região ocular. Esta substância é de uso exclusivamente externo e nunca deve ser ingerida.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: