Pilates ou musculação: O que é melhor?

Atualizado em abril 2019

Os exercícios de Pilates são bons para aumentar a elasticidade, a resistência, a força e equilíbrio enquanto que a musculação é boa para aumentar o volume muscular deixando o corpo bem definido. Outra diferença é a rotina da musculação e a variedade do Pilates.

O Pilates ainda fortalece os músculos pélvicos, melhora a respiração e a postura, sendo um ótimo complemento para quem já pratica musculação.

Existem duas formas distintas de praticar Pilates, uma é no solo utilizando apenas pesos, molas, bolas de diversos tamanhos, círculos, faixa elástica e o peso do próprio corpo e a outra é com aparelhos específicos de Pilates. As duas formas são boas para emagrecer e para definir o corpo, mas a que dá resultados mais rápidos é o método de Pilates com aparelhos.

Os exercícios de musculação promovem o aumento da massa muscular relativamente em pouco tempo e em cerca de 6 meses de treino é possível observar um melhor contorno corporal e maior definição dos músculos. Mas no Pilates, se os exercícios forem realizados corretamente, em 3 meses é possível observar que os músculos estão mais firmes ao toque e durante a contração.

Imagem ilustrativa número 1

Posso fazer Pilates e musculação juntos?

Quem gosta muito de fazer exercício físico pode fazer as aulas de Pilates e as de musculação, mas não no mesmo dia. O ideal é que num dia se faça um tipo de exercício num dia e, no outro dia, o outro exercício, havendo uma alternância entre eles.

Quem deseja somente aumentar a massa muscular para parecer mais forte deve optar pela musculação, especialmente nos primeiros meses, e depois poderá manter estes músculos através do Pilates porque nesses método o objetivo dos exercícios não é somente o aumento do volume muscular.

Pilates substitui a musculação?

O Pilates substitui a musculação dependendo dos objetivos a serem alcançados. Confira algumas diferenças entre eles:

Pilates Musculação
Mais equilíbrio, coordenação e  flexibilidade Mais volume muscular rapidamente
Mais força com menos volume muscular Maior benefício ósseo
Melhor respiração Fortalecimento de grupos musculares específicos

Seja qual for o tipo de exercício escolhido, certamente ele trará ótimos benefícios ao seu corpo. O importante é não ser sedentário e garantir que pratica alguma atividade física regularmente.

Além disso, durante os treinos, é importante manter a hidratação do corpo e fornecer energia, sendo nestes casos recomendado o consumo de bebidas energéticas caseiras. Veja como preparar uma bebida energética caseira vendo esse vídeo: 

Quais os benefícios do pilates

Alguns dos benefícios de fazer pilates para o corpo incluem:

  • Fortalecimento dos músculos do abdômen;
  • Alivia a dor nas costas;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Melhora a postura;
  • Aumenta a capacidade cardiovascular;
  • Diminui a inflamação da articulação.

Além disso, existe ainda o pilates clínico que é semelhante à fisioterapia, onde são utilizados exercícios de pilates adaptados para ajudar na recuperação de vários tipos de lesões, fortalecer os músculos pélvicos na incontinência ou melhorar a performance do atleta, por exemplo. 

Quantas calorias gasto? 

Outras atividades físicas também são boas opções para emagrecer. Insira seus dados a seguir e saiba quantas calorias você queima ao fazer exercícios:

Erro
minutos
Erro
kg
Erro

Vídeos relacionados