Plataforma vibratória: o que é, benefícios e como funciona

Atualizado em janeiro 2021

A plataforma vibratória é um equipamento que pode ser encontrado em algumas academias e que tem como principal objetivo potencializar os resultados dos exercícios realizados, favorecendo o aumento da força e resistência muscular, flexibilidade e queima de gordura, além de promover a saúde e fortalecimento dos ossos.

O equipamento possui motores que geram movimentos para os lados, para frente e para trás numa velocidade tão rápida que o que se sente é apenas vibração, sendo preciso fazer força muscular e se segurar firme para não se desequilibrar durante todo o tempo em que o aparelho encontra-se ligado.

Imagem ilustrativa número 2

Benefícios da plataforma vibratória

Os benefícios da plataforma vibratória estão relacionados com a força e contração muscular que precisa ser realizada para evitar desequilíbrio. Assim, alguns dos benefícios da plataforma vibratória são:

  • Maior força e resistência muscular;
  • Queima de gordura, principalmente gordura visceral, que é a gordura encontrada entre os órgãos e que, por isso, é mais difícil de ser eliminada;
  • Aumento da flexibilidade muscular;
  • Favorece a circulação sanguínea, tendo impacto na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Promove a saúde dos ossos;
  • Ajuda a aliviar dores;
  • Fortalece as articulações.

No entanto, para que os benefícios da plataforma vibratória sejam garantidos, é recomendado que, além dos exercícios realizados fora da plataforma, sejam também realizados outros exercícios, pois assim há maior ativação muscular.

Assim, para potencializar o uso da plataforma deve-se realizar exercícios de contração muscular com halteres, bolas ou elásticos para que o ganho de força e aumento do volume muscular realmente seja alcançado. O uso de equipamentos como o rolo de espuma, para o deslizamento dos músculos posteriores de coxa, em cima da plataforma também pode aumentar o ganho de flexibilidade dessa região.

Permanecer parado em cima da plataforma não é suficiente para ter todos os benefícios, no entanto pode ser útil no processo de reabilitação de lesões, sendo utilizado na fisioterapia.

Plataforma vibratória funciona?

A plataforma vibratória funciona quando o seu uso é monitorado por um fisioterapeuta ou profissional de educação física para que seja indicada a realização de exercícios para potencializar os efeitos da plataforma e dos exercícios realizados anteriormente. Por isso, os resultados obtidos através da plataforma vibratória variam de acordo com o nível de treinamento da pessoa:

  • Pessoa sedentária que fica parada em cima da plataforma: pode não ter muitos resultados, sendo na maioria das vezes realizada no tratamento de lesões;
  • Pessoas saudáveis e que já praticam atividade física: podem ter um pequeno aumento da força e do volume muscular ao realizar os treinos sobre este equipamento, no entanto, maiores resultados seriam obtidos ao aumentar o peso nos seus treinos, sem a necessidade da plataforma;
  • Pessoa sedentária que começa o treino com exercícios de contração muscular em cima da plataforma: são as que tem maiores ganhos de força e volume muscular e queima de gordura. 

Os aparelhos de plataforma vibratória tem um custo elevado para a maioria das pessoas e os aparelhos mais econômicos normalmente são menos potentes e por isso tem ainda menos benefícios. Se é uma pessoa saudável e deseja realizar um treino de força com a plataforma vibratória é mais indicado realizar uma aula numa academia de ginástica que tenha este tipo de equipamento. 

Como usar

O uso da plataforma vibratória é indicado durante aulas de grupo na academia, isso porque o instrutor indica quais os exercícios que devem ser realizados para que a pessoa tenha o máximo de benefícios possíveis. É indicado realizar exercícios de contração muscular com pesos em cima da plataforma vibratória, mas também podem ser realizado exercícios isométricos como agachamento, prancha frontal e lateral.

O tempo de treino nunca deve ser inferior à 30 minutos, mas cada grupo muscular só pode ser estimulado por 6 minutos para evitar a fadiga, que compromete os resultados. Apesar de possuir vários benefícios e de não estar associado com riscos, o uso da plataforma vibratória não é indicada em caso de uso de marcapasso cardíaco, epilepsia, durante a gestação, em caso de DIU recentemente colocado, hérnia de disco grave, em caso de prótese de quadril ou joelho. 

O que fazer para emagrecer

A melhor estratégia para fortalecer os músculos e queimar gordura é praticar atividade física de moderada à alta intensidade, com frequência cardíaca máxima acima de 70% (FC max) através de exercícios aeróbicos, como corrida, bicicleta ou spinning, complementando o treino com exercícios anaeróbicos, com pesos e poucas repetições, como normalmente se faz na musculação. 

Os exercícios para emagrecer podem ser realizados 3-4 vezes por semana, mas sempre tendo o cuidado de não treinar o mesmo grupo muscular em dias seguidos, porque é preciso dar tempo para os músculos descansarem e crescerem. Exercícios como o Pilates também contribui para queimar gordura e aumentar os músculos, principalmente quando são utilizados grandes equipamentos, que podem ter uma boa resistência, devido às molas, tal como acontece no cadillac ou reformer, por exemplo. 

Além disso é muito importante estar atento à alimentação consumindo alimentos saudáveis, não industrializados, e preferir a dieta com baixo carboidrato. Veja como fazer a dieta low carb para alcançar resultados mais rápidos