Pontadas na barriga: 11 principais causas (e o que fazer)

Atualizado em abril 2024

A pontada na barriga é a sensação de dor na região abdominal que aparece por causa de condições relacionadas ao consumo de alimentos ricos em carboidrato e lactose, por exemplo, que levam à produção de gases intestinais em excesso ou prisão de ventre.

No entanto, quando a pontada na barriga é acompanhada de outros sintomas como diarreia, vômitos, febre e mal estar podem indicar algumas situações que requerem a confirmação do diagnóstico por um médico de família ou gastroenterologista.

O tratamento para melhorar a pontada na barriga depende da causa deste sintoma, porém podem ser indicados medicamentos para diminuir a dor, a distensão abdominal ou gases intestinais.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser as pontadas na barriga

Para ajudar a identificar as possíveis causas de pontadas na sua barriga, por favor responda às seguintes questões:

A1
Em que lado sente a dor?

Esta ferramenta deve ser usada apenas como orientação para tentar identificar a possível causa de pontadas na barriga, por isso, não deve substituir a consulta com o médico, que é o profissional capaz de confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado.

Causas de pontada na barriga

As principais causas de pontada na barriga são:

1. Gases intestinais

Os gases intestinais quando produzidos em excesso podem causar sintomas como pontadas na barriga, queimação na garganta, fisgada no peito e arrotos constantes. Conheça outras causas de gases intestinais.

Esses gases no intestino o u estômago podem ser causados por alimentos como, feijão, repolho, couve-flor, brócolis, lentilha, cebola ou alho, por exemplo, devido a fermentação desses alimentos. Bebidas gaseificadas também estão relacionados com aumento dos gases intestinais.

Em alguns casos, a ocorrência de gases intestinais está associada a determinados problemas de saúde que podem ser intolerância à lactose, hipocloridria, vermes e síndrome do intestino irritável.

O que fazer: para aliviar e eliminar os gases intestinais é recomendado ingerir bastante água durante o dia, comer com calma, mastigando bem os alimentos e evitar tomar líquidos durante as refeições. Pode-se fazer uso de medicamentos com simeticona, como o Luftal, para alívio dos sintomas.

Caso os gases intestinais ocorram com frequência, deve-se consultar o gastroenterologista para identificar a causa e indicar o tratamento mais adequado.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Prisão de ventre

A prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal, ocorre quando a frequência das evacuações são reduzidas ou quando as fezes ficam endurecidas, necessitando um esforço excessivo durante a evacuação.

Esta condição ocorre por diversos fatores que estão associados principalmente a ingestão inadequada de fibras e água e a não realização de atividade física, havendo o surgimento de alguns sintomas como inchaço e pontada na barriga, acontecendo devido o acúmulo de fezes e produção de gases intestinais. 

O que fazer: deve-se aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e beber quantidade de água adequada, em média 2 litros por dia. Deve-se também manter disciplina quanto aos horários de evacuar, não segurar a vontade, pois isto piora a consistência das fezes e provoca a perda progressiva do reflexo de evacuar.

Se a prisão de ventre ocorre muito frequentemente e os hábitos intestinais nunca são regulares, é indicado clínico geral ou gastroenterologista para investigar melhor as causas e indicar medicamentos laxantes, por exemplo, para facilitar a saída das fezes.

Veja mais formas de combater a prisão de ventre no vídeo a seguir:

3. Apendicite

O apendicite pode causar pontadas na barriga, mais especificamente na parte inferior do lado direito, vômitos, febre, perda de apetite e mal-estar geral.

Esses sintomas surgem devido à inflamação do apêndice, que é um pequeno órgão localizado na ponta do intestino grosso, normalmente por obstrução com restos de fezes.

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, caso surjam sintomas de apendicite, para fazer o tratamento o mais rápido possível, que é a cirurgia para retirada do apêndice, e evitar complicações como perfuração do apêndice, abscessos ou peritonite, por exemplo. Saiba mais como é feita a cirurgia de retirada do apêndice.

4. Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável, também chamada de síndrome do cólon irritável, provoca sintomas como urgência para evacuar, eliminação de muco pelo reto e desconforto abdominal, inchaço, distensão e pontada na barriga.

Essa condição caracteriza-se pela alteração do hábito intestinal, sendo que a pessoa pode apresentar período com diarreia intercalados com prisão de ventre. Saiba identificar os sintomas da síndrome o intestino irritável.

O que fazer: o tratamento deve ser feito com orientação do gastroenterologista que pode indicar mudanças na alimentação e/ou uso de remédios para regular o funcionamento e a microbiota do intestino, ou para aliviar a dor. Veja todas as opções de tratamento para síndrome do intestino irritável.

5. Infecção urinária

A infecção urinária pode causar ardência e dor tipo pontada na barriga ao urinar e se a infecção atingir os rins, pode causar dor na parte inferior das costas. Veja todos os sintomas de infecção urinária.

Essa infecção é mais frequente nas mulheres, mas também pode acontecer em homens, sendo causada principalmente por bactérias que estão naturalmente presentes no organismo, como a E. coli, por exemplo.

O que fazer: o tratamento deve ser feito com orientação do urologista ou ginecologista para aliviar a dor e eliminar as bactérias das vias urinárias com uso de antibióticos, como trimetoprima e ciprofloxacino. Alguns remédios naturais podem ser usados como opções complementares, como suco de arando silvestre.

Veja a seguir um vídeo com dicas sobre o que comer para curar e evitar infecção urinária:

6. Pedra na vesícula

A pedra na vesícula, conhecida também de colelitíase, pode causar dor tipo pontada na barriga ou cólica, afetando o lado direito abaixo das costelas ou região do estômago.

Essa dor pode ser intensa, especialmente após consumir alimentos gordurosos, além de poder estar acompanhada de outros sintomas, como náuseas, vômitos ou dor nas costas e/ou no ombro direito, ou até pele e olhos amarelados.

O que fazer: o tratamento deve ser feito pelo gastroenterologista e normalmente envolve o uso de analgésicos e antieméticos para aliviar os sintomas, remédios para ajudar a dissolver as pedras, como ácido ursodesoxicólico, ou cirurgia para remover a vesícula. Veja como é feita a cirurgia de vesícula

Leia também: 6 remédios caseiros para pedra na vesícula tuasaude.com/remedio-caseiro-para-pedra-na-vesicula

7. Cólica menstrual

A cólica menstrual pode causar dor na barriga tipo pontada, que pode ser intensa e estar acompanhada de outros sintomas, como cansaço, náuseas, diarreia ou dor nas costas.

Essa condição é causada pela liberação de substâncias inflamatórias no útero, chamadas prostaglandinas, que provocam contrações no útero para promover a descamação do endométrio.

O que fazer: colocar uma bolsa de água morna no abdômen ou tomar o chá de gengibre com valeriana, pode ajudar a aliviar a cólica menstrual. Veja algumas dicas para acabar com a cólica menstrual.

No entanto, se as cólicas menstruais durarem mais de 72 horas e forem muito fortes, é recomendado consultar um ginecologista para investigar se existe alguma condição que necessita de tratamento, como a endometriose, por exemplo. 

8. Gravidez

No início da gravidez, a mulher pode sentir sensação de pontada na barriga ou fisgadas, que acontecem devido às mudanças hormonais e modificações na estrutura do útero.

No entanto, se junto com a pontada ocorrer sangramento vaginal, cólica intensa em apenas um lado da barriga e que piora com o movimento, náuseas e vômitos, pode ser indicativo de gravidez ectópica, por exemplo. Saiba como identificar a gravidez ectópica.

O que fazer: como é considerado uma condição normal no início da gravidez, é recomendado repousar, manter o corpo hidratado e fazer as consultas pré-natais com o obstetra. Saiba como é feito o pré-natal e quando iniciar.

É importante observar se ocorrem sangramentos ou outros sintomas, pois se caso acontecer é preciso procurar atendimento médico rapidamente.

9. Ovulação

Algumas mulheres podem sentir dor no momento da ovulação, que é o período fértil que ocorre por volta do 14º dia do ciclo menstrual, quando o óvulo é liberado pelo ovário para as trompas de Falópio. Veja como saber quando é o período fértil.

Esta dor pode ser na forma de pontadas e ser leve a intensa, demorar uns minutos ou mesmo horas e pode ser acompanhada por um ligeiro sangramento e em alguns casos a mulher pode também sentir enjoos.

O que fazer: geralmente não é necessário tratamento para a dor provocada pela ovulação, no entanto, se o desconforto for muito grande pode ser necessário tomar analgésicos ou anti-inflamatórios, ou anticoncepcionais receitados pelo ginecologista. Veja os principais anticoncepcionais que podem ser indicados.

10. Cisto no ovário

O cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquido que pode se formar dentro ou ao redor do ovário, podendo causar dor tipo pontada durante a ovulação ou durante o contato íntimo.

Além disso, outros sintomas são atraso da menstruação, aumento da sensibilidade das mamas, sangramento vaginal, aumento do peso ou dificuldade para engravidar. Saiba identificar todos os sintomas do cisto no ovário.

O que fazer: o cisto no ovário geralmente diminui de tamanho sem que seja necessário tratamento. No entanto, caso isso não aconteça, o cisto pode ser tratado com o uso da pílula anticoncepcional ou mesmo com cirurgia.

Caso o cisto seja muito grande, apresente sinais de câncer ou em caso de torção do ovário, pode ser necessário retirar completamente o ovário. Veja todas as opções de tratamento para o cisto no ovário.

11. Úlcera no estômago

A dor tipo pontada na barriga também pode ser causada por úlcera gástrica, que é uma ferida no estômago, normalmente causada por infecção por H. pylori ou uso de remédios anti-inflamatórios não esteroides.

Outros sintomas que podem surgir são queimação no estômago, má digestão, náuseas, vômitos, perda do apetite ou sensação de estômago inchado, que geralmente pioram após comer ou quando se ingere alimentos muito picantes ou gordurosos

O que fazer: deve-se consultar o gastroenterologista que pode ser indicado o melhor tratamento de acordo com a causa, e normalmente envolve o uso de remédios para diminuir a acidez do estômago, como omeprazol, e antibióticos. Veja os principais remédios para úlcera no estômago.

Leia também: Dieta para gastrite e úlcera tuasaude.com/dieta-para-gastrite-e-ulcera

Quando ir ao médico

É recomendado procurar atendimento médico o quanto antes quando surgem outros sintomas além das pontadas na barriga, como:

  • Febre;
  • Sangramento intestinal;
  • Vômitos por mais de 24 horas.

Estes sinais também podem indicar outros problemas de saúde e, para a confirmação do diagnóstico, é necessário consultar um clínico geral ou gastroenterologista rapidamente.

Vídeos relacionados