Posição lateral de segurança (PLS): o que é, como fazer e quando usar

Atualizado em maio 2023

A posição lateral de segurança, ou PLS, é uma técnica indispensável para muitos casos de primeiros socorros, pois mantém as vias respiratórias abertas e ajuda a garantir que o vômito ou outros conteúdos presentes no estômago não sejam regurgitados e entrem nos pulmões, evitando o risco de asfixia.

Esta posição, também chamada de posição de recuperação, deve ser utilizada sempre que a pessoa está inconsciente, mas continua respirando e com pulsação regular, e não apresenta qualquer problema que possa colocar a vida em risco.

A posição lateral de segurança pode ser realizada em casos de convulsões, afogamentos ou overdose, por exemplo, mas não deve utilizada se a pessoa apresentar traumas ou lesões na coluna, medula espinhal, cabeça ou pescoço. Em todos os casos, deve-se sempre ligar para o SAMU, no número 192.

Imagem ilustrativa número 1

Passo a passo da posição lateral de segurança

Para colocar uma pessoa na posição lateral de segurança é recomendado:

  1. Deitar a pessoa de barriga para cima, endireitando os braços e as pernas;
  2. Ajoelhar-se ao lado da pessoa;
  3. Retirar objetos que possam machucar a vítima, como óculos, relógios ou cintos;
  4. Esticar o braço da pessoa que está mais próximo e dobre-o, formando um ângulo de 90º. A palma da mão da pessoa deve ficar voltada para cima;
  5. Segurar a mão do outro braço (que está mais afastado de si) e cruzá-la por cima do tórax, colocando-a junto do rosto da pessoa;
  6. Dobrar o joelho da pessoa que está mais longe, de forma que o pé da vítima fique em contato com o chão;
  7. Apoiar uma mão na cabeça da pessoa e a outra mão na perna dobrada;
  8. Rodar a pessoa para o lado do braço que está apoiado no chão;
  9. Inclinar a cabeça ligeiramente para trás, para garantir que as vias aéreas permaneçam abertas.

Após colocar a pessoa nesta posição é importante observar até à chegada da ambulância. Se nesse tempo a vítima deixar de respirar, deve voltar a deitá-la rapidamente de barriga para cima e iniciar a massagem cardíaca, para manter o sangue circulando e aumentar as chances de sobrevivência.

Esta técnica nunca deve ser aplicada em pessoas com suspeita de lesões graves na coluna vertebral, como acontece nas vítimas de acidentes de carro ou de queda de grande altura, pois isso pode agravar possíveis lesões que existam na coluna. Veja o que deve fazer nesses casos.

Qual lado colocar a pessoa, direito ou esquerdo?

A posição lateral de segurança na maioria dos casos pode ser feita tanto para o lado direito, como esquerdo. No entanto, nos casos de overdose ou envenenamento, deve-se virar a pessoa para o lado esquerdo até que a ambulância chegue.

Nos casos de mulheres grávidas, também deve-se virá-la para o lado esquerdo, de forma a evitar que o peso do bebê comprima os vasos sanguíneos do abdômen.

Já nos casos de afogamento, é recomendado virar a pessoa para o lado direito.

Quando deve utilizar esta posição

A posição lateral de segurança deve ser usada para manter a vítima em segurança até à chegada da ajuda médica e, por isso, só pode ser feita em pessoas que estão inconscientes, mas respirando.

Através desta técnica simples é possível garantir que a língua não cai sobre a garganta obstruindo a respiração, assim como também prevenir que possíveis vômitos possam ser engolidos e aspirados para o pulmão, causando pneumonia ou asfixia.

Vídeos relacionados