Quando a mulher não deve amamentar: 4 contraindicações

Atualizado em agosto 2021

A amamentação é a melhor forma de alimentar o bebê, porém isso nem sempre é possível, porque existem situações em que a mãe não pode amamentar, porque pode transmitir doenças ao bebê, porque pode precisar fazer algum tratamento ou porque usa substâncias que podem passar para o leite e prejudicar o bebê.

Além disso, também não se deve amamentar caso o bebê tenha alguma condição e não consiga digerir o leite materno.

Imagem ilustrativa número 2

1. A mãe tem HIV

Caso a mãe seja portadora do vírus HIV, não deve, em momento nenhum, amamentar o bebê, porque existe o risco do vírus passar para o leite e contaminar a criança. O mesmo se aplica em doenças como hepatite B ou C com alta carga viral ou situações em que a mãe esteja contaminada por algum micro-organismo, ou possua alguma infecção no mamilo, por exemplo.

2. A mãe está a fazer tratamentos

Se a mulher estiver na 1ª semana do tratamento para tuberculose, estiver a realizar tratamento contra o câncer com radioterapia e/ou quimioterapia ou outros remédios que passam para o leite materno e possam causar danos no bebê, ela não deve amamentar.

3. A mãe é usuária de drogas

Se a mãe for usuária de drogas ou consumir bebidas alcoólicas, também não deve amamentar porque estas substâncias passam para o leite, sendo ingeridas pelo bebê, podendo prejudicar o seu desenvolvimento.

4. O bebê tem fenilcetonúria, galactosemia ou outra doença metabólica

Se o bebê tiver fenilcetonúria, galactosemia ou outra doença metabólica que o impeça de digerir o leite corretamente não pode ser amamentado pela mãe e deve ingerir um leite sintético especial para a sua condição.

Por vezes, as mulheres que colocaram silicone nas mamas ou realizaram uma cirurgia de redução mamária também não conseguem amamentar por alterações na anatomia da mama. 

Como alimentar o bebê que não pode ser amamentado

Quando a mãe não pode amamentar e quer dar leite materno para o seu bebê, pode recorrer ao banco de leite humano mais próximo de sua casa. Além disso, pode também oferecer o leite em pó adaptado para o bebê, respeitando a indicação do pediatra. Saiba como escolher o melhor leite para o seu bebê.

É importante salientar que nunca se deve oferecer o leite de vaca puro para o bebê, antes que ele complete o primeiro ano de vida, pois aumenta o risco de desenvolver alergias e pode também prejudicar o desenvolvimento, já que a proporção nutricional não é adequada para bebês com essa idade.

Saiba também como e quando parar de amamentar.