Remédios caseiros para baixar o ácido úrico

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

Um excelente remédio caseiro para controlar o ácido úrico é tomar regularmente o suco de beterraba com cenoura porque possui água e substâncias que ajudam a diminuir a concentração de ácido úrico no sangue.

Outras opções naturais são o chá de urtiga, aplicar a pomada de arnica diariamente, e aplicar o cataplasma de uma planta chamada confrei, porque estas ervas medicinais possuem propriedades que auxiliam na recuperação da articulação afetada, trazendo alívio dos sintomas.

Apesar dos remédios caseiros ajudarem a regular os níveis de ácido úrico, o seu uso não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, sendo fundamental seguir as orientações médicas.

Imagem ilustrativa número 1

1. Suco de beterraba com cenoura

Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião. Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.

Ingredientes

  • 80 g de beterraba;
  • 80 g de cenoura;
  • 80 g de pepino;
  • 20 g de agrião.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Beber esse suco todos os dias pela manhã e em jejum.

2. Suco de cereja

O suco de cereja ajuda a diminuir o ácido úrico e a prevenir o desenvolvimento da gota. Além disso, a cereja tem ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir as dores comuns na gota e na artrite.

Ingredientes

  • 400 gramas de cereja;
  • 3 folhas de hortelã;
  • 1/2 copo de água.

Modo de preparo

Lavar as cerejas e retirar o caroço. Colocar no liquidificador juntamente com a água e bater. Em seguida, adicionar as folhas de hortelã e bater novamente, podendo consumir em seguida.

3. Chá de urtiga

Outro remédio caseiro para ácido úrico é o chá de urtiga que tem efeito anti-inflamatório, que estimula a circulação e diminui o inchaço local.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água sobre as folhas secas e deixar em infusão durante 20 minutos, coar a seguir e tomar várias vezes ao dia. 

4. Pomada de arnica

A pomada de arnica é ótima para ser aplicada na pele dolorida devido a contusões, pancadas ou marcas roxas porque alivia a dor muscular de forma muito eficiente.

Ingredientes:

  • 5 g de cera de abelha;
  • 45 ml de óleo de oliva;
  • 4 colheres de folhas e flores de arnica picadas.

Preparo:

Em banho-maria, colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver em fogo baixo durante alguns minutos. Em seguida, apagar o fogo e deixar os ingredientes dentro da panela por algumas horas para macerar. Antes que esfrie, coar e armazenar a parte líquida em recipientes com tampa, que devem ser mantidos sempre num local seco, escuro e arejado.

5. Cataplasma de confrei

Imagem ilustrativa número 4

O cataplasma preparado com confrei ajuda na recuperação das articulações doloridas e diminui o inchaço local, porque essa planta possui um princípio ativo chamado colina que impede a formação do edema e favorece a circulação sanguínea do tecido lesionado. A alantoína e o visco estimulam o crescimento celular e a regeneração do tecido, enquanto que os taninos tem efeito antimicrobiano. 

Ingredientes:

  • 2 a 4 colheres (de sopa) da raiz de confrei em pó;
  • 1 pedaço de tecido que possa cobrir a área desejada;
  • Água morna suficiente para formar uma pasta.

Preparo:

Misturar o pó com a água cuidadosamente até formar uma pasta, colocar sobre o pano limpo e aplicar diretamente sobre a área que deseja tratar. Deixar agir por 2 horas.

Atenção: Esse preparado não deve ser usado em feridas abertas porque pode ser tóxico e causar irritação na pele, problemas no fígado e favorecer o desenvolvimento de câncer. 

A dieta para o ácido úrico envolve também não ingerir alimentos que promovem maior produção de ácido úrico, como a carne vermelha, fígado, rins, embutidos e frutos do mar, além de diminuir a ingestão de feijão, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja, por exemplo. Veja como a alimentação também pode ajudar:

youtube image - Alimentação para ÁCIDO ÚRICO alto