8 chás para cólica intestinal (e como preparar)

Atualizado em outubro 2023
Evidência científica

Alguns chás que podem ser usados para cólica intestinal são o chá de erva-cidreira, o chá de hortelã-pimenta ou o chá de funcho. Estes chá possuem substâncias com ação anti-inflamatória, analgésica, calmante e antiespasmódica, que ajudam a aliviar sintomas como desconforto abdominal, excesso de gases, náuseas ou sensação de barriga inchada.

A cólica intestinal pode ser causada por intolerância ou alergia alimentar, consumo excessivo de alimentos que causam gases intestinais, ou até mesmo por condições mais graves como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn ou diverticulite, por exemplo. Veja as principais causas da cólica intestinal.

Estes chás podem ser usados para aliviar os sintomas da cólica intestinal, mas se não ocorrer melhora em 2 dias, o aconselhado é consultar o clínico geral ou o gastroenterologista para que possa ser iniciado tratamento com remédios, caso necessário.

Imagem ilustrativa número 1

Os principais chás que ajudam a aliviar as cólicas intestinais são:

1. Chá de boldo

O chá de boldo, preparado com as folhas secas do boldo do Chile ou folhas frescas do boldo brasileiro, é rico em boldina e ácido rosmarínico, substâncias com propriedades digestivas, anti-inflamatórias, anti-espasmódicas e adstringentes, que ajudam a reduzir a acidez do estômago e auxiliam na digestão de gorduras. Dessa forma, este chá é muito útil para aliviar a cólica intestinal em situações de má digestão ou intolerância alimentar, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de boldo picado;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas de boldo picado em 150 mL de água fervente. Deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar e tomar morno logo em seguida, de 2 a 3 vezes por dia, antes ou após as refeições. Outra opção é tomar uma xícara antes de dormir para ajudar a digestão após o jantar.

O chá de boldo não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, para pessoas com hepatites, problemas nos rins, pâncreas, na vesícula. Assim como não é indicado para pessoas com pressão alta e crianças.

2. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta possui óleos na sua composição, como mentol, mentona e limoneno, que têm ação analgésica e antiespasmódica, ajudando a relaxar os músculos intestinais, e a reduzir a formação de gases, o que diminui as contrações qu e causam cólica intestinal.

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de folhas frescas ou secas, trituradas de hortelã-pimenta;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as folhas de hortelã-pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar repousar durante 5 a 10 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia.

3. Chá de funcho

O chá de funcho possui substâncias com ação anti-inflamatória, analgésica, antiespasmódica e digestivas, como anetol, estragol e alcânfora, que ajudam a aliviar a inflamação do intestino, diminuindo a cólica intestinal, a diarreia e os gases.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de sementes de funcho;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as sementes de funcho na xícara de água fervente. Tampar e deixar amornar, durante 10 a 15 minutos. Coar e beber a seguir de 2 a 3 xícaras por dia, 20 minutos antes da refeição. Outra opção de preparo deste chá é usar o saquinho do chá de funcho. Saiba outras formas de usar o funcho.

O chá de funcho não deve ser usado por mulheres grávidas ou em período de amamentação. Da mesma forma que esse chá não é recomendado pessoas com história de epilepsia, hiperestrogenismo e para mulheres com fluxo menstrual intenso.

4. Chá de camomila

O chá de camomila é rico em compostos fenólicos como apigenina, quercetina e patuletina, com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que reduzem a estimulação do trato gastrointestinal, aliviando a cólica.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de chá) de flores secas de camomila;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as flores secas de camomila em uma xícara com a água fervente, tampar, deixar repousar durante cerca de 5 a 10 minutos. Coar e beber até 4 xícaras desse chá por dia.

Outra forma de preparar o chá de camomila é utilizando os saquinhos, que podem ser encontrados em supermercados ou farmácias. Confira outras forma de preparar o chá de camomila.

Esse chá não é indicado para bebês menores de 6 meses. Além disso, pessoas que estejam usando anticoagulantes, sedativos, analgésicos ou outros medicamentos, devem falar com um médico antes de tomar o chá de camomila, porque essa planta pode alterar os efeitos de alguns remédios.

O chá com a camomila simples (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e amamentação. Entretanto, o chá de camomila-romana deve ser evitado, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança do uso desse tipo da planta durante a gravidez e a amamentação.

5. Chá de erva-cidreira

O chá de erva cidreira, preparado com a planta medicinal Melissa officinalis, é rico em citral, ácido rosmarínico, geraniol e beta-cariofileno, componentes com ação antiespasmódica, anti-inflamatória e carminativa, que inibem a produção de substâncias responsáveis por aumentar a contração do intestino. Além disso, esse chá ajuda a aliviar náuseas, vômitos e má digestão.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de folhas de erva-cidreira;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas de erva-cidreira na água fervente, tampar e deixar repousar por 5 minutos. A seguir, coar e beber de 3 a 4 xícaras deste chá por dia.

O chá de erva-cidreira pode interferir no efeito de remédios para tireoide, devendo ser feito apenas com orientação do médico, nesses casos. Além disso, é recomendado que mulheres grávidas ou em amamentação consultem o obstetra antes de consumir a erva-cidreira.

6. Chá de gengibre

O gengibre, cientificamente chamado de Zingiber officinalis, possui compostos fenólicos, como o gingerol, o chogaol e a zingerona, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antieméticas, sendo muito úteis para aliviar os sintomas de cólica intestinal.

Ingredientes:

  • 1 cm de raiz de gengibre;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Descascar as fatias de gengibre e cortar em pedaços menores. Adicionar o gengibre em uma panela, adicionar a água e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Deixar esfriar, coar e beber até 3 xícaras do chá por dia.

Esse chá não é indicado para quem tem pedra da vesícula, doenças hemorrágicas ou que usam medicamentos anticoagulantes. Pessoas que usam medicamentos para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o gengibre sob a orientação de um médico, pois ele pode interferir com o efeito desses remédios, podendo causar pressão baixa e hipoglicemia.

Durante a gravidez, o consumo máximo de gengibre deve ser de 1g por dia e por um intervalo máximo de 3 dias seguidos. No entanto, o gengibre não deve ser consumido perto do trabalho de parto, pois pode aumentar o risco de sangramentos.

7. Chá de endro

O chá de endro, preparado com a planta medicinal Aneethun graveolens, é rico em óleos como limoneno, carvacrol e timol, com propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, que ajudam a aliviar a cólica e os gases intestinais, causadas por síndrome do intestino irritável.

Além disso, esse chá também ajuda a aliviar as náuseas e a tratar a diarreia e a prisão de ventre.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de sementes de endro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar o endro na xícara de água fervente. Deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar a seguir.

O chá de endro não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham diabetes ou hipotireoidismo, ou que estejam em tratamento com lítio.

8. Chá de cardamomo

O chá de cardamomo é uma boa opção de remédio caseiro para cólica intestinal pois é rico em óleos essenciais que estimulam a produção de ácido pelo estômago, regulando os movimentos do intestino e facilitando a eliminação dos gases intestinais.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de sementes de cardamomo;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as sementes de cardamomo na xícara de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e tomar a xícara antes das refeições.

O chá de cardamomo não deve ser usado por pessoas com cálculos biliares.

Além disso, esse chá não deve ser consumido por mulheres que estejam grávidas ou amamentando, pois não existem estudos que comprovem a segurança do uso nestes casos.

Vídeos relacionados