6 remédios caseiros para gastroenterite

Atualizado em setembro 2022
Evidência científica

A água de arroz, o chá de gengibre, a maçã oxidada e o chá de ervas são alguns dos remédios caseiros que podem ser indicados para complementar o tratamento indicado pelo médico para a gastroenterite, já que possuem propriedades que ajudam a aliviar a diarreia, controlar os espasmos intestinais e a hidratar, ajudando no combate à diarreia.

A gastroenterite caracteriza-se por uma inflamação no estômago que pode ser provocada por vírus, bactérias, parasitas ou substâncias tóxicas, em que se podem manifestar sintomas como enjoos, vômitos, diarreia ou dor abdominal, por exemplo. Conheça outros sintomas de gastroenterite.

Imagem ilustrativa número 1

1. Água de arroz

Um ótimo remédio caseiro para a gastroenterite é beber a água da preparação do arroz, pois favorece a hidratação e ajuda a amenizar a diarreia.

Ingredientes

  • 30g de arroz;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar numa panela a água e o arroz e deixar o arroz cozinhar com a panela tapada em fogo brando, para que a água não evapore. Quando o arroz estiver cozido, deve-se coar e reservar a água que sobrou, adicionar açúcar ou 1 colher de mel e beber 1 copo desta água, várias vezes ao dia.

2. Maçã oxidada

A pectina das maçãs é uma boa opção para auxiliar no tratamento da gastroenterite, porque ajuda a solidificar as fezes líquidas.

Ingredientes

  • 1 maçã.

Modo de preparo

Ralar uma maçã descascada para um prato e deixar oxidar ao ar, até ficar castanha e comer ao longo do dia.

3. Chá de ervas

A erva-dos-gatos alivia as cãibras abdominais e a tensão emocional que possa contribuir para uma crise de diarreia. A hortelã-pimenta ajuda a eliminar os gases e a acalmar os espasmos gastrointestinais e a folha de framboesa contém substâncias adstringentes, chamados de taninos, que acalmam a inflamação intestinal.

Ingredientes

  • 500 mL de água;
  • 2 colheres de chá de erva-dos-gatos seca;
  • 2 colheres de chá de hortelã-pimenta seca;
  • 2 colheres de chá de folha de framboesa seca.

Modo de preparo

Verter a água fervente sobre as ervas secas e deixar em infusão por cerca de 15 minutos. Coar e beber 125 mL de hora em hora.

4. Chá de gengibre

O gengibre é ótimo para aliviar o enjoo e para auxiliar o processo digestivo, sendo considerada uma boa opção no tratamento da gastroenterite.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de raiz de gengibre
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a raiz de gengibre fresca e picada numa chávena de água, numa panela tapada, durante 10 minutos. Coar e ir bebendo pequenas quantidades ao longo do dia.

5. Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é outra excelente opção para melhorar a digestão em caso de gastroenterite, ajudando a combater as náuseas e gases.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sementes de erva-doce seca;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Para prepara esse chá, deve-se colocar a água para ferver e, em seguida, acrescentar as sementes de erva-doce secas. Tampar e deixar repousar durante 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.

6. Chá de camomila

A camomila possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias para ajudar em caso de gastroenterite, aliviando sintomas como cólicas abdominais, acidez, náuseas, tontura e gases.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de flores secas de camomila;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver um litro de água e, depois de fervida, colocar as flores de camomila na água, tampar e deixar esfriar. Coar e beber várias vezes ao dia.

Veja no vídeo a seguir mais dicas para aliviar os sintomas de gastroenterite:

youtube image - GASTROENTERITE: o que comer nos 4 primeiros dias

Vídeos relacionados