O que fazer para acabar com o torcicolo

Colocar uma compressa quente no pescoço, fazer uma massagem, alongar os músculos e tomar um relaxante muscular são algumas formas diferentes de tratar o torcicolo em casa. Essas opções de tratamentos se complementam e ajudam a curar o torcicolo mais rápido, podendo ser úteis para aliviar a dor e o desconforto.

Em alguns casos, pode ser também indicada a realização de sessões de fisioterapia ou o uso de remédio anti-inflamatórios em forma de pomada ou comprimido, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto causado pela torcicolo.

O torcicolo acontece devido a um espasmo muscular que impossibilita a pessoa de virar o pescoço de um lado para o outro, o que pode ser bastante desconfortável e limitar a realização das atividades do dia a dia. Veja mais sobre a torcicolo.

O que fazer para acabar com o torcicolo

Algumas dicas do que fazer para acabar com o torcicolo são:

1. Inclinar o corpo para frente

Ao inclinar o corpo para a frente, deixando a cabeça pendurada, faz com que o peso da cabeça, atue como um pêndulo, o que irá aumentar o espaço entre as vértebras cervicais e diminuir o espasmo dos músculos do pescoço, ajudando a aliviar a dor do torcicolo. 

É indicado ficar nessa posição por cerca de 2 min, mantendo os braços e cabeça bem soltos. É possível movimentar a cabeça com pequenos movimentos para um lado e para o outro, somente para se certificar de que os músculos dos ombros e do pescoço encontram-se relaxados.

2. Pressionar os músculos

Ao pressionar o músculo do pescoço, é possível estimular o seu relaxamento, ajudando a aliviar os sintomas. Para isso, deve-se pressionar com o polegar a parte do meio do músculo que está dolorido durante 30 segundos. Em seguida, deve-se pressionar a parte onde o músculo começa, na nuca, durante mais 30 segundos. Durante essa parte do tratamento pode-se estar de pé ou sentado e com a cabeça virada para frente.

3. Fisioterapia

A fisioterapia é indicada nos casos em que a dor da torcicolo é muito intensa e acontece de forma frequente. Uma das técnicas utilizadas na fisioterapia para torcicolo consiste em colocar a mão na cabeça do lado em que está o torcicolo e fazer força empurrando a cabeça contra a mão. Mantenha essa força durante 5 segundos e relaxar, descansando por mais 5 segundos. Repetir esse exercício mais 4 vezes. Aos pouquinhos a amplitude de movimento irá aumentar. 

Se após finalizar o exercício ainda houver limitação do movimento, poderá fazer o movimento para o lado oposto. Isso significa que se a dor é do lado direito, deve-se colocar a mão esquerda na cabeça e fazer força com a cabeça para empurrar a mão. Mantenha essa força sem tirar a cabeça do lugar, durante 5 segundos e depois descanse por mais 5 segundos. Depois irá alongar o músculo para o lado esquerdo, que é o que está afetado.

4. Massagem no pescoço

Massagear o pescoço usando óleo de amêndoa doce ou algum creme hidratante também é uma boa forma de diminuir a dor e o desconforto. A massagem deve ser realizada nos ombros, pescoço, nuca e cabeça, mas só deve ser realizada na parte final do tratamento, depois de ter realizado os exercícios e técnicas anteriormente indicadas.

A massagem não deve ser realizada de maneira muito forte, mas pode-se pressionar um pouco a palma da mão nos músculos do pescoço, no sentido dos ombros em direção às orelhas. Pequenos copinhos de silicone, que forma vácuo em seu interior também podem ser usados, com pouca pressão para aumentar a irrigação sanguínea e ajudar a soltar as fibras musculares.

Para finalizar pode-se colocar uma compressa morna na região do pescoço, deixando atuar durante cerca de 20 minutos. 

5. Remédios para torcicolo

Os remédios para torcicolo só devem ser utilizados após orientação do médico e, normalmente incluem pomadas anti-inflamatórias como Cataflan, comprimidos relaxantes musculares ou remédios anti-espasmódicos, como Ana-flex, Torsilax, Coltrax ou Mioflax, por exemplo. Aplicar um adesivo como Salompas também é uma boa estratégia para curar o torcicolo mais rápido. Saiba outros remédios que pode usar para tratar o torcicolo.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: