Remédios para compulsão alimentar (de farmácia e caseiros)

Atualizado em novembro 2023

Os remédios para compulsão alimentar, como a lisdexanfetamina, a sibutramina ou a fluoxetina, podem ser indicados pelo psiquiatra ou médico especializado no tratamento de distúrbios alimentares, para o tratamento do transtorno compulsivo alimentar, pois agem diminuindo o apetite e a ingestão de alimentos, o que reduz o número de episódios de compulsão por alimentos.

Esses remédios geralmente são indicados nos casos de compulsão alimentar moderada à grave, como forma a complementar o tratamento feito com psicoterapia e acompanhamento com o nutricionista, ou quando existe alguma condição de saúde associada, como ansiedade ou depressão, por exemplo.

Os remédios para compulsão alimentar devem ser utilizados somente com indicação médica, com doses individualizadas, pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico, sendo importante manter as sessões de psicoterapia, assim como manter um plano regular de exercício físico e uma dieta equilibrada. Saiba como é feito o tratamento da compulsão alimentar.

Imagem ilustrativa número 1

Remédios de farmácia

Os remédios de farmácia que podem ser indicados pelo médico para a compulsão alimentar são:

1. Lisdexanfetamina

A lisdexanfetamina, ou dimesilato de lisdexanfetamina, é o único remédio oficialmente aprovado pela ANVISA para o tratamento do transtorno compulsivo alimentar, indicado para adultos, pois age diretamente no cérebro ajudando a reduzir o apetite e o número de episódios de compulsão por alimentos.

Esse remédio deve ser utilizado somente com indicação médica, pois pode causar efeitos colaterais graves como agitação, alucinações, paranoia, rigidez ou espasmos muscular, falta de coordenação motora ou batimentos cardíacos acelerados, e é contraindicado para grávidas, lactentes ou para pessoas com problemas cardíacos, hipertireoidismo ou glaucoma, por exemplo.

A lisdexanfetamina pode ser comprada com receita médica em farmácias ou drogarias, como os nomes comerciais Venvanse ou Juneve, e deve ser usada com orientação médica, com doses e pelo tempo de tratamento de forma individualizada. Saiba como tomar a lisdexanfetamina corretamente.

2. Sibutramina

A sibutramina é um remédio normalmente indicado para a perda de peso e tratamento da obesidade. No entanto, pode ser indicado pelo médico para a compulsão alimentar, pois aumenta rapidamente a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa ingira menos alimentos, ajudando a reduzir a compulsão.

Esse remédio pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares em pessoas que têm risco para desenvolvê-las, por isso, seu uso deve ser feito somente com indicação e acompanhamento médico.

Assista ao vídeo a seguir e entenda melhor como a sibutramina ajuda na perda de peso:

youtube image - Remédios para EMAGRECER: o que você precisa saber

3. Antidepressivos

Os antidepressivos normalmente são indicados para tratar a depressão, ansiedade ou outros transtornos psicológicos, no entanto, podem ser indicados pelo médico pois podem ajudar a reduzir a compulsão alimentar, além de tratar transtornos psicológico associados à compulsão alimentar. 

Os principais antidepressivos que podem ser indicados pelo médico são os inibidores da recaptação seletiva da serotonina (ISRS), como a fluoxetina ou a sertralina, pois agem no cérebro melhorando o humor, diminuindo o desejo de comer doces e promovendo a saciedade, o que pode ajudar a diminuir a compulsão por alimentos.

Os antidepressivos podem causar efeitos colaterais como diarreia, náusea, fadiga, dor de cabeça e insônia, sonolência, tontura, boca seca ou distúrbios da ejaculação, por exemplo, e devem ser usados somente com indicação médica.

4. Anticonvulsivantes

Os anticonvulsivantes são remédios normalmente indicados para o tratamento de epilepsia ou convulsões, mas que também pode ser indicado pelo médico para ajudar a reduzir a compulsão alimentar, pois podem diminuir o excesso de apetite.

O principal anticonvulsivante que pode ser indicado pelo médico para a compulsão alimentar é o topiramato que age diretamente no cérebro estabilizando o humor e diminuindo a excitação das células nervosas.

O topiramato deve ser usado com indicação médica e é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, ou por pessoas que tenham alergia ao aos componentes da fórmula.

Remédios caseiros para compulsão alimentar

Antes de utilizar os remédios para controlar a compulsão alimentar, podem ser testadas algumas opções caseiras naturais que ajudam a reduzir o apetite, como:

  • Sementes de chia: adicionar 25 g de chia a todas as refeições;
  • Açafrão: tomar 90 mg de açafrão em cápsulas, 2 vezes por dia;
  • Psyllium husk: ingerir 20 g cerca de 3 horas antes do almoço e do jantar, assim como imediatamente depois;
  • Caralluma fimbriata: tomar 1 g em cápsulas, 1 vez por dia.

Estas opções de remédios naturais podem demorar até 1 ou 2 meses de uso contínuo até apresentar os efeitos desejado, no entanto, normalmente não apresentam efeitos colaterais e, por isso, podem ser uma boa alternativa aos remédios de farmácia. Confira algumas receitas caseiras que também podem ajudar a diminuir o apetite.

Vídeos relacionados