Remédios para abrir o apetite e engordar (como tomar)

Para quem deseja engordar de forma saudável, uma boa opção é tomar alguns remédios, como o cloridrato de ciproeptadina ou o dicloridrato de buclizina, que abrem apetite, aumentando a ingestão de alimentos.

Além disso, a suplementação com algumas vitaminas e minerais, como zinco, vitamina B1 e vitamina B12, também  podem ser recomendadas para engordar, pois evitam a perda excessiva de peso, e previnem náuseas e enjoos, que podem diminuir a fome e a vontade de comer.

No entanto, antes de iniciar o uso de qualquer remédio ou vitamina, é aconselhado passar por uma consulta com um médico ou um nutricionista para que seja feita uma avaliação do estado geral de saúde e seja indicado os medicamentos e os suplementos de forma individualizada.

Remédios para abrir o apetite e engordar (como tomar)

Remédios de farmácia

Alguns dos remédios que ajudam a engordar e que devem ser usados sob orientação de um médico, são:

1. Cloridrato de ciproeptadina

O cloridrato de ciproeptadina é um medicamento normalmente indicado para melhorar os sintomas de alergias. No entanto, este remédio também pode ser usado para engordar, especialmente quando associado à vitaminas, como a vitamina B12 e vitamina B1, pois estimula a produção de massa muscular e o aumento do apetite.

Como tomar: a ingestão recomendada varia de acordo com a idade e a forma farmacêutica, sendo normalmente indicado 1 comprimido de 4mg, 2 vezes por dia para crianças de 2 a 6 anos. Já para os adultos, a recomendação geralmente é de 1 comprimido de 4mg, distribuídos em 3 vezes ao dia.

2. Dicloridrato de buclizina

O dicloridrato de buclizina é um medicamento que diminui os níveis de glicose no sangue e estimula o apetite no sistema nervoso central, favorecendo o aumento da fome e ajudando a engordar.

Como tomar: a quantidade do medicamento varia de acordo com a idade, sendo normalmente indicado 1 comprimido de 250 mg  meia hora antes do almoço e meia hora antes do jantar para adultos. Já para crianças, a recomendação pode ser de meio comprimido meia hora antes do almoço e meio  comprimido meia hora antes do jantar.

3. Mirtazapina

O mirtazapina é um medicamento normalmente usado para tratar depressão. No entanto, o efeito colateral mais comum com o uso do medicamento, é o aumento do apetite. Por isso, quando o baixo peso é causado principalmente por depressão, este medicamento pode ser uma alternativa para estimular o apetite e engordar.

Como tomar: este medicamento é indicado somente para adultos e a ingestão recomendada varia entre a metade e 1 comprimido inteiro de 30 mg por dia, por aproximadamente 4 semanas ou mais, de acordo com a avaliação do médico.

4. Canabidiol

O canabidiol é um medicamento extraído da planta Cannabis e que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o tratamento de algumas doenças do sistema nervoso central. No entanto, alguns estudos mais recentes têm demonstrado que o medicamento pode aumentar o apetite, ajudando a aumentar a ingestão calórica e o ganho de peso.

Como usar: a prescrição de canabidiol é indicada principalmente para algumas doenças que causam a perda excessiva de peso e a recomendação de uso varia de acordo com a idade, o estado de saúde e o peso corporal. Por isso, é fundamental passar por uma consulta com um médico antes, para verificar o estado de saúde geral e a necessidade da prescrição do medicamento.

Vitaminas e minerais para engordar

A suplementação com vitaminas e minerais ajuda a melhorar a digestão, prevenir a perda de peso e estimular a fome, ajudando a ganhar peso. As principais vitaminas e minerais recomendados para engordar são:

  • Vitamina B12: pessoas com deficiência dessa vitamina, que pode acontecer com o baixo consumo de alimentos fonte do nutriente, por exemplo, apresentam perda do apetite e enjoos, levando à perda de peso. Por isso, tomar o suplemento de vitamina B12, nestes casos, aumenta a fome, ajudando a engordar. Veja como suplementar a vitamina B12;
  • Zinco: a baixa ingestão de alimentos ricos em zinco ou alterações no organismo que atrapalham a absorção desse nutriente, podem gerar a carência desse mineral, causando alteração no paladar e perda da fome. Neste caso, a suplementação com o zinco é uma das recomendações para estimular o ganho de peso; 
  • Vitamina B1: a deficiência da vitamina B1 está associada ao aumento do gasto energético e a diminuição do apetite. Por isso, a suplementação com a vitamina B1 é uma ótima opção para corrigir a deficiência do nutriente no organismo, estimulando, assim, a fome. Saiba como e quando tomar o suplemento de vitamina B1.

Além da suplementação com vitaminas e minerais, os suplementos com ômega 3 também podem ajudar a engordar, pois este tipo de gordura saudável melhora a digestão, facilitando o esvaziamento do estômago e estimulando a maior ingestão de alimentos. Veja como escolher o melhor suplemento de ômega 3.

Outras dicas para abrir o apetite e engordar

Para abrir o apetite e engordar de forma saudável é importante manter uma dieta balanceada, variada e com muitas calorias. Assim, as principais dicas para engordar são:

  1. Fazer de 5 a 6 refeições por dia, evitando beliscar entre as refeições, para ingerir mais calorias do que se gasta por dia;
  2. Fazer as refeições acompanhado de familiares ou amigos, pois partilhar este momento favorece o prazer, estimulando a vontade de comer;
  3. Comer 3 porções de frutas por dia, incluindo 1 porção de frutas calóricas, como abacate, coco, manga, caqui e banana. Veja outras frutas com muitas calorias que ajudam a engordar;
  4. Variar as formas de preparo dos alimentos, fazendo saladas cruas,  grelhados, ensopados, assados ou no vapor;
  5. Comer gorduras saudáveis diariamente, como azeite, amendoim, óleo de coco ou sementes, para aumentar as calorias da dieta;
  6. Consumir cereais integrais no almoço e no jantar, como arroz integral, pão integral ou macarrão integral;
  7. Comer tubérculos no almoço e no jantar, como batata, aipim, cará ou inhame, intercalando com os cereais;
  8. Incluir leguminosas diariamente na alimentação, como feijão, lentilha ou grão de bico.

Além disso, é fundamental comer uma porção de proteína em todas as refeições do dia, para aumentar a produção de massa muscular, ajudando, assim, a engordar. Veja como fazer uma dieta para engordar.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas para engordar de forma saudável:

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Outubro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Outubro de 2021.

Bibliografia

  • BARROS, M, Ana . Controlo do apetite: fármacos estimulantes e fármacos depressores. Tese de mestrado integrado em ciências farmacêuticas, 2011. Universidade Fernando Pesso.
  • KIRKHAM, C, Tim. Endocannabinoids in the regulation of appetite and body weight. Behavioural Pharmacology . Vol.16. 5-6.Ed; 297-313, 2005
  • GURA, Kathleen, CICCONE, Roselle. Drugs and Appetite: An Overview of Appetite Stimulants in the Pediatric Patient. Childhood Obesity and Nutrition. Vol.2. 6.ed; 358-369, 2010
  • CHAO, Hsun-Chin Chao; CHANG, Yi-Jung; HUANG, Wan-Ling. Cut-off Serum Zinc Concentration Affecting the Appetite, Growth, and Nutrition Status of Undernourished Children Supplemented With Zinc. Nutrition in Clinical Practice. Vol.33. 5.ed; 701-710, 2018
  • M.Liu et al. Thiamine deficiency induces anorexia by inhibiting hypothalamic AMPK. Neuroscience. Vol.267. 16.ed; 102-113, 2014
  • SVENDSEN, S, Signe et al. Fish oil-supplementation increases appetite in healthy adults. A randomized controlled cross-over trial. Appetite. Vol.66. 1.ed; 62-66, 2013
Mais sobre este assunto: