Principais remédios para baixar a febre

Os remédios para baixar a febre são os antitérmicos ou anti-inflamatórios, como o paracetamol ou o ibuprofeno, que agem reduzindo a formação de substâncias que causam o aumento da temperatura corporal, principalmente em casos de gripe ou resfriado comum.

A febre é uma forma do corpo se defender de agentes agressores como vírus ou bactérias, sendo um importante sinal de que alguma coisa está errada com o organismo. Em casos da febre ser muito elevada, acima de 39ºC, ou de não baixar, mesmo tomando os remédios, é importante consultar um médico para verificar a causa e tratar de forma adequada. Veja as principais causas da febre.

É importante que os remédios para baixar a febre sejam utilizados com indicação médica já que possuem contraindicações e efeitos colaterais. Além disso, no caso de crianças ou grávidas, nem todos os remédios são indicados, e por isso, devem ser utilizados com orientação do pediatra ou do obstetra, com doses adaptadas tendo em consideração a idade, o peso e a intensidade dos sintomas.

Principais remédios para baixar a febre

Os remédios que são mais utilizados pelo médico para baixar febre são:

1. Paracetamol

O paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é o remédio antipirético mais indicado pelos médicos para baixar febre em adultos ou crianças, pois age reduzindo a produção de substâncias específicas no corpo, responsáveis por causar a febre, especialmente em casos de resfriados ou gripes. Além disso, esse remédio também tem ação analgésica que ajuda a reduzir a dor no corpo ou mal estar, que são outros sintomas comuns nas situações de gripes e resfriado.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, xarope ou gotas, com o nome comercial Tylenol, ou como genérico paracetamol. Saiba como tomar o paracetamol para baixar a febre.

O paracetamol não deve ser usado por pessoas que tenham problemas no fígado, como a insuficiência hepática, ou que fazem uso abusivo ou constante de bebidas alcoólicas.

2. Dipirona

A dipirona, também conhecida como dipirona monoidratada ou dipirona sódica, é outro remédio com ação antitérmica que pode ser indicado para baixar febre em adultos, adolescentes ou crianças, além de aliviar o mal estar e a dor no corpo provocadas por gripes e resfriados, por exemplo.

Esse remédio pode ser encontrado com os nomes comerciais Novalgina, Anador ou Maxalgina, por exemplo, na forma de gotas, comprimido, xarope ou supositórios, e deve ser usado apenas com indicação médica. Veja como tomar a dipirona.

A dipirona não deve ser usada por pessoas que tenham a função da medula óssea prejudicada, doenças relacionadas com a produção das células sanguínea ou que sejam alérgicas à dipirona ou outros remédios para febre ou dor, como ácido acetilsalicílico, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina ou naproxeno, por exemplo.

3. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório e antitérmico indicado em casos de febre provocada por gripes, resfriados comuns ou inflamação na garganta, por exemplo, pois reduz a formação de substâncias que causam o aumento da temperatura corporal.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de gotas, comprimidos, cápsulas gelatinosas ou suspensão oral, como genérico ibuprofeno ou com os nomes comerciais Alivium, Advil ou Ibupril, por exemplo, e deve ser usado com indicação médica. Saiba como tomar o ibuprofeno.

O ibuprofeno não deve ser usado em casos de úlcera no estômago, sangramento gastrointestinal ou insuficiência do fígado, rins ou coração, e também não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação e crianças com menos de 6 meses de idade. O uso de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos de idade só deve ser feito sob orientação médica. Além disso, o ibuprofeno não deve ser usado nos casos de dengue.

4. Ácido acetilsalicílico

O ácido acetilsalicílico é um anti-inflamatório não esteroide que serve para tratar a inflamação, baixar a febre e aliviar a dor no corpo causadas por gripes ou resfriados, podendo ser usado por adultos, ou por crianças com orientação do pediatra. Confira outras indicações do ácido acetilsalicílico.

Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos com os nomes Aspirina ou AAS, por exemplo, e não deve ser usado por pessoas que tenham tendências à sangramentos, úlcera no estômago ou no intestino, asma, insuficiência renal, hepática ou cardíaca grave, ou que estejam usando anticoagulantes orais. Além disso, esse remédio é contraindicado nos casos de dengue.

O ácido acetilsalicílico não deve ser usado durante a gravidez, a menos que recomendado pelo médico. Para crianças com menos de 12 anos, o uso do ácido acetilsalicílico infantil também só deve ser feito com indicação do pediatra.

Remédio para febre infantil

Os remédios mais indicados para baixar a febre em crianças ou bebês são o paracetamol (Tylenol bebê ou criança), a dipirona infantil (Novalgina infantil) e o ibuprofeno (Alivium infantil), que devem ser administrados através de formas farmacêuticas adaptadas para cada idade:

  • Bebês com mais de 3 kg: é indicado Tylenol bebê suspensão oral 100 mg/mL;
  • Bebês com mais de 3 meses e que pesem mais de 5 kg: é indicada a Novalgina infantil solução oral 50 mg/mL;
  • Bebês com mais de 6 meses: é indicado Alivium infantil 100 mg/mL;
  • Crianças com mais de 2 anos ou que pesem mais de 11 Kg: é indicado Tylenol criança suspensão oral 32 mg/mL;
  • Crianças com mais de 4 anos: é indicado Novalgina supositório 300 mg.

Estes remédios só devem ser tomados com indicação do pediatra, que deve calcular a dose de acordo com a idade e o peso corporal da criança. Em alguns casos, o médico pode orientar intercalar dois medicamentos, como o paracetamol e o ibuprofeno, por exemplo, para reduzir os sintomas de febre.

Para ajudar a baixar a febre no bebê, e reduzir a necessidade de medicamentos, pode-se também utilizar estratégias naturais como retirar o excesso de roupas, oferecer bebidas frescas ou molhar o rosto e pescoço da com toalhas úmidas. Veja mais dicas sobre o que fazer para baixar a febre do bebê.

É importante levar a criança ou o bebê ao pediatra sempre que apresentar febre, pois o sistema imunológico ainda não está completamente maduro, sendo sempre recomendada uma avaliação médica detalhada, especialmente para entender se é necessário um tratamento mais adequado.

Remédio para baixar a febre na gravidez

O remédio mais indicado para baixar a febre na gravidez e que é considerado o medicamento com menos riscos para o bebê, é o paracetamol. No entanto, deve ser tomado na menor dose possível e pelo menor período de tempo. Saiba como usar o paracetamol na gravidez.

Durante a gravidez, deve-se ter muito cuidado com o uso de remédios, já que nem todos são indicados por poderem chegar até o bebê através da placenta ou cordão umbilical, prejudicando seu desenvolvimento ou causando danos no bebê em formação.

Por isso, embora o paracetamol (Tylenol) seja considerado seguro para ser usado por grávidas, só deve ser tomado com orientação do obstetra.

Como preparar um remédio caseiro para a febre

Um ótimo remédio caseiro para a febre é tomar o chá de macela ou o chá de eucalipto, pois aumentam a transpiração ou possuem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a diminuir a febre. Veja como preparar esses remédios caseiros para febre.

Outra medida natural que pode ajudar a baixar a febre é colocar uma toalha ou uma esponja molhada em água fria sobre o rosto, peito ou pulsos, substituindo-os sempre que já não estiverem frios. Veja outras dicas de como baixar a febre de forma natural.

Veja outras medidas que ajudam a baixar a febre, no vídeo seguinte:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BREMER, Lars; et al. Paracetamol Medication During Pregnancy: Insights on Intake Frequencies, Dosages and Effects on Hematopoietic Stem Cell Populations in Cord Blood From a Longitudinal Prospective Pregnancy Cohort. EBioMedicine. 26. 146–151, 2017
  • TODA, Katsuhiro. Is acetaminophen safe in pregnancy?. Scand J Pain. 17. 445-446, 2017
  • DRUGS.COM. Can I take Tylenol while pregnant?. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/medical-answers/tylenol-pregnant-3002126/>. Acesso em 25 Nov 2021
  • JASIECKA, A.; et al. Pharmacological characteristics of metamizole. Pol J Vet Sci. 17. 1; 207-14, 2014
  • ZIESENITZ, V. C.; et al. Safety of dipyrone (metamizole) in children-What's the risk of agranulocytosis?. Paediatr Anaesth. 28. 2; 186-187, 2018
  • SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA.. NOVALGINA® (dipirona monoidratada) Versão Paciente - Solução oral 50 mg/mL. 2017. Disponível em: <https://www.novalgina.com.br/bulas/solucao-oral-50mg.pdf>. Acesso em 25 Nov 2021
  • SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA. NOVALGINA® (dipirona monoidratada) Versão Paciente - Supositório 300 mg. 2017. Disponível em: <https://www.novalgina.com.br/bulas/novalgina-bula-supositorio.pdf>. Acesso em 25 Nov 2021
  • JÓZWIAK-BEBENISTA, Marta; NOWAK, Jerzy Z. Paracetamol: mechanism of action, applications and safety concern. Acta Pol Pharm. 71. 1; 11-23, 2014
  • DRUGS.COM. Ibuprofen. Disponível em: <https://www.drugs.com/ibuprofen.html>. Acesso em 25 Nov 2021
  • DRUGS.COM. Acetylsalicylic Acid. Disponível em: <https://www.drugs.com/international/acetylsalicylic-acid.html>. Acesso em 25 Nov 2021
Mais sobre este assunto: