Melhores remédios para pano branco

Os remédios indicados para o tratamento do pano branco são os antifúngicos, como o cetoconazol ou itraconazol, que age impedindo o crescimento do fungo na pele e devem ser prescritos pelo clínico geral ou dermatologista, podendo ser usados na forma de gel, pomada ou comprimidos, dependendo da gravidade dos sintomas.

O pano branco é uma infecção da pele, conhecida cientificamente por Tínea versicolor ou Pitiríase versicolor, causada pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância chamada ácido azeláico, que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol, causando sintomas como manchas brancas ou acastanhadas na pele, principalmente na região dos braços e do tronco. Saiba identificar todos os sintomas do pano branco.

Além do tratamento com remédios, alguns cuidados são importantes para acelerar a recuperação e impedir a reinfecção, como secar bem a pele após o banho, evitar o calor excessivo ou a exposição ao sol.

Melhores remédios para pano branco

Existem várias opções eficazes para tratar o pano branco, como remédios que podem ser aplicados no local afetado ou comprimidos para uso oral, que devem ser prescritos pelo clínico geral ou dermatologista:

  • Pomada ou creme, como cetoconazol, clotrimazol ou terbinafina, por exemplo, que podem ser usados 2 a 3 vezes ao dia, na região afetada, até desaparecerem as lesões, o que poderá demorar cerca de 1 a 3 semanas;
  • Solução aquosa, gel ou shampoo, como hipossulfito de sódio a 20%, sulfeto de selênio a 2%, ciclopirox olamina e cetoconazol, que se pode passar na região durante o banho, por 3 a 4 semanas;
  • Comprimido ou cápsula, como itraconazol, fluconazol ou cetoconazol, cuja dose varia de acordo com a substância que é utilizada.

Em alguns casos, o médico pode recomendar a utilização de mais do que um medicamento em simultâneo, como a ingestão de comprimidos e a aplicação de um creme, por exemplo.

Como acelerar o tratamento

Para o pano branco desaparecer mais rápido, devem-se adotar alguns cuidados com a pele, como lavar e secar bem a região afetada antes de aplicar os medicamentos, evitar deixar acumular suor ou gordura e evitar passar cremes e produtos gordurosos. Além disso, também é muito importante evitar a exposição solar e usar protetor solar diariamente, antes de sair de casa.

Assim, a pele vai melhorando gradualmente, o tom vai ficando cada vez mais uniforme e, em cerca de 1 semana, já se podem começar a ver resultados. No entanto, em alguns casos, a diferença de coloração da pele pode permanecer mesmo após a cura da infecção. 

Remédios caseiros para pano branco

Uma ótima opção de remédio caseiro para pano branco é lavar a região da pele afetada com o chá de folha de aipim, e pode ser usado para complementar o tratamento com remédios indicados pelo médico. Saiba como preparar o chá de folha de aipim.

Além disso, alguns remédios naturais que podem ser associados ao tratamento medicamentoso, para ajudar a curar o pano branco são o uso de sabonete de enxofre ou solução com bicarbonato de sódio e água, pois têm propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • GUPTA, A. K.; FOLEY, K. A. Antifungal Treatment for Pityriasis Versicolor. J Fungi (Basel). 1. 1; 13-29, 2015
  • KARRAY, M.; MCKINNEY, W. P. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Tinea Versicolor. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482500/>. Acesso em 21 Out 2021
  • GUPTA, A. K.; LYONS, D. C. Pityriasis versicolor: an update on pharmacological treatment options. Expert Opin Pharmacother. 15. 12; 1707-13, 2014
Mais sobre este assunto: