11 remédios para torcicolo: pomadas e comprimidos

Atualizado em novembro 2023

Os medicamentos que podem ser indicados pelo médico no tratamento do torcicolo são naproxeno, diclofenaco dietilamônio ou ciclobenzaprina, que podem ser tomados em comprimidos ou aplicados diretamente no local da dor por meio de pomadas, cremes, gel ou emplastros.

O torcicolo consiste numa contração involuntária dos músculos do pescoço, que pode ser causada por uma má postura ao dormir ou sentado no trabalho, por exemplo, que resulta numa dor no lado do pescoço e dificuldade para mexer a cabeça. Saiba reconhecer os sintomas de torcicolo.

Caso a dor seja muito intensa ou existam outros sintomas que dificultem as atividades do dia a dia, é recomendado consultar o ortopedista para que seja feita uma avaliação e seja indicado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

11 remédios para torcicolo

Os remédios mais usados para tratar o torcicolo, que só devem ser usados se indicados pelo médico são:

1. Naproxeno

O naproxeno é um anti-inflamatório não esteroide na forma de comprimido que é indicado para o tratamento do torcicolo, pois ajuda a reduzir a inflamação no músculo, aliviando a dor.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na sua forma genérica, como “naproxeno sódico”, ou com os nomes Flanax, Naxotec, Naprox ou Nexflen, por exemplo. Saiba como tomar o naproxeno.  

O naproxeno não deve ser usado por mais de 10 dias seguidos, e é contraindicado para crianças com menos de 12 anos, grávidas, lactantes, ou pessoas que tenham sangramento, úlcera ou perfuração nos intestinos ou estômago.

2. Ibuprofeno

O ibuprofeno é outro anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para o torcicolo, pois age reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, aliviando a dor do torcicolo.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, suspensão oral ou gotas e deve ser usado com indicação médica. Veja como tomar o ibuprofeno corretamente.  

Marque uma consulta com um ortopedista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

3. Paracetamol

O paracetamol é um analgésico que ajuda a aliviar a dor e o desconforto causados pelo torcicolo.

Esse remédio deve ser usado com indicação médica, e pode ser encontrado na forma de comprimidos, gotas ou suspensão oral. Saiba como tomar o paracetamol.  

Outro analgésico com ação semelhante ao paracetamol é a dipirona.

4. Diclofenaco dietilamônio

O diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac) é uma pomada que tem ação anti-inflamatória local, aliviando a dor do torcicolo. Esse remédio também pode ser encontrado na forma de spray.

As pomadas para torcicolo devem ser aplicadas diretamente no local a ser tratado, realizando uma pequena pressão no local e fazendo movimentos circulares.

Outras pomadas para torcicolo que podem ser indicadas pelo médico são Calminex H ou Gelol, que possuem uma associação de substâncias como salicilato de metila, cânfora ou levomentol, que ajudam a aliviar a dor causada pelo torcicolo.

5. Salicilato de metila

O salicilato de metila associado à cânfora e levomentol (Salonpas) é um adesivo que pode ser colocado no local do torcicolo, pois tem ação analgésicos e anti-inflamatória, liberando as substâncias ativas diretamente no músculo ao longo do dia.

Existem ainda emplastros que liberam calor constante e prolongado, que ajudam a relaxar os músculos e aliviar a dor, que estão disponíveis nas marcas BodiHeat ou Dorflex, por exemplo.

6. Flurbiprofeno

O flurbiprofeno é outro tipo de emplastro que pode ser usado sobre o músculo afetado pelo torcicolo.

Esse remédio tem ação anti-inflamatória local, que ajuda a aliviar os sintomas do torcicolo, como dor, desconforto ou dificuldade em movimentar o pescoço, por exemplo.

7. Ciclobenzaprina

A ciclobenzaprina é um relaxante muscular que pode ser indicado pelo médico para o torcicolo, pois bloqueia os impulsos nervosos ou as sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular.

Esse remédio pode ser encontrado com os nomes Miosan, Mitrul, Mirtax ou Musculare. Além disso, a ciclobenzaprina também pode ser encontrada associada à lisina, que tem ação analgésica, com o nome Dolamin Flex.

A ciclobenzaprina deve ser utilizada somente por adultos, com indicação médica, por um período máximo de 2 a 3 semanas de tratamento. Veja como tomar a ciclobenzaprina.  

8. Carisoprodol

O carisoprodol é outro relaxante muscular que pode ser indicado para torcicolo, sendo geralmente encontrado em associação com paracetamol, diclofenaco sódico e cafeína, com os nomes comerciais Torsilax, Infralax, Tandrilax ou Mioflex A.

Esse remédio deve ser usado com indicação médica, e não deve ser usado por mais de 10 dias de tratamento.

9. Tiocolchicosídeo

O tiocolchicosídeo também é um relaxante muscular que pode ser indicado para torcicolo pois ajuda a reduzir o espasmo ou contração muscular.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos ou injeção, com o nome Coltrax, e deve ser usado com indicação médica.

10. Betametasona

O dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona (Diprospan) é um corticoide que pode ser indicado pelo médico para o tratamento do torcicolo, pois tem potente ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas do torcicolo.

Esse remédio é usado apenas na forma de injeção no músculo glúteo, e vendido somente com apresentação de receita médica.

11. Toxina botulínica A

O uso da toxina botulínica tipo A é o tratamento de escolha para o torcicolo espasmódico, em que ocorrem movimentos involuntários da cabeça que causam dor intensa, incapacitando a pessoa que sofre de realizar suas atividades diárias.

A toxina botulínica é aplicada localmente pelo médico por injeção nos músculos afetados em dose única, com a intenção de interromper os movimentos descontrolados do pescoço e aliviar os sintomas do torcicolo. 

Alguns dos efeitos colaterais desse tratamento incluem disfagia e fraqueza cervical, por exemplo.

Opções de remédios naturais

Além dos medicamentos, existem também opções naturais para lidar com o desconforto causado pelo torcicolo como massagem, fisioterapia ou exercícios que podem ser feitos em casa. 

Assista o vídeo seguinte e confira algumas dicas que podem acabar com o torcicolo em um dia:

Vídeos relacionados