13 remédios para anemia (e quando são indicados)

Atualizado em abril 2024

Os remédios para anemia, como o sulfato ferroso, o ácido fólico, a vitamina B12 ou a eritropoietina, podem ajudar a repor vitaminas e minerais ou estimular a produção de células sanguíneas.

Esses remédios podem ser usados na forma de comprimidos ou injeção, conforme indicação do hematologista pois variam de acordo com o tipo de anemia e gravidade dos sintomas.

Além do tratamento com remédios para anemia, também pode ser recomendado pelo médico alterações na dieta e, em alguns casos, transfusão de sangue ou transplante de medula óssea, por exemplo. Veja os principais tratamentos para anemia.

Imagem ilustrativa número 1

13 remédios para anemia

Os principais remédios para anemia são:

1. Sulfato ferroso

O sulfato ferroso é um suplemento mineral, que pode ser usado na forma de gotas, comprimidos ou injeção, sendo indicado para o tratamento da anemia por deficiência de ferro.

O uso desse suplemento tem com o objetivo de aumentar a quantidade de ferro circulante, que é importante para a produção de hemoglobina, que tem como principal função transportar oxigênio para todos os tecidos do corpo.

Quando é indicado: o sulfato ferroso é indicado para o tratamento da anemia ferropriva ou anemia microcítica hipocrômica. Saiba como tomar o sulfato ferroso.

Além disso, também pode ser indicado para prevenir a anemia, quando existe risco de deficiência de ferro, como nos casos de bebês, crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Leia também: Alimentos ricos em ferro para anemia tuasaude.com/alimentos-ricos-em-ferro-para-anemia

2. Ácido fólico

O ácido fólico é um suplemento para anemia causada pela deficiência de folato, uma vitamina importante para a produção de glóbulos vermelhos do sangue, chamados hemácias, que transportam o oxigênio para os tecidos.

A deficiência de folato pode ocorrer devido a má absorção dessa vitamina, dieta pobre em ácido fólico ou até uso de remédios. Veja as principais causas da anemia por deficiência de folato.

Quando é indicado: o ácido fólico é indicado para o tratamento da anemia macrocítica ou anemia megaloblástica, usado em associação com a vitamina B12. Veja como tomar os comprimidos de ácido fólico.

Além disso, o ácido fólico pode ser indicado para a prevenção da anemia, principalmente em recém-nascidos prematuros, grávidas ou pessoas com anemia hemolítica crônica.

Leia também: 21 alimentos ricos em ácido fólico tuasaude.com/alimentos-ricos-em-acido-folico

3. Vitamina B12

A vitamina B12 para anemia é indicada principalmente nos casos de deficiência dessa vitamina ou síndromes de má absorção.

Essa vitamina é encontrada como cianocobalamina ou hidroxocobalamina, usada principalmente na forma de injeção.

Quando é indicado: a vitamina B12 injetável é indicada para o tratamento da anemia macrocítica ou anemia megaloblástica junto com o ácido fólico, ou para anemia perniciosa. Saiba com tomar a injeção de vitamina B12.

Leia também: Anemia perniciosa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/anemia-perniciosa

4. Eritropoietina

A eritropoietina humana recombinante é um remédio para anemia, usado na forma de injeção sob a pele ou na veia, pois estimula a produção de hemácias pela medula óssea.

Geralmente, esse remédio é usado nos casos de anemia grave, e pode reduzir a necessidade de transfusão de sangue.

Quando é indicado: a eritropoietina é indicada para o tratamento da anemia normocrômica normocítica, anemia durante a quimioterapia ou anemia sintomática associada à doença renal crônica. No caso da doença renal crônica,a eritropoietina pode ser usada junto com o suplemento de ferro, já que pode ocorrer má absorção de ferro.

Outros remédios com ação semelhante à eritropoietina são a alfadarbepoetina ou a alfapoetina, por exemplo.

5. Hidroxiureia

A hidroxiureia é um antimetabólito que estimula a produção de hemoglobina fetal, sendo indicada principalmente para a anemia falciforme.

Esse remédio é usado na forma de comprimidos e tem como objetivo reduzir a frequência e a gravidade das crises de anemia falciforme, diminuir a necessidade de transfusões e melhorar os sintomas gerais e a qualidade de vida.

Quando é indicado: a hidroxiureia é indicada principalmente para o ratamento da anemia falciforme, mas também pode ser usada em alguns casos de anemia normocrômica normocítica.

6. Ciclosporina

A ciclosporina é um imunossupressor que pode ser indicado para o tratamento da anemia aplásica para pessoas com doenças autoimunes ou que não podem fazer o transplante de medula óssea.

Esse remédio pode ajudar a reduzir a necessidade de transfusões sanguíneas e, em alguns casos, promover a cura da anemia.

Quando é indicado: a ciclosporina é indicada para o tratamento da anemia aplásica, que pode estar presente desde o nascimento ou ser adquirida ao longo do tempo. Veja as principais causas da anemia aplásica.

7. Prednisona

A prednisona, assim como a prednisolona, é um corticoide que pode ser indicados para o tratamento de alguns tipos de anemia.

Esses remédios tem um efeito imunossupressor, ou seja, reduzem a ação do sistema imunológico por causar a morte de linfócitos, evitando que ataquem as células da medula óssea que produzem glóbulos vermelhos e outra células do sangue.

Leia também: Imunossupressores: o que são e quando são indicados tuasaude.com/imunossupressores

Quando é indicado: a prednisona ou a prednisolona podem ser indicadas para o tratamento da anemia hemolítica autoimune, anemia aplásica, anemia eritrocítica, anemia eritroide ou anemia de Diamond-Blackfan. Saiba como tomar a prednisona e a prednisolona.

8. Imunoglobulina anti-timócitos

A imunoglobulina anti-timócitos é um remédio imunossupressor para anemia causada pela diminuição da produção ce células sanguíneas pela medula óssea.

Esse remédio é usado em hospitais na forma de injeção na veia, encontrado com o nome comercial Thymoglobuline.

Quando é indicado: a imunoglobulina anti-timócitos é indicada para o tratamento da anemia aplásica. Veja outros tratamentos para a anemia aplásica.

Leia também: 7 principais causas de anemia (e o que fazer) tuasaude.com/o-que-pode-causar-anemia

9. Oximetolona

A oximetolona, assim como o danazol ou a oxandrolona, são remédios androgênicos para anemia, principalmente a anemia de Fanconi.

A terapia androgênica estimula a proliferação de células tronco-hematopoiéticas, mas não curam a doença.

Quando é indicado: a oximetolona, o danazol ou a oxandrolona são indicados para o tratamento da anemia de Fanconi quando a pessoa tem contraindicação para o transplante de medula óssea. Confira os principais tratamentos para anemia de Fanconi.

10. Piridoxina

A piridoxina, ou vitamina B6, pode ser indicada para o tratamento de alguns tipos de anemia, pois estimula produção de células sanguíneas.

Essa vitamina pode ser tomada por via oral e as doses devem ser indicadas pelo hematologista de forma individualizada.

Quando é indicado: a piridoxina é indicada para o tratamento da anemia sideroblástica ligada ao X, permitindo corrigir total ou parcialmente esse tipo de anemia. Veja outros tratamentos para anemia sideroblástica.

Leia também: 22 alimentos ricos em vitamina B6 (Piridoxina) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-b6

11. Deferoxamina

A deferoxamina é indicada para o tratamento da anemia, principalmente para evitar a sobrecarga de ferro, quando a pessoa faz necessita de transfusões sanguíneas cronicas ou frequentes.

A sobrecarga de ferro é o aumento da quantidade de ferro no organismo, que pode se depositar em órgãos como fígado e coração, e causar complicações.

Leia também: Ferro alto no sangue: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/excesso-de-ferro-no-sangue

O tratamento da sobrecarga de ferro, também melhora a resposta à piridoxina.

Quando é indicado: a deferoxamina é indicada para anemia sideroblástica, anemia falciforme, talassemia ou anemia de Diamond Blackfan, por exemplo.

Outros remédios com ação semelhante à deferoxamina são o deferasirox ou a desferroxamina.

12. Deferiprona

A deferiprona é outro remédio para o tratamento da sobrecarga de ferro em pessoas com anemia, evitando que o ferro se acumule no s tecidos, principalmente coração e fígado.

Quando é indicado: a deferiprona é indicada para o tratamento da sobrecarga de ferro na talassemia, anemia de Diamond Blackfan, anemia falciforme ou outros tipos de anemia. Veja outros tratamentos para anemia falciforme.

13. Eltrombopague

O eltrombopague olamina é um remédio para anemia aplásica que estimula a proliferação e diferenciação de células tronco da medula óssea, ajudando a aumentar a quantidade de hemoglobina, plaquetas e neutrófilos no sangue.

Quando é indicado: o eltrombopague olamina é indicado para o tratamento da anemia aplásica quando o tratamento com imunossupressores não tem o efeito desejado ou nos casos em que a pessoa não pode fazer o transplante de medula óssea.

Vídeos relacionados