Rinite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Atualizado em abril 2024

Rinite é a inflamação da mucosa nasal causando sintomas, como nariz escorrendo ou entupido, tosse, espirros frequentes, dor de cabeça e olhos vermelhos, lacrimejando e coçando, por exemplo.

A rinite é, na maioria dos casos, resultado da alergia à poeira, ácaro ou pelo, mas também pode acontecer como consequência do uso de descongestionantes nasais, por exemplo, resultando na rinite medicamentosa.

O tratamento da rinite deve ser orientado pelo médico e pode variar de acordo com a sua causa, podendo ser indicado o uso de medicamentos antialérgicos, higienização e limpeza do ambiente e imunoterapia, nos casos em que o tratamento com medicamentos não é suficiente.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de rinite

Os principais sintomas de rinite são:

  • Nariz escorrendo;
  • Espirros frequentes;
  • Olho vermelho, inchado e lacrimejando;
  • Sensação de ardência nos olhos, nariz e boca;
  • Tosse seca persistente;
  • Dor de cabeça;
  • Diminuição da audição e do olfato.

A rinite pode favorecer o surgimento de outras doenças, como, por exemplo, otite e conjuntivite devido ao acúmulo de secreções nas vias aéreas e comprometimento do funcionamento do sistema imune. Saiba identificar todos os sintomas de rinite.

Leia também: Rinite em bebê: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/rinite-no-bebe

Qual a diferença entre rinite, sinusite e rinossinusite?

A rinite é a inflamação da mucosa nasal, que geralmente acontece na alergia, e que se manifesta com espirros frequentes, coriza, olhos lacrimejantes e sensação de ardência nos olhos, nariz e boca.

Já a sinusite é a inflamação dos seios nasais e está mais associada a infecções bacterianas. Além disso os sintomas mais característicos da sinusite são dores e sensação de peso na cabeça, normalmente pelo acúmulo de secreções. Saiba mais sobre como identificar e tratar a sinusite.

A rinossinusite corresponde à inflamação da mucosa nasal e dos seios nasais e apresenta os mesmos sintomas que a sinusite.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da rinite é feito pelo otorrinolaringologista, alergologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa.

Além disso, pode ser indicada a realização de exame de sangue para verificar se a quantidade de IgE está alta, o que é sinal de alergia, e um teste de alergia para poder identificar a que o indivíduo têm alergia. Veja como é feito o teste de alergia.

Caso tenha interesse, marque uma consulta com o otorrinolaringologista mais próximo, usando a ferramenta abaixo, para investigar a causa da rinite:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O diagnóstico pode ser feito a partir dos 5 anos de idade, pois antes desta faixa etária os resultados poderão estar incorretos. Por isso, se há suspeita de que a criança sofre de rinite alérgica, o que se deve fazer é tentar identificar a que ela tem alergia e adotar os cuidados necessários.

Possíveis causas

Os principais fatores que podem causar rinite são:

  • Alergia ácaro, poeira, mofo, pólen ou pelo, saliva ou urina de animais;
  • Mudanças climáticas;
  • Odores fortes, como perfumes ou produtos de limpeza;
  • Fumaça de cigarro;
  • Alimentos picantes;
  • Doenças, como refluxo gastroesofágico e asma;
  • Alcoolismo;
  • Lesões no nariz.

Além disso, a rinite também pode ser causada por infecção viral ou bacteriana nas vias aéreas ou uso de remédios, como descongestionantes nasais, anti-hipertensivos ou antidepressivos, por exemplo.

Outra causa de rinite são alterações hormonais, principalmente na gravidez, menstruação ou devido ao uso de anticoncepcionais.

Tipos de rinite

A rinite pode ser classificada em alguns tipos de acordo com a causa, sendo os principais:

1. Rinite alérgica

A rinite alérgica é a forma mais comum de rinite e seu principal sintoma é o nariz escorrendo, sendo que a secreção é pouca e é transparente, mas constante ou frequente.

Esse tipo de rinite é causado principalmente pelo contato com substâncias alergênicas, como ácaro, mofo ou pólen, por exemplo, que desencadeia a liberação de histamina no corpo, responsável pelos sintomas.

2. Rinite crônica

Se os sintomas da rinite alérgica permanecerem por mais de 3 meses, pode-se dizer que a rinite alérgica evoluiu para rinite crônica. Confira os sintomas e o tratamento para rinite crônica.

3. Rinite vasomotora

A rinite vasomotora é a inflamação da mucosa nasal causada por alterações no próprio nariz do indivíduo, não sendo causada por alergia. Nesse tipo de rinite, a pessoa apresenta o nariz sempre escorrendo, mas os exames de alergia são sempre negativos.

Neste caso, o excesso de secreção nasal é causada pela dilatação excessivas dos vasos sanguíneos e linfáticos presentes na parte interna do nariz e, por vezes, o seu melhor tratamento é a cirurgia. Entenda o que é a rinite vasomotora e como tratar.

4. Rinite medicamentosa

Acontece quando a pessoa se automedica, ou seja, decide utilizar medicamentos sem a devida orientação médica.

É o caso do uso de descongestionante nasal, que é utilizado por muitas pessoas mas que pode provocar irritação na mucosa nasal quando é utilizado com frequência.

Como é feito o tratamento

O tratamento para rinite deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista, alergologista ou clínico geral e varia de acordo com sua causa.

Os principais tratamentos para rinite são:

1. Evitar contato com substâncias alergênicas

Evitar o contato com substâncias alergênicas ajuda no tratamento e a prevenir a rinite alérgica.

Assim pode ser recomendado pelo médico manter o ambiente sempre limpo, limpando o chão com pano úmido para não levantar poeira, evitando carpetes, cortinas e bichos de pelúcia no quarto, e manter a casa arejada.

Além disso, pode ser recomendado evitar animais dentro de casa ou evitar o contato deles com a cama, para que não acumule pelos, que também causam alergia e são alimentos para ácaros.

Leia também: 7 formas naturais de combater a rinite alérgica tuasaude.com/tratamento-natural-para-rinite-alergica

2. Fazer lavagem nasal

A lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% ajuda a eliminar o excesso de secreções das narinas, pois deixa o catarro mais líquido, tornando-o mais fácil de eliminar, o que ajuda a aliviar os sintomas de nariz entupido.

Leia também: Como desentupir o nariz: 11 formas naturais e eficazes tuasaude.com/nariz-entupido

Outra opção que o médico pode recomendar é o uso solução salina de cloreto de sódio 0,9%, que pode ser encontrada na forma de gotas ou spray nasal, pois também auxilia na higiene nasal, ajudando a eliminar as substâncias irritantes e os alérgenos.

Assista o vídeo com o enfermeiro Manuel Reis sobre como fazer a lavagem do nariz corretamente:

[video2]

3. Usar remédios

O uso de remédios para rinite pode ser indicado pelo médico para ajudar a aliviar os sintomas da rinite, como nariz escorrendo ou entupido, coceira nos olhos ou nariz, espirros constantes ou lacrimejamento.

Os principais remédios que podem ser indicados são corticoides, como budesonida ou beclometasona, na forma de spray nasal, ou anti-histamínicos, como loratadina ou hidroxizina, por via oral, por exemplo.

Outros remédios são o montelucaste ou zafirlucaste, porém não são tão eficazes como os corticoides nasais, e por isso, geralmente são indicados nos casos graves ou refratários, geralmente associado com outros remédios.

Além disso, caso a rinite tenha sido causada pelo uso de descongestionantes nasais, o médico deve recomendar interromper seu uso.

Leia também: 6 remédios caseiros para rinite tuasaude.com/remedio-caseiro-para-rinite

4. Imunoterapia

Outra forma de tratamento é a vacina para rinite alérgica, que é chamada de imunoterapia dessensibilizante, mas isso só é recomendado quando as medidas de prevenção e os medicamentos não têm efeito.

5. Injeção de toxina botulínica

A injeção de toxina botulínica tipo A pode ser indicada pelo médico para o tratamento da rinite vasomotora.

Essa injeção é aplicada pelo médico nos cornetos nasais inferiores e médios, o que ajuda a reduzir a sensação de nariz escorrendo, por até 4 semanas, podendo ser necessária a reaplicação.

6. Cirurgia

A cirurgia para rinite vasomotora pode ser indicada pelo médico para reduzir a concha nasal inferior, que é uma lâmina de osso, ou interromper o nervo vidiano.

Essa cirurgia permite melhorar os sintomas de congestão nasal e nariz escorrendo, podendo ainda ser associada ao tratamento com corticoides nasais.