Como evitar o aparecimento do furúnculo

Atualizado em outubro 2020

Para prevenir o aparecimento do furúnculo, é importante manter a pele limpa e seca, manter as feridas cobertas e lavar as mãos frequentemente, pois assim é possível evitar a infecção na raiz do pelo e acúmulo de pus debaixo da pele, evitando assim a formação do furúnculo.

Por ser uma infecção, os furúnculos são mais frequentes em pessoas com problemas de saúde, especialmente quando o sistema imune é afetado, como acontece no caso da diabetes, de infecção por HIV ou câncer, por exemplo. O acúmulo de pus debaixo da pele pode levar ao aparecimento de alguns sintomas como dor intensa ao toque, vermelhidão e inchaço. Conheça outros sinais e sintomas indicativos de furúnculo.

Imagem ilustrativa número 1

Assim, para evitar o furúnculo é muito importante reduzir o número de bactérias na pele e tentar fortalecer o sistema imune. Algumas dicas incluem:

1. Lavar as mãos frequentemente

As mãos são um dos locais do corpo que mais frequentemente pode ficar cheio de bactérias, pois tocam em vários objetos contaminados durante o dia. Além disso, as mãos entram em contato com muitas outras regiões da pele, o que faz com que seja mais fácil contaminar pequenos cortes, levando a que as bactérias cheguem no pelo e provoquem furúnculos.

2. Manter as feridas cobertas

As feridas funcionam como portas na pele que permitem a entrada de muitas bactérias no organismo. Assim, quando se tem uma ferida, além de fazer o tratamento adequado, é muito importante fazer um curativo, pelo menos enquanto a ferida está aberta e não desenvolveu casquinha. Veja como fazer o curativo de uma ferida.

3. Manter a pele limpa e seca

Outra forma fácil de manter a pele livre de bactérias é tomar banho, pelo menos, 1 vez por dia. No entanto, deve-se evitar usar água muito quente, pois resseca a pele, e também se deve evitar usar sabonetes antimicrobianos, uma vez que, além das bactérias más, também eliminam bactérias que ajudam a manter o equilíbrio da pele.

Além disso, manter a pele sempre seca também é muito importante, já que a umidade, junto com o calor do corpo, consegue facilitar o crescimento de bactérias. Um dos principais culpados para a umidade da pele é o suor e, por isso, uma boa dica é usar sempre roupa confortável e de algodão, pois permite que a pele respire melhor.

4. Diminuir o consumo de açúcar

Os alimentos com muito açúcar, como guloseimas, sorvetes ou produtos industrializados em geral, promovem um ambiente ótimo para o desenvolvimento de bactérias, uma vez que estes micro-organismos necessitam do açúcar para crescer.

Assim, reduzir a ingestão de açúcar diminui os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, evita o desenvolvimento de bactérias na pele e reduz o risco de furúnculos. Veja 3 passos simples para reduzir o açúcar da sua alimentação.

5. Consumir alimentos com vitamina C

A vitamina C é um dos nutrientes mais importantes para manter o sistema imune funcionando corretamente, eliminando o excesso de bactérias e evitando o surgimento de furúnculos. Por ser uma técnica natural, o consumo de vitamina C para aumentar o sistema imune pode até ser usado por pessoas com doenças autoimunes.

Assim, consumir mais laranja, tangerina, morangos ou kiwi pode ajudar a evitar que os furúnculos surjam tão frequentemente. Confira outras dicas para melhorar a imunidade.