Schwannoma: o que é, sintomas, causas e tratamento

Novembro 2021

O Schwannoma, também conhecido por neurinoma ou neurilemoma, é um tipo de tumor benigno que afeta as células de Schwann, que estão localizadas no sistema nervoso periférico.

A presença desse tipo de tumor normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto quando comprime um nervo, pode causar sintomas de acordo com a sua localização, podendo haver perda auditiva, vertigem, dor ao falar, problemas digestivos e dor e formigamento em um dos membros, por exemplo.

O tratamento para Schwannoma é indicado nos casos em que existem sintomas, sendo normalmente indicado pelo médico a remoção através de cirurgia. Nos casos em que a cirurgia não é possível, pode ser indicada a realização de sessões de quimio ou radioterapia.

Schwannoma: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sintomas de Schwannoma

Na maioria dos casos, o Schwannoma não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto quando há compressão de nervos, pode levar o desenvolvimento de sintomas de acordo com o local em que está presente. Assim, os principais sintomas de Schwannoma são:

  • Compressão do nervo auditivo (acústico): surdez progressiva em um dos ouvidos, tonturas, vertigens, perda de equilíbrio, dor na orelha;
  • Compressão no nervo trigêmeo: dor intensa ao falar, comer ou beber, dormência ou paralisia facial;
  • No canal espinhal: fraqueza, problemas digestivos e dificuldade para controlar os esfíncteres;
  • Nos membros: dor, fraqueza e formigamento.

Na presença de sinais e sintomas que possam ser indicativos de Schwannoma, é importante consultar o neurologista ou clínico geral para que seja feita uma avaliação dos sintomas e sejam realizados exames, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, electromiograma e/ou biópsia.

Possíveis causas

As causas no Schwannoma ainda são desconhecidas, no entanto acredita-se que tenha relação com a genética. Além disso, a ocorrência desse tipo de tumor é mais comum de acontecer em pessoas com neurofibromatose, que é uma doença hereditária causada pelo crescimento anormal do tecido nervoso, resultando na formação de pequenos nódulos e tumores. Conheça mais sobre a neurofibromatose.

Como é feito o tratamento

Na maioria dos casos, o Schwannoma não precisa de tratamento, principalmente quando não existem sintomas, já que corresponde a um tumor benigno. No entanto, caso seja verificada a compressão de um nervo por esse tumor, o que leva a ocorrência de sintomas, pode ser indicada a realização de cirurgia para a sua remoção, sendo realizada a biópsia em seguida.

Caso seja observado na biópsia a presença de característica indicativas de malignidade, o que é raro, pode ser recomendada a realização de radioterapia em seguida.

Nos casos em que o Schwannoma são grandes, o médico pode indicar a realização de quimioterapia antes da cirurgia para promover diminuição do seu tamanho e, assim, ser possível realizar a remoção. Além disso, nos casos em que a localização do tumor benigno é difícil e cirurgia representa risco, o médico também pode indicar a realização de radioterapia.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • JUNIOR, Charbel J.; LUGÃO, Rodrigo S.; CARDOSO, Igor M. et al. Schwannoma melanocítico da coluna lombar: relato de caso e revisão de literatura. Rev Med Minas Gerais. Vol 25. 4 ed; 616-620, 2015
  • FARIA, Érika Fernanda; FILISBINO, Mariana M., MAIA, Amanda C. et al. Schwannoma de acústico: revisão bibliográfica. Rev Pat Tocantins. Vol 2. 2 ed; 16-22, 2015
Mais sobre este assunto: