Tomar sertralina emagrece ou engorda?

Atualizado em agosto 2023

A sertralina não é recomendada para tratamentos de perda de peso. No entanto, um dos efeitos mais comuns com o uso do medicamento é o enjoo e a perda de apetite, o que pode causar a redução da ingestão de alimentos, promovendo o emagrecimento.

Por ser um medicamento que aumenta a disponibilidade de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo equilíbrio do humor, a sertralina é indicada para tratar situações, como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e transtorno obsessivo compulsivo. Confira as principais indicações da sertralina.

É importante ressaltar que a sertralina é contraindicada para algumas pessoas e pode causar efeitos colaterais, como cansaço, tontura, diarreia, má digestão, insônia e diminuição do desejo sexual. Por isso, o uso do medicamento só deve ser feito sob acompanhamento médico.

Imagem ilustrativa número 1

A sertralina emagrece ou engorda?

Uma das reações adversas mais comuns com o uso da sertralina são o enjoo e a perda de apetite, sintomas que contribuem para a redução da ingestão de alimentos e o emagrecimento.

Além disso, a sertralina ajuda a controlar a ansiedade, o que evita as compulsões alimentares, favorecendo a perda de peso.

No entanto, a perda de apetite é comum em algumas pessoas com depressão ou transtorno pós-traumático, o que leva a redução da ingestão de alimentos e perda de peso. Nestes casos, o tratamento com o uso da sertralina melhora o humor e aumenta o apetite, favorecendo o ganho de peso.

Como emagrecer de forma saudável

A sertralina é um medicamento que não é indicado para a perda de peso. Logo, algumas recomendações para emagrecer de forma saudável e eficaz são:

  • Manter uma dieta equilibrada: consumir regularmente alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, frutas e vegetais frescos, manter a ingestão equilibrada de gorduras saudáveis, como azeite e proteínas com baixo teor de gorduras, e evitar alimentos ricos em gordura e açúcar são essenciais para auxiliar no emagrecimento. Veja um exemplo de cardápio saudável para emagrecer;
  • Mastigar bem os alimentos: o cérebro leva em torno de 20 minutos para indicar que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer. Por isso, mastigar os alimentos com calma ajuda no controle da fome, favorecendo o emagrecimento;
  • Beber bastante água: beber em torno de 2 litros de água por dia ajuda a emagrecer, pois quando estamos com sede, nosso organismo pode confundir os sinais de sede com fome;
  • Ter boas noites de sono: dormir entre 7 e 9 horas por noite ajuda a equilibrar a grelina e a leptina, os hormônios responsáveis pelo equilíbrio da fome e saciedade, contribuindo para a perda de peso.

Além disso, é recomendado também praticar atividades físicas regulares, como corrida, natação, dança ou luta, que vão acelerar o metabolismo, aumentando o gasto de calorias e estimulando um emagrecimento eficaz e saudável.

Veja no vídeo a seguir outras recomendações para emagrecer de forma saudável:

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns com o uso da sertralina incluem boca seca, aumento do suor, tontura, tremor, diarreia, má digestão, dor de cabeça, náusea, falta de apetite, insônia, sonolência e alteração da função sexual, principalmente atraso na ejaculação e diminuição do desejo.

Quando não é recomendada

A sertralina não é indicada para crianças menores de 6 anos, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, o medicamento deve ser usado com cuidado por pessoas que estejam tomando remédios antidepressivos, como a tranilcipromina e a moclobemida.

Pessoas com diabetes devem manter os níveis de glicemia controlados durante o tratamento com este medicamento. Pessoas com glaucoma, epilepsia e problemas cardiovasculares devem ser avaliadas antes de iniciar o uso com a sertralina e acompanhadas pelo médico durante o uso deste medicamento.

Vídeos relacionados