Síndrome de Rapunzel: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em setembro 2021

A síndrome de Rapunzel é uma doença psicológica que surge em pacientes que sofrem de tricotilomania e tricotilofagia, ou seja, vontade incontrolável de arrancar e engolir os próprios cabelos, que ficam acumulado no estômago, provocando fortes dores abdominais e perda de peso.

Normalmente, esta síndrome surge porque os cabelos ingeridos acumulam-se no estômago, uma vez que não podem ser digeridos, formando uma bola de cabelos, cientificamente chamada de tricobezoar gastroduodenal, que se estende desde o estômago até ao intestino, provocando obstrução do sistema digestivo.

A síndrome da Rapunzel tem cura através da cirurgia para retirar o acúmulo de cabelos do estômago e do intestino, no entanto, o paciente deve fazer psicoterapia para tratar a vontade incontrolável de arrancar e ingerir o próprio cabelo, evitando que a síndrome volte a surgir.

Imagem ilustrativa número 3

Principais sintomas

O principal sentimento associado à síndrome de Rapunzel é a vergonha, normalmente pelo fato da perda de cabelo em algumas áreas da cabeça. Outros sintomas da síndrome da Rapunzel são:

  • Dores abdominais;
  • Prisão de ventre;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Perda de apetite;
  • Vômito frequente após as refeições.

Quando a pessoa tem os hábito de arrancar e comer os cabelos frequentemente e apresenta um desses sintomas, deve-se ir ao pronto-socorro para fazer exames de diagnóstico, como ultrassom, tomografia computadorizada ou raio X, para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, evitando possíveis complicações, como a perfuração do intestino.

Causas da síndrome de Rapunzel

A síndrome de Rapunzel pode ser desencadeada por dois transtornos psicológicos, a tricotilomania, que é a vontade incontrolável de arrancar cabelo, e a tricofagia, que é o hábito de ingerir os fios de cabelo arrancados.

Do ponto de vista nutricional, a vontade de comer os cabelos pode estar associada à deficiência de ferro, mas geralmente, essa síndrome está mais relacionada a questões psicológicas, como excesso de estresse ou problemas emocionais, como a separação dos pais ou término de um namoro, por exemplo. 

Assim, a síndrome da Rapunzel é mais comum em crianças ou adolescentes que não têm outra forma de aliviar a pressão diária, passando a ter uma vontade incontrolável de arrancar e engolir os seus próprios cabelos.

Como é o tratamento

O tratamento para a Síndrome de Rapunzel deve ser orientado pelo psicólogo em conjunto com o gastroenterologista. Inicialmente, o tratamento tem como objetivo retirar a bola de cabelos do estômago, o que é feito através de uma cirurgia por laparoscopia.

É fundamental também que se tenha acompanhamento psicológico, pois assim é possível identificar a causa que leva a pessoa a arrancar para ajudar a pessoa a diminuir essa vontade, evitando a formação de um novo bolo de cabelo no estômago. Além disso, dependendo do grau do transtorno psicológico, pode ser solicitado pelo médico o uso de algum antidepressivo, que pode ajudar no processo de diminuição do hábito.