15 sintomas de cisto no ovário

Atualizado em maio 2023

Os sintomas de cisto no ovário podem surgir quando há crescimento do cisto, ruptura ou torção, resultando em dor intensa, náuseas e vômitos, além de dor durante o período ovulatório, alteração na menstruação, dificuldade para engravidar e dor nas costas, por exemplo.

O cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquidos que pode se formar no interior ou ao redor do ovário e que pode resultar em dor, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar, por exemplo. Conheça mais sobre o cisto no ovário.

Na presença de sintomas de cisto no ovário é importante que o ginecologista seja consultado para que sejam realizados e indicados exames que ajudem a identificar a presença do cisto e o tipo, podendo ser recomendado o melhor tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de cisto no ovário são:

  1. Dor durante o período ovulatório;
  2. Dor constante na região abdominal;
  3. Cólica intensa antes ou durante o período menstrual;
  4. Sensação de barriga inchada;
  5. Atraso na menstruação ou menstruação irregular;
  6. Menstruação abundante;
  7. Dor nas costas;
  8. Dor ou desconforto durante a relação sexual;
  9. Aumento na sensibilidade das mamas;
  10. Sangramento fora do período menstrual;
  11. Dificuldade para engravidar;
  12. Aumento de peso;
  13. Sensação frequente de estômago cheio;
  14. Movimentos intestinais dolorosos;
  15. Aumento da frequência urinária.

Os sintomas também podem variar de acordo com o tipo de cisto, sendo, portanto, necessário ir ao ginecologista para que sejam feitos exames para diagnosticar a presença, tamanho e gravidade do cisto.

Teste online de sintomas

Para avaliar a chance de ter um cisto no ovário, selecione, no teste a seguir, os sintomas que apresenta:

  1. 1. Dor abdominal ou pélvica constante
  2. 2. Sensação frequente de barriga inchada
  3. 3. Menstruação irregular
  4. 4. Dor constante nas costas ou flancos
  5. 5. Desconforto ou dor durante o contato íntimo

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o ginecologista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de cisto no ovário é feito pelo ginecologista inicialmente a partir da avaliação dos sintomas, do exame físico através da palpação do abdômen e exames de imagem, como ultrassonografia transvaginal, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que permitem confirmar a presença do cisto e indicar qual o tamanho e suas características.

Se acha que pode ter um cisto no ovário, utilize a nossa ferramenta para encontrar um médico perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O médico pode solicitar outros exames, como o hemograma completo para verificar a presença de anemia devido aos sangramentos, exame de urina para descartar infecção urinária ou pedra nos rins, ou análise microbiológica das secreções vaginais, de forma a descartar a doença inflamatória pélvica (DIP), que pode ter sintomas semelhantes ao cisto no ovário. 

Em alguns casos o médico pode solicitar também a realização do teste de gravidez, o beta-HCG, para excluir a possibilidade de gravidez ectópica, que apresenta os mesmos sintomas, e o exame do marcador tumoral CA-125, que ainda ajuda a identificar o tipo de cisto no ovário.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o cisto no ovário nem sempre é necessário, devendo ser recomendado pelo ginecologista de acordo com o tamanho, características do cisto, sintomas e idade da mulher para que seja indicada a melhor forma de tratamento.

Quando o cisto não apresenta características malignas e não provoca sintomas, normalmente não é indicado tratamento, devendo a mulher ser acompanhada periodicamente para que seja verificada a redução do cisto.

Por outro lado, quando são identificados sintomas, pode ser recomendado pelo médico o uso de pílula anticoncepcional com estrogênio e progesterona para regular os níveis hormonais ou a remoção do cisto por meio de cirurgia. Em casos mais graves, quando há torção ou suspeita de malignidade, pode ser indicada a retirada completa do ovário. Saiba mais detalhes do tratamento para o cisto no ovário.

Entenda a diferença entre cistos e a Síndrome do Ovário Policístico e como a alimentação pode ajudar no tratamento assistindo ao vídeo a seguir:

youtube image - SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO | O Que Comer para Tratar

Vídeos relacionados