Sistema cardiovascular: funções, anatomia e doenças comuns

O sistema cardiovascular é constituído pelo coração, sangue e vasos sanguíneos, que são responsáveis por suprir as necessidades dos tecidos do corpo, transportando nutrientes, como o oxigênio, eliminando produtos do metabolismo, transportando hormônios de uma parte do corpo para outra, e mantendo fluidos do corpo para que as células funcionem adequadamente.

Como o sangue carrega as células de defesa, o sistema circulatório é capaz de proteger o corpo contra infecções, ao transportar essas células de defesa para todos os órgãos.

Além disso, outra função importante do sistema cardiovascular é transportar o sangue pobre em oxigênio para os pulmões para fazer as trocas gasosas e receber mais oxigênio.

Sistema cardiovascular: funções, anatomia e doenças comuns

Principais funções

O sistema cardiovascular é responsável por bombear, transportar e distribuir o sangue por todo o corpo, com os seguintes objetivos:

  • Transportar oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo;
  • Transportar gás carbônico dos tecidos para os pulmões para realizar as trocas gasosas;
  • Fornecer diferentes nutrientes dos alimentos para todas as células do corpo;
  • Ajudar a combater infecções através dos glóbulos brancos, que são células de defesa do corpo;
  • Ajudar na coagulação do sangue para estancar sangramentos ou hemorragias, por meio da plaquetas, que são células responsáveis pela coagulação.

Além disso, o sangue também carrega hormônios de um lugar para outro no corpo, de forma a ajudar a regular as funções de diferentes órgãos.

Anatomia do sistema cardiovascular

Os principais componentes do sistema cardiovascular são:

1. Coração

O coração é o principal órgão do sistema cardiovascular e é caracterizado por um músculo oco, localizado no centro do tórax, que funciona como uma bomba.

Ele é dividido em quatro câmaras:

  • Dois átrios: por onde o sangue chega no coração vindo do pulmão através do átrio esquerdo ou vindo do corpo através do átrio direito;
  • Dois ventrículos: bombeiam o sangue para fora do coração, em direção ao pulmão ou para o resto do corpo.

O lado direito do coração recebe o sangue rico em gás carbônico, também conhecido como sangue venoso, e o leva para os pulmões, onde recebe oxigênio. Dos pulmões, o sangue segue para o átrio esquerdo e desse, para o ventrículo esquerdo, de onde sai a artéria aorta, que leva o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo corpo.

2. Artérias e veias

Para circular por todo o corpo, o sangue flui dentro de vasos sanguíneos, que podem ser classificados como:

  • Artérias: são fortes e flexíveis pois precisam transportar o sangue do coração e suportar pressões sanguíneas elevadas. Sua elasticidade ajuda na manutenção da pressão arterial durante os batimentos cardíacos;
  • Artérias menores e arteríolas: possuem paredes musculares que ajustam seu diâmetro a fim de aumentar ou diminuir o fluxo sanguíneo em uma determinada área;
  • Capilares: são vasos sanguíneos pequenos e de paredes extremamente finas, que atuam como pontes entre artérias. Isso permite que o oxigênio e os nutrientes passem do sangue para os tecidos e que os resíduos metabólicos passem dos tecidos para o sangue;
  • Vênulas: possuem paredes finas e recebem o sangue dos capilares, transportando para veias maiores;
  • Veias: transportam o sangue de volta para o coração e geralmente não estão sujeitas a grandes pressões, não precisando ser tão flexíveis como as artérias.

Todo o funcionamento do sistema cardiovascular está baseado no batimento do coração, onde os átrios e ventrículos do coração relaxam e se contraem formando um ciclo que garantirá toda a circulação do organismo.

Como funciona o sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular pode ser dividido em duas partes principais: a circulação pulmonar (pequena circulação), que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração; e a circulação sistêmica (grande circulação), que leva o sangue do coração para todos os tecidos do organismo através da artéria aorta.

A fisiologia do sistema cardiovascular é composta por diversas etapas, que incluem:

  1. O sangue vindo do corpo, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico flui através das veias cavas até o átrio direito do coração;
  2. Ao encher, o átrio direito envia o sangue até o ventrículo direito;
  3. Quando o ventrículo direito fica cheio, ele bombeia o sangue através da válvula pulmonar até as artérias pulmonares, que vão suprir os pulmões;
  4. O sangue flui para os capilares nos pulmões, absorvendo o oxigênio e eliminando gás carbônico;
  5. O sangue rico em oxigênio, flui através das veias pulmonares até o átrio esquerdo no coração;
  6. Ao encher, o átrio esquerdo envia o sangue rico em oxigênio até o ventrículo esquerdo;
  7. Quando o ventrículo esquerdo fica cheio, ele bombeia o sangue através da válvula aórtica e pela aorta, levando o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.

Por fim, o sangue que irrigou os vários órgãos e tecido do corpo, perde sua concentração de oxigênio e volta ao coração, dando início a todo o processo novamente.

​Possíveis doenças que podem surgir

Existem diversas doenças que podem afetar o sistema cardiovascular. As mais comuns incluem:

  • Infarto: dor intensa no peito causada pela falta de sangue no coração, que pode levar a morte. Conheça os principais sintomas do infarto;
  • Arritmia cardíaca: é caracterizada por batimentos cardíacos irregulares, que podem provocar palpitações e falta de ar. Conheça as causas deste problema e como identificar;
  • Insuficiência cardíaca: surge quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo, provocando falta de ar e inchaço nos tornozelos;
  • Doença cardíaca congênita: são malformações cardíacas que estão presentes no nascimento, como um sopro no coração;
  • Miocardiopatia: é uma doença que afeta a contração do músculo do coração;
  • Valvulopatia: é um conjunto de doenças que afetam alguma das 4 válvulas que controlam o fluxo sanguíneo no coração;
  • Acidente vascular cerebral (AVC): é causado por entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos no cérebro. Além disso, o AVC pode ter como consequência a perda de movimentos, problemas na fala e visão. Veja as principais causas do AVC.

As doenças do sistema cardiovascular, especialmente as doenças coronarianas e acidentes vasculares cerebrais, são as principais causas de morte em todo o mundo. Os avanços na medicina tem ajudado a reduzir esses números, porém o melhor tratamento continua sendo a prevenção. Saiba o que fazer para prevenir o infarto e o AVC.

Médicos que tratam o sistema cardiovascular

Os médicos que podem tratar o sistema cardiovascular incluem cardiologistas, cardiologistas intervencionistas, cirurgiões cardíacos ou cirurgiões cardiovasculares, que podem solicitar exames de imagem e laboratoriais, bem como realizar alguns procedimentos cirúrgicos para tratar certas condições de saúde.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F.. Anatomía con orientación clínica. 4.ed. España: Panamericana, 2005. 33-37.
  • GUYTON Arthur, HALL John. Tratado de fisiologia médica. 13º. Brasil: Elsevier, 2017. 109-122;169-178.
Mais sobre este assunto: