Cólica intestinal: sintomas, causas e como aliviar

Atualizado em março 2024

Cólica intestinal é uma dor moderada a intensa que pode ser causada pelo excesso de gases, diarreia ou alguma condição intestinal crônica, como doença de Crohn ou intestino irritável.

Além disso, a cólica intestinal pode ser causada por intolerância alimentar, ou até mesmo por infecções no intestino, como a gastroenterite, doenças inflamatórias intestinais ou apendicite, podendo ser acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos, sangue nas fezes ou cansaço excessivo.

A cólica intestinal pode desaparecer sem precisar de tratamento, sendo apenas aconselhado repousar, evitar comer alimentos gordurosos e ricos em açúcar e beber muita água. No entanto, quando a cólica é muito intensa ou se mantém por mais de 2 dias, é recomendado procurar um clínico geral ou gastroenterologista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de cólica intestinal

Os principais sintomas de cólica intestinal são:

  • Dor e desconforto abdominal;
  • Barriga dura;
  • Excesso de gases;
  • Náuseas e vômitos;
  • Barriga inchada;
  • Cansaço excessivo;
  • Diarreia;
  • Muco ou sangue nas fezes;
  • Febre;
  • Perda de peso.

Os sintomas de cólica intestinal podem ser passageiros ou duradouros e mais ou menos intensos dependendo da sua causa.

Leia também: Cólica: o que é, tipos, causas (e o que fazer) tuasaude.com/colica

O que fazer

De forma geral, não é necessário que o médico seja consultado em caso de cólica intestinal. Porém, caso os sintomas sejam persistentes ou impeçam a realização das atividades do dia a dia, é recomendado que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação dos sintomas e seja identificada a causa.

Para confirmar a causa, podem ser indicados exames de imagens e laboratoriais, além de também poder ser indicada a realização de testes alimentares para verificar se a cólica intestinal está relacionada com intolerância a algum grupo alimentar.

Marque uma consulta com o gastroenterologista mais próximo para investigar a causa dos sintomas:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Possíveis causas

A cólica intestinal pode ser causada por qualquer situação que provoque irritação no trato gastrointestinal e leve ao aumento da produção de gases e/ ou inflamação local. Assim, pode estar relacionada com intolerância ou alergia alimentar, consumo de alimentos que aumentam a produção de gases, como repolho, feijão e refrigerantes, por exemplo, ou ser consequência da diarreia ou prisão de ventre.

Além disso, a cólica intestinal pode ser um dos sinais de situações mais graves, como infecção intestinal, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, diverticulite, diverticulose, obstrução intestinal ou apendicite, por exemplo. Por isso, é importante que na presença de sintomas persistentes e/ ou recorrentes, o médico seja consultado para que seja feita uma investigação da causa da cólica intestinal.

Como aliviar

A cólica intestinal leve pode ser aliviada com medidas simples ou mudanças de hábito de vida como:

  • Repousar;
  • Manter hidratação oral com água ou soro caseiro, feito em casa ou comprado pronto na farmácia;
  • Usar bolsa de água quente na barriga;
  • Tomar um chá de camomila ou chá de hortelã-pimenta para ajudar a eliminar os gases intestinais;
  • Evitar alimentos gordurosos ou ricos em açúcar;
  • Evitar alimentos que aumentam a produção de gases, como brócolis, repolho, feijão ou refrigerantes;

Além disso, nos casos de intolerância ou alergia alimentar, é importante evitar o alimento associado com a intolerância, entretanto, em alguns casos é possível fazer a reposição da enzima em falta ou diminuir a quantidade consumida, conforme orientação do médico ou do nutricionista. 

Nos casos de cólica moderada ou intensa, que não melhora em 2 dias, ou que se inicia de forma repentina, deve-se consultar o clínico geral ou gastroenterologista para fazer o tratamento de acordo com o que causou a cólica intestinal, incluindo remédios antibióticos, probióticos ou antidepressivos, por exemplo. Além disso, o médico pode indicar remédios para ajudar a aliviar a dor e desconforto, como antiespasmódicos ou analgésicos.

Confira algumas opções de remédios caseiros para cólica intestinal.

Vídeos relacionados