Tamoxifeno: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O tamoxifeno é um remédio indicado para o tratamento do câncer de mama que depende do estrógeno para seu crescimento, pois age bloqueando a ação desse hormônio, ao impedir que se ligue às células do câncer de mama, e desta forma, impede o crescimento do tumor.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, ou fornecido pelo SUS ou planos de saúde, na forma de comprimidos de 10 ou 20 mg, com o nome comercial Nolvadex, com os nomes similares Tacfen, Festone ou Taxofen, por exemplo, ou na forma de genérico como citrato de tamoxifeno.

O tamoxifeno deve ser usado com indicação do oncologista, na dose e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico.

Tamoxifeno: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Para que serve

O tamoxifeno é indicado para o tratamento do câncer de mama no estágio inicial com receptor de estrógeno positivo ou desconhecido, pois age inibindo a ligação do estrógeno às células cancerígenas, impedindo o crescimento do tumor, podendo ser usado independente da idade, se a mulher está na menopausa ou não, e da dose a ser tomada.

Esse remédio também pode ser usado por homens com câncer de mama que tenham receptor de estrógeno positivo. Veja todas as opções de tratamento para o câncer de mama.

Como tomar

Os comprimidos de tamoxifeno devem ser tomados por via oral, com um pouco de água, e ingeridos inteiros sem partir ou mastigar, sempre no mesmo horário diariamente.

Geralmente, a dose recomendada de tamoxifeno é de 1 comprimido de 20 mg, em dose única, ou 2 comprimidos de 10 mg. No entanto, caso não ocorra melhorias ao final de 1 ou 2 meses, o médico pode aumentar a dose para 20 mg, 2 vezes ao dia.

O tempo de tratamento com tamoxifeno pode variar de 5 a 10 anos, devendo ser sempre utilizado conforme a orientação do oncologista.

O que fazer se esquecer de tomar uma dose?

No caso de esquecimento de tomar uma dose do tamoxifeno, deve-se tomar assim que lembrar, dentro de um período de no máximo 12 horas de atraso. A dose seguinte deve ser tomada no horário habitual.

Se a dose tiver sido esquecida por mais de 12 horas deve-se entrar em contato com o médico, pois não é aconselhado tomar duas doses com menos de 12 horas de intervalo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com tamoxifeno são náusea, retenção de líquido, tornozelos inchados, sangramento ou corrimento vaginal, ondas de calor, mudanças de humor, depressão, formação de bolhinhas, coceira ou descamação da pele, ou cansaço.

Além disso, o tamoxifeno pode aumentar o risco de formação de coágulos no sangue, embolia pulmonar, trombose ou AVC. Por isso, deve-se procurar ajuda médica imediatamente se apresentar sintomas como dormência ou fraqueza repentina, dor de cabeça intensa, fala arrastada, problemas de visão ou de equilíbrio, dor no peito, tosse súbita, falta de ar, tontura, ou dor, inchaço ou calor em uma perna.

Quem não deve usar

O tamoxifeno não deve ser usado por crianças, adolescentes, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm alergia ao citrato de tamoxifeno ou qualquer outra substância presente nos comprimidos.

Além disso, o tamoxifeno também não deve ser usado por pessoas que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina, quimioterápicos, rifampicina e antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, como paroxetina ou fluoxetina, por exemplo. Além disso, também não deve ser utilizado ao mesmo tempo com inibidores da aromatase, como o anastrozol, letrozol ou exemestano.

É importante sempre informar ao médico ou ao farmacêutico todos os remédios, produtos naturais ou suplementos que são utilizados, para evitar aumento ou diminuição do efeito do tamoxifeno.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • ASTRAZENACA. Novaldex (citrato de tamoxifeno). 2021. Disponível em: <https://www.astrazeneca.com.br/content/dam/az-br/Medicine/medicine-pdf/Nolvadex_Bula_Paciente%20-%20NOL+NOLD011.pdf>. Acesso em 26 Out 2021
  • NATIONAL CANCER INSTITUTE. Male Breast Cancer Treatment (PDQ®)–Patient Version. 2021. Disponível em: <https://www.cancer.gov/types/breast/patient/male-breast-treatment-pdq>. Acesso em 26 Out 2021
  • AMERICAN CANCER SOCIETY. Hormone Therapy for Breast Cancer. Disponível em: <https://www.cancer.org/cancer/breast-cancer/treatment/hormone-therapy-for-breast-cancer.html>. Acesso em 26 Out 2021
  • VISRAM, H.; KANJI, F.; DENT, S. F. Endocrine therapy for male breast cancer: rates of toxicity and adherence. Curr Oncol. 17. 5; 17-21, 2010
Mais sobre este assunto: