Telangiectasia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em junho 2023

As telangiectasias são pequenos vasos finos de cor roxa, vermelha ou azulada que podem ser vistas na pele e que podem causar sintomas como dor, coceira e sensação de queimação na pele em alguns casos. Em alguns casos, esses pequenos vasinhos podem se unir e adquirir formato de aranha, de forma que também pode ser conhecida como aranhas vasculares.

A telangiectasia é causada por ferimentos na pele ou alterações hormonais devido à gravidez ou ao uso de anticoncepcional, mas também pode ser indicativa de problemas no fígado e doenças reumatológicas, como a dermatomiosite e a esclerodermia, por exemplo. 

Em caso de telangiectasias, é importante consultar um angiologista ou clínico geral, especialmente caso surjam outros sintomas além dos vasos na pele. O tratamento nem sempre é indicado, mas pode envolver a troca do método contraceptivo, escleroterapia e crioterapia.

Imagem ilustrativa número 1
Foto de telangiectasia no rosto

Principais sintomas

Os principais sintomas da telangiectasia são:

  • Vasos finos, semelhantes a linhas, de cor roxa, vermelha ou azul sobre pele;
  • Dor e/ou sensação de queimação no local;
  • Coceira na parte do corpo afetada;
  • Peso nas pernas, em caso de telangiectasias nos membros inferiores.

No entanto, é comum a telangiectasia não causar outros sintomas além de pequenos vasos finos sobre a pele, que podem estar ligados a um ponto vermelho central, adquirindo um formato parecido com o de uma aranha. 

Embora a telangiectasia seja mais frequente no rosto e nas pernas, pode surgir em qualquer parte do corpo. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de telangiectasia é feito pelo angiologista ou clínico geral a partir da observação dos vasinhos na pele, que normalmente apresentam alterações características.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o médico mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, principalmente quando o médico suspeita de uma causa específica, pode indicar exames, como o ultrassom do membro afetado e dosagem de anticorpos específicos e/ou enzimas hepáticas no sangue.

Possíveis causas

As principais causas de telangiectasia são:

  • Ferimentos e pancadas, que podem danificar vasos mais frágeis da pele.
  • Gravidez;
  • Uso de pílulas anticoncepcionais;
  • Cirrose;
  • Dermatomiosite;
  • Esclerodermia;
  • Síndromes genéticas, como ataxia telangiectasia e telangiectasia hemorrágica hereditária.

A telangiectasia é causada por alterações nas veias e/ou artérias mais superficiais da pele que provocam o seu enfraquecimento e dilatação, podendo indicar, algumas vezes, o início do desenvolvimento de varizes. Entenda melhor o que são varizes e suas causas.

Além disso, a telangiectasia é mais comum em pessoas mais velhas que fumam e em caso de obesidade, exposição frequente ao sol e terapia de reposição hormonal, por exemplo.

Como é feito o tratamento

A telangiectasia nem sempre necessita de tratamento, sendo na maioria das vezes um problema apenas estético. Em caso de gravidez ou uso de pílula contraceptiva, os vasos na pele tendem a desaparecer em torno de 6 meses após o parto ou suspensão do medicamento. 

Quando indicado, o tratamento da telangiectasia pode ser feito com escleroterapia, que consiste na injeção de substâncias para fechar os vasos anormais, terapia com luz pulsada, um tipo de tratamento semelhante ao laser, ou crioterapia, por exemplo.

Além disso, é importante que doenças, como esclerodermia e cirrose, que também podem provocar o aparecimento dos vasinhos na pele, sejam tratadas adequadamente para que se evite o surgimento de novas telangiectasias e, algumas vezes, permitir que os vasos alterados voltem ao normal.