Tônico de alecrim: o que é, para que serve e como fazer

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

O tônico de alecrim, preparado com a planta medicinal Rosmarinus officinalis, é rico em substâncias como ácido rosmarínico, ácido carnósico e óleos essenciais, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras, que ajudam a evitar os danos causados pelos radicais livres nas células cerebrais e regular substâncias químicas no cérebro responsáveis pela memória, concentração e pensamento.

Por isso, esse tônico é uma ótima opção natural para estimular a memória e melhorar a concentração. Além disso, os óleos essenciais do alecrim podem melhorar a função cerebral em pessoas com demência ou doença de Alzheimer, por exemplo.

O alecrim pode ser encontrado em feiras, supermercados ou lojas de produtos naturais e pode ser utilizado em diversas formas, como chá, infusão, ou tempero no preparo de alimentos.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin sobre como usar o tônico de alecrim para a memória:

Para que serve

Alguns estudos mostram que o tônico de alecrim possui ação antioxidante, neuroprotetora e anti-inflamatória que podem ajudar a melhorar a memória, aumentar a concentração, a rapidez de pensamento e a capacidade de aprendizado.

Devido às suas propriedades, esse tônico pode auxiliar no tratamento da depressão, estresse, ansiedade, epilepsia, doença de Alzheimer, dor neuropática ou doenças de Parkinson. No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem essa eficácia.

Além disso, o tônico de alecrim também pode ajudar a tratar outros problemas de saúde como queda de cabelo, má digestão ou retenção de líquidos. Confira todos os benefícios do alecrim para a saúde.

Como fazer

O tônico de alecrim deve ser preparado utilizando as folhas frescas do alecrim, de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades medicinais.

Ingredientes

  • 5 g de folhas frescas de alecrim;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de alecrim, à água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, deixar amornar e tomar de 3 a 4 vezes por dia.

O tônico de alecrim não deve ser consumido por crianças com menos de 5 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham doenças no fígado, pois esse tônico pode piorar os sintomas e a doença.

Além disso, o tônico de alecrim pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para diabetes ou para regular a pressão arterial, e, por isso, caso a pessoa esteja fazendo uso de algum desses medicamentos é importante consultar o seu médico antes de tomar o tônico.

Como melhorar a memória naturalmente

Uma outra forma de melhorar a memória e a concentração é comer regularmente alimentos ricos em ômega 3 como atum fresco, salmão e sementes de chia, por exemplo. Tomar chá verde ao longo do dia, e comer 1 quadradinho de chocolate meio amargo depois do café da manhã também é indicado. Confira mais dicas nesse vídeo:

Vídeos relacionados