Personalidade histriônica: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em agosto 2021

O transtorno de personalidade histriônica caracteriza-se por uma excessiva emotividade e busca por atenção, que geralmente se manifesta no início da idade adulta. Estas pessoas geralmente sentem-se mal quando não são o centro das atenções, utilizam a aparência física para captar a atenção das pessoas e são facilmente influenciáveis.

O tratamento consiste na realização de sessões de psicoterapia com o psicólogo e, caso a pessoa também sofra de ansiedade ou depressão, pode ser necessário realizar um tratamento farmacológico prescrito pelo psiquiatra.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

De acordo com o DSM, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, os sintomas característicos que podem ocorrer em uma pessoa com Transtorno de Personalidade Histriônica são:

  • Desconforto quando não é o centro das atenções;
  • Comportamento inadequado com outras pessoas, caraterizado frequentemente por uma abordagem sexualmente provocante ou sedutora;
  • Superficialidade e mudanças rápidas na expressão das emoções;
  • Utilização da aparência física para chamar a atenção;
  • Recorrência a um discurso excessivamente impressionista, mas com poucos detalhes;
  • Expressão emocional exagerada, dramática e teatral;
  • Facilmente influenciável pelos outros ou pelas circunstâncias.

Além disso, as pessoas com esse transtorno de personalidade costumam considerar os relacionamentos mais íntimos do que realmente são.

Possíveis causas

Não se sabe ao certo o que está na origem deste transtorno de personalidade, mas pensa-se possa estar relacionado com fatores hereditários e vivências da infância.

Como é feito o tratamento

Geralmente, as pessoas com este tipo de transtorno de personalidade acreditam que não precisam de tratamento, a não ser que desenvolvam depressão, que pode resultar do impacto que este transtorno tem no relacionamento com outras pessoas.

A psicoterapia é, na maior parte dos casos, o tratamento de primeira linha para o transtorno de personalidade histriônica e consiste em ajudar a pessoa a identificar as motivações e medos que podem estar na origem do seu comportamento e aprender a geri-los de uma forma mais positiva.

Caso este transtorno esteja associado a ansiedade ou depressão pode ser necessário recorrer a medicamentos, que devem ser prescritos por um psiquiatra.